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07/09/2024
 

Comunidade

Prefeitura prometeu em 2010 que Fundação assumiria HPSC

Administração municipal nega a promessa e mantém gestão

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Fundação Municipal de Saúde de Canoas. Foto: Bruno Lara/OT

Fundação Municipal de Saúde de Canoas. Foto: Bruno Lara/OT

 

Por Émerson Vasconcelos

 

Na última semana, O Timoneiro trouxe à tona uma antiga promessa da Prefeitura, a que dava conta de que a Fundação Municipal de Saúde assumiria a gestão do Hospital de Pronto Socorro de Canoas assim que estivesse em pleno funcionamento. Ouvimos o presidente da Fundação, Mauro Guedes, que afirmou que a entidade tem como assumir o hospital em poucos meses, assim que for chamada para a tarefa. Já a Prefeitura afirmou que seu compromisso não era este ao criar a Fundação. Só que a mesma administração municipal registrou em seu site, em 2010, qual deveria ser a função da nova autarquia. Confira abaixo a contradição, que evidencia que o Executivo mentiu quando angariava apoios para criar a Fundação ou mente agora.

Versão atual

Por meio de nota, a Prefeitura de Canoas limitou-se a responder na semana parrada que “a Fundação da Saúde está estruturada e em funcionamento. Com 661 colaboradores, seu foco é na área de Atenção Básica no Município. O compromisso da Prefeitura com o HPSC era a retirada das cooperativas da gestão da instituição, que forçava um vínculo precário de trabalho. Hoje, todos os colaboradores têm seus direitos trabalhistas protegidos pela CLT”.

Promessa original

A resposta da administração municipal, no entanto, contradiz tudo que ela mesma disse quando lutou contra a vontade dos sindicatos das categorias da saúde para criar a Fundação. Isso pode ser confirmado em uma breve observação da reportagem intitulada “Projetos de gestão para HPSC são entregues pelo prefeito na Câmara”, publicada no site da Prefeitura no dia 8 de junho de 2010, e que, pelo menos até o fechamento desta edição, pode ser acessada pelo link http://www.canoas.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/id/109712.

 

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O começo do texto diz: “O prefeito Jairo Jorge entregou pessoalmente na Câmara de Vereadores, durante a Sessão desta terça-feira, 8, dois projetos referentes à gestão do Hospital de Pronto Socorro de Canoas. Um dos projetos prevê a criação da Fundação Municipal de Saúde, que será a gerenciadora do HPSC, com previsão para seu efetivo funcionamento em até dois anos, podendo durante sua implantação ter esse prazo estendido por mais um ano. O segundo refere-se à administração operacional do Pronto Socorro municipal, neste período chamado de transição, que será gerenciado pelo Hospital Mãe de Deus – através de sua mantenedora, Associação Educadora São Carlos. A escolha da instituição ocorreu após a apresentação de propostas para a parceria, que vieram deste hospital e também do Hospital Nossa Senhora das Graças”.

Pronto para assumir

Em entrevista exclusiva a OT, o presidente da Fundação, Mauro Guedes, afirmou que precisaria de pouco tempo para se preparar para assumir o HPSC, podendo ser ainda mais rápido se houver intervenção da Justiça: “Em termos de transferência de gestão, é a basicamente o tempo de se realizar concursos públicos, um trâmite que levar cerca de seis meses. No caso de haver uma determinação da Justiça, isso pode ser realizado através de processo simplificado emergencial, o que leva cerca de três meses. Obviamente o ideal sempre é fazer da forma tradicional, via concurso”.

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Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

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Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

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Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

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Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

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Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

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Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

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