Comunidade
Metalúrgicos em greve contra “parcelamento do reajuste salarial”
Sinara Dutra
Reivindicando a reposição integral das perdas causas pela inflação (9,83%, segundo acumulado no INPC entre maio/2015 e abril/2016). Os proprietários das empresas, segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Rio Grande do Sul, oferecem o mesmo índice retroativo a 1º de maio de 2016, porém parcelado em três vezes, sendo 3% retroativo a maio, 1,5% em setembro e o restante para completar os 9,83% em dezembro.
A primeira paralisação ocorreu na empresa AGCO, que trabalha com desenvolvimento, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas, onde os funcionários paralisaram as atividades na madrugada desta terça-feira, 26. Uma assembleia ocorreu na quarta-feira, 20, para analisar a proposta patronal, mas foi rejeitada. “Enquanto a categoria reivindica a reposição em maio/2016 das perdas inflacionárias entre maio/2015 e abril/2016 (9,83%), os patrões oferecem este reajuste em três vezes: 3 % retroativos a maio, 1,5% em setembro e o restante para completar os 9,83%, em dezembro, no limite de salários até R$ 5.500,00”, informou o sindicato.
O objetivo da greve, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita (STIMMMEC) “é forçar a reabertura das negociações para conquistar a reposição dos 9,83% retroativos a maio/2016 ou, na pior das hipóteses, melhorar a proposta salarial. Caso os patrões se mantenham irredutíveis, é possível que a questão vá para dissídio, ou seja, para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que buscará conciliação ou julgará o dissídio caso não aconteça acordo, o que pode estender a campanha salarial por mais alguns meses”, informa.
O presidente do Simecan, Roberto Machemer, informou que uma nova assembleia foi marcada para esta tarde após novas propostas. “Nós sentamos ontem e tentamos fazer uma mediação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho). A proposta que tinha sido inicialmente aceita por ele não foi mais. Eles não aceitaram a proposta que eles mesmos proporam”, disse.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 29 de novembro, no bairro São Luís

A Prefeitura de Canoas promove no sábado, 29, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro São Luís. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Engenheiro Rebouças, 333, em frente à EMEI Vó Inezinha.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.
Comunidade
Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.
“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.
Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.
O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.
“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.
Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.
“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.

Tradicionalismo5 dias atrásAETC faz festa para meninas que não puderam comemorar 15 anos por causa da enchente
Comunidade4 dias atrásPrefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Política6 dias atrásPrefeito Airton Souza transfere temporariamente cargo ao presidente da Câmara, Eric Douglas

Habitação5 dias atrásContemplados no Compra Assistida que perderam o prazo podem indicar o imóvel escolhido até sexta-feira, 5

Segurança Pública1 semana atrás15º BPM lança Operação Papai Noel para reforçar segurança em Canoas
Geral5 dias atrásCanoas abre inscrições para a 2ª edição do Partiu Futuro Reconstrução

Geral3 dias atrásCanoas recebe certificação do programa Desenvolve Município após apresentar Plano de Atração de Investimentos

Geral6 dias atrásAbastecimento de água pode ter instabilidade em Cachoeirinha e Gravataí durante serviços emergenciais


















































