Conecte-se conosco

header-top


 






 

14/12/2024
 

Comunidade

Metalúrgicos em greve contra “parcelamento do reajuste salarial”

Avatar

Publicado

em

Foto: Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita (STIMMMEC)

Foto: Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita (STIMMMEC)

Sinara Dutra

Reivindicando a reposição integral das perdas causas pela inflação (9,83%, segundo acumulado no INPC entre maio/2015 e abril/2016). Os proprietários das empresas, segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Rio Grande do Sul, oferecem o mesmo índice retroativo a 1º de maio de 2016, porém parcelado em três vezes, sendo 3% retroativo a maio, 1,5% em setembro e o restante para completar os 9,83% em dezembro.

A primeira paralisação ocorreu na empresa AGCO, que trabalha com desenvolvimento, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas, onde os funcionários paralisaram as atividades na madrugada desta terça-feira, 26. Uma assembleia ocorreu na quarta-feira, 20, para analisar a proposta patronal, mas foi rejeitada.  “Enquanto a categoria reivindica a reposição em maio/2016 das perdas inflacionárias entre maio/2015 e abril/2016 (9,83%), os patrões oferecem este reajuste em três vezes: 3 % retroativos a maio, 1,5% em setembro e o restante para completar os 9,83%, em dezembro, no limite de salários até R$ 5.500,00”, informou o sindicato.

O objetivo da greve, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita (STIMMMEC) “é forçar a reabertura das negociações para conquistar a reposição dos 9,83% retroativos a maio/2016 ou, na pior das hipóteses, melhorar a proposta salarial. Caso os patrões se mantenham irredutíveis, é possível que a questão vá para dissídio, ou seja, para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que buscará conciliação ou julgará o dissídio caso não aconteça acordo, o que pode estender a campanha salarial por mais alguns meses”, informa.

O presidente do Simecan, Roberto Machemer, informou que uma nova assembleia foi marcada para esta tarde após novas propostas. “Nós sentamos ontem e tentamos fazer uma mediação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho). A proposta que tinha sido inicialmente aceita por ele não foi mais. Eles não aceitaram a proposta que eles mesmos proporam”, disse.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas

Redação

Publicado

em

Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canoas (Comdi) abriu prazo para que entidades que desenvolvam atividades com maiores de 60 anos atualizem seu cadastro junto ao órgão. A medida vale para grupos de terceira idade, instituições de longa permanência e associações.

O objetivo é certificar as organizações que trabalhem em prol do envelhecimento, bem como, instruir a captação de recursos via Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Documentação

As instituições já cadastradas, assim como as novas, devem enviar toda a documentação exigida no edital, publicado na edição do dia 10 de dezembro de 2024 do Diário Oficial do Município de Canoas. O cadastro deve ser feito pelo e-mail camila.ferreira@canoas.rs.gov.br, com o assunto Atualização Cadastral ou Inscrição no Comdi.

As entidades que têm inscrição no Comdi devem enviar por e-mail a documentação e como resposta receberão a informação de que seu credenciamento está válido até março de 2025.

As entidades que já enviaram suas documentações até 1º de dezembro terão sua avaliação realizada até o fim do ano. Uma comissão formada por três conselheiros fará a pré-avaliação da certificação, bem como a designação de conselheiros para realização da visita.

Cabe destacar que é exigência dos órgãos de controle a inscrição no Comdi, bem como, pré-requisito para as organizações sociais, sem finalidade lucrativa, apresentarem propostas de financiamento de projetos com o Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Continuar a ler

Comunidade

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Redação

Publicado

em

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).

Confira a listagem:

Canoas Volta Pra Casa – Listagem 02122024

Continuar a ler

Comunidade

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Redação

Publicado

em

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.

Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.

Como participar

Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.

Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.

Consinos

O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.

O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm