Conecte-se conosco

header-top


 






 

11/06/2025
 

Cultura

Canoas se prepara para receber Tocha Olímpica

Avatar

Publicado

em

Revezamento da Tocha Olímpica Rio2016 - Amanda Silva de Oliveira, condutora Bradesco durante o Revezamento da Tocha Olímpica na cidade de Itabirito. 13.05.16 - Itabirito (MG) - Revezamento da Tocha Olímpica Rio2016 - crédito da foto: BRADESCO/Gaspar Nóbrega - Brasil - mg - Itabirito -  -  - www.inovafoto.com.br - id:110683

Revezamento da Tocha Olímpica Rio2016 – Amanda Silva de Oliveira, condutora Bradesco durante o Revezamento da Tocha Olímpica na cidade de Itabirito. 13.05.16 – Itabirito (MG) – Revezamento da Tocha Olímpica Rio2016 – crédito da foto: BRADESCO/Gaspar Nóbrega – Brasil – mg – Itabirito – – – www.inovafoto.com.br – id:110683

 

No dia 8 de julho, às 7h20min, a Tocha Olímpica passará por Canoas. O prédio da antiga Estação Férrea, na avenida Victor Barreto, será o Ponto de Coleta, local onde os atletas, equipe de trabalho e público em geral se encontrarão para o evento de revezamento da tocha. Durante a espera pelo início do evento haverá intervenções circenses, artísticas e esportivas com a locução do radialista canoense Éverton Cunha (Mr.Pi).
O percurso será de 2 Km pelo Centro de Canoas, onde a cada 200 metros haverá substituição de um atleta condutor por outro, totalizando 10 condutores. A Equipe Rio 2016 e seus patrocinadores realizaram um concurso para escolha de seis atletas, os quatro restantes foram indicados pelo Município.

Próximo ao horário da largada, pousará na avenida Victor Barreto o paraquedista Wanderley Chimendes, trazendo a bandeira de Canoas, dando início ao Revezamento da Tocha Olímpica.

Bailarinos estarão posicionados em escadas e andaimes ao redor do avião, monumento característico da cidade. Quando o último condutor se aproximar da Praça do Avião, iniciará a intervenção artística do Coletivo de Dança Canoas, que levantará o tecido em coreografia inspirada nos esportes olímpicos.

Paralelamente, 14 atletas de futebol feminino da equipe Duda Canoas, utilizando sinalizadores nas cores da bandeira da cidade, formarão um corredor humano que levará o Condutor da Tocha até o palco, ápice do evento.
Ao término do evento do Intervalo de Revezamento da Tocha Olímpica, será realizado o plantio de uma árvore na Praça do Avião, marcando a passagem da Tocha Olímpica por Canoas.

A Tocha Olímpica

O acendimento da chama ainda hoje acontece em Olímpia na Grécia, através de raios de sol. A passagem da Tocha Olímpica nas cidades traz a alegria da celebração dos Jogos para dentro dos nossos municípios. Sempre com a mensagem de paz e harmonia entre os povos.

Equipe de revezamento

O seis atletas escolhidos pelo Comitê Olímpico são mantidos em sigilo total, mas a Prefeitura já divulgou quais são os quatro canoenses escolhidos para completar o total de 10 pessoas que farão o revezamento da tocha. Confira os nomes e modalidades:

Alexandre Meinecke Monteiro
Canoas Vôlei
Esporte de Rendimento

Jennifer Nunes
Judoca – Atleta Cidadão do Futuro
Esporte de Formação

Laura Roos da Silva
Programa de Lazer, Atividade Física e Saúde (PLAFS)
Esporte de Participação

José Carlos Chagas Alves
Corredor – Guarda Municipal de Canoas
Paradesporto

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

Redação

Publicado

em

Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

O espetáculo COMA, com dramaturgia de Marco Marchessano (Artista e performer radicado em Canoas) e Leandro Silva (Artista bonequeiro filiado à ABTB / Centro UNIMA, diretor teatral e pesquisador), estreia em setembro, na cidade de Canoas, como uma experiência cênica que funde teatro visual, animação e tecnologias poéticas.

Ambientado entre os limites da consciência e da inconsciência, o espetáculo propõe uma imersão sensorial e emocional no universo de um homem em estado de coma, refletindo sobre a fragilidade da vida, a espiritualidade e os dilemas éticos que envolvem sua permanência ou fim.

A narrativa se constrói a partir de imagens, sons, marionete em escala real e projeções oníricas que substituem a linearidade tradicional por uma dramaturgia do sensível. O espectador é conduzido por atmosferas que transmutam uma UTI em um espaço metafísico, onde a figura do Homem em Coma flutua entre memórias, traumas e possibilidades de retorno ou partida.

A cada imagem, luz e som, o espetáculo se funde e mexe com todos os nossos sentidos, a trilha sonora pulsa como o próprio corpo em suspenso, vozes distantes, murmúrios e silêncio compõem o tecido sonoro que sustenta a jornada. Elementos visuais como projeções holográficas, animações fragmentadas e luzes líquidas criam uma atmosfera entre o concreto e o abstrato, onde o tempo se dobra e a percepção se altera.

Mais do que um espetáculo, COMA é uma travessia poética sobre a condição humana diante do limite, com poesia e silêncio, reflexões sobre a bioética dos limites da vida, a espiritualidade em estado de suspensão e a presença do afeto mesmo na ausência do corpo consciente.

Serviço:

  • Espetáculo COMA
  • Dramaturgia: Marco Marchessano e Leandro Silva
  • Gênero: Teatro Visual, Teatro de Animação, Poéticas Tecnológicas
  • Classificação: 16 anos
  • Duração: 60 minutos
  • Estreia: Setembro de 2025
  • Cidade: Canoas (RS)
  • Local, datas e ingressos: a serem divulgados em breve
  • instagram @projeto.coma
  • Informações: projetocoma2018@gmail.com | Marco Marchessano

Continuar a ler

Cultura

AETC realiza atividades alusivas aos 86 anos de Emancipação Política de Canoas

Redação

Publicado

em

AETC realiza atividades alusivas aos 86 anos de Emancipação Política de Canoas

A AETC (Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas) convida os Tradicionalistas e a Comunidade a participarem das atividades Artisticas, Campeiras, Culturais e Esportivas alusivas aos 86 anos de Emancipação Política de Canoas.

Os eventos serão realizados no Paarque. do Gaúcho (fundos do Parque Eduardo Gomes, com acesso pela Rua 24 de Outubro), no Bairro Fátima.

Estas atividades tradicionalistas integram a Programação Oficial de aniversário do Município. Pede-se a doação (não obrigatória) de 1 kg de alimento a ser destinado a Entidades Assistências credenciadas junto à Aetc Canoas .

Continuar a ler

Cultura

40Nós: exposição fotográfica traz a intimidade e o cotidiano de um casal a duas

Redação

Publicado

em

40Nós exposição fotográfica traz a intimidade e o cotidiano de um casal a duas

A partir de 2 de junho de 2025, a Galeria Liana Brandão, no Centro Cultural José Pedro Boéssio, em São Leopoldo, recebe a exposição “40Nós”, da fotógrafa e artista visual Mariana Jesus, com curadoria de Mariane Rotter. O projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo, tem abertura oficial às 19 horas.

A mostra traz à tona o poder político e poético da fotografia contemporânea em preto e branco, a partir de um recorte íntimo, porém profundamente público, de uma vivência LGBTQIAPN+ negra, interracial e interregional.

Inicialmente prevista para o Novembro Negro de 2024, a exposição foi adiada devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Agora, no mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a mostra ressurge como gesto simbólico de resistência e memória.

Com classificação de 14 anos, a série apresenta 26 imagens em preto e branco que revelam fragmentos do cotidiano pandêmico da artista e sua companheira em um pequeno apartamento, em uma travessia afetiva entre Bahia e Rio Grande do Sul, entre ancestralidade e contemporaneidade, entre o privado e o político.

A exposição, que tem entrada gratuita, revela 40 possibilidades de transmutações: do amor, da resistência e da intimidade como ato político. A partir de seu olhar poético e documental, Mariana nos convida a enxergar os laços que unem existências diversas, muitas vezes invisibilizadas.

Na abertura, haverá uma visita guiada pela artista e uma conversa sobre o processo criativo da obra. Ao longo do mês de junho, o projeto se desdobra em ações educativas e encontros poéticos:

  • 13/06 (sexta-feira), 19h – Roda de conversa com estudantes da EJA e Ensino Médio, com a ONG Ponto e Gênero, com participação da artista;
  • 05/06 (quinta), 19h, 17/06 (terça), 10h e 19/06 (quinta), 10h – Mediações com a artista visual e educadora Natalia Brock;
  • 21/06 (sábado), 16h – Ação fotográfica com até 30 casais LGBTQIAPN+, com inscrições via formulário online e mediação da exposição. Cada casal receberá gratuitamente uma imagem digital feita pela artista.

O espaço expositivo é acessível, com rampa, corrimãos e espaço para cadeirantes. Todas as 26 obras contarão com audiodescrição via caixas de som e QR Code, além de texto curatorial em áudio reproduzido em looping por fones de ouvido no local.

A série “40Nós” já teve parte de suas imagens expostas na mostra coletiva “Através da Imagem” (Galeria Loide Schwambach – Fundarte, 2021), e duas fotografias foram capa da Revista Fundarte nº 46 – “Arte, Educação e Performance”.

Sobre a artista

Mariana Jesus é fotógrafa, artista visual e professora. Natural de Salvador (BA), vive em São Leopoldo (RS). Graduanda em Artes Visuais na UERGS, atua como docente na Escola de Fotografia Fluxo (POA) e em projetos sociais e ambientais como o Guardiões da Água (Semae).

Sua produção articula arte e ativismo com foco em negritude, LGBTQIAPN+ e sustentabilidade. Integra o Coletivo 2×3 Poéticas de Aproximação, o Núcleo de Fotografia da UERGS e o projeto Infraordinário (Uergs/Flume).

Serviço

  • Exposição 40Nós – Mariana Jesus
  • Onde: Galeria Liana Brandão – Rua Osvaldo Aranha, 934 – Centro de São Leopoldo – RS
  • Quando: De 2 a 28 de junho de 2025
  • Horário: Segunda a sexta, das 9h às 17h
  • Entrada gratuita | Classificação: 14 anos
  • Ação fotográfica com casais LGBTQIAPN+: 21/06 (sábado), 16h

Redes e contato

  • Site: marianajesus.46graus.com
  • e-mail: marianajesusfotografia@gmail.com
  • Instagram: @marianajesusfotografia | @coletivo2x3poeticasaproximacao
  • YouTube: Mariana Jesus Fotografia
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques