Conecte-se conosco

header-top

 






 

18/10/2024
 

Destaques

Opinião: Coluna Momento Político

Avatar

Publicado

em

jorge18032016

REVIRAVOLTA

Com o escândalo do Governo Dilma e o afastamento do PRB da base de sustentação do Governo, ficou crítica a situação da candidatura de Beth Colombo à Prefeitura.
Como se sabe, por decisão do prefeito Jairo Jorge (PT), sua vice Beth, trocou de partido, saiu do PP e passou para o PRB, sob alegação de que queria um partido que apoiasse a Presidente Dilma.
A decisão de Beth foi vista como traição pelo presidente Celso Bernardes do PP, e agora, o tiro saiu pela culatra, pois o PRB saiu da base do Governo Dilma e vai para a oposição.

 

PP

A decisão estadual no Partido Progressista parece levar para o caminho da independência em relação ao Governo Jairo Jorge e por manter-se em caminho próprio.
As pontes da candidatura Beth Colombo (PRB) e seu vice Mario Cardoso (PT) começam a ruir. Parece aquela história: Éramos nove carneirinhos, veio o lobo e comeu um, ficamos oito. Depois veio o lobo e comeu outro ficamos sete… agora estou eu sozinho, e um lobo vem chegando.

 

SAÚDE AOS PEDAÇOS

A situação da Secretaria da Saúde de Canoas, que vem se repetindo a cada chuva. São goteiras que impossibilitam o desenvolvimento das atividades. Até sombrinhas têm que serem abertas sobre os equipamentos. Haja paciência.

 

 

DEMOCRATAS

Na sexta-feira, 18 de março, o Plenário da Câmara de Vereadores de Canoas, à rua Ipiranga, 123, 3º andar – Centro – Canoas, com primeira chamada às 19 horas e início às 19h15min, o DEM convida todos a participar da primeira reunião mensal do partido na retomada das atividades partidárias do ano. Os Democratas pretendem lançar candidatura própria a Prefeitura. Ao que parece o nome será de Roberto Feijó.

 

COMISSÃO DO IMPEACHMENT

O Deputado Canoense Luiz Carlos Busato faz parte da comissão que vai avaliar o pedido de impeachment da Presidente Dilma, representando o PTB.

JAIRO É DILMA E LULA

No domingo o Prefeito Jairo Jorge, o deputado federal Marco Maia, o secretário Mario Cardoso e outros integrantes do PT estiveram na Redenção em militância no ato em defesa do Governo Dilma e em apoio ao companheiro Lula.
O prefeito registrou o momento com foto no seu twitter com o seguinte comentário:
“Em defesa da democracia, liberdade, justiça, ética e igualdade. Juntos na Redenção com os movimentos sociais”.

Jairo foi às manifestações na Redenção.

Jairo foi às manifestações na Redenção.

 

LAMACHIA

O gaúcho Lamachia, presidente da OAB nacional, é orgulho para a advocacia brasileira, e Jaques Wagner, que o ofendeu em conversas com ex-presidente Lula é um oportunista.

 

JUAREZ HOY

Um dos vereadores mais atuantes da Câmara Municipal deixou a legenda do PDT e filiou-se ao PTB. É forte a atuação na oposição.

 


 

CIDADE DO FAZ DE CONTA

DEMOLIÇÃO

SECRETARIO DA CIDADE DO FAZ DE CONTA: Chefe estou apavorado, a casa está caindo, ninguém mais quer dar “contribuições espontâneas”, e ainda xingam e falam mal. Dizem que nossos companheiros estão sendo presos. Ameaçam gravar os pedidos que faço, outros dizem que já gravaram e querem devolução.
PREFEITO DA CIDADE DO FAZ DE CONTA: – Calma, é sempre assim, em alguns momentos históricos esses fatos ocorrem, mas vou te dar aqui uma lista para procurares esses empreendedores. Eles têm boa imagem do nosso governo e tenho certeza que querem colaborar.
SECRETARIO DA CFC: Já fui em todos estes, eles já deram contribuição para a PRIMEIRA DAMA DA CFC, e não querem mais contribuir porque os seus pedidos não foram atendidos.
ASSESSOR DO PREFEITO DA CFC: Prefeito terminou o dinheiro para aquele apoio mensal que damos a alguns políticos. Eles estão inquietos. Querem o dinheiro logo. Alguns ameaçam até delatar. Outros vão mudar de partido e partir para a oposição. O que devo fazer?
PREFEITO DA CFC: Calma, o dinheiro está escasso explica pra eles que no ano que vem vai ser mais fácil. Eles têm que ter calma e esperar. Mas qual é o sem vergonha que quer delatar?
ASSESSOR DO PREFEITO DA CFC: São vários prefeito. Estão todos falando mal do senhor, dizem que o senhor enriqueceu e eles estão na miséria. Quero lhe alertar que dois já mudaram de partido, agora na oposição lhe criticam.
Nesse momento entra no gabinete um secretario que dificilmente aparece na PREFEITURA DA CIDADE DO FAZ DE CONTA e vai gritando: A casa caiu, estão prendendo nossos principais companheiros, eu vou dar no pé! Não quer mais esse emprego que pode me levar pra cadeia.

 

Quaisquer semelhanças com fatos, dados, nomes ou pessoas conhecidas, relacionados com esta estória, é simplesmente mera coincidência, ou produto da inteligência fantasiosa ou excepcional do leitor.
Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

Prestes a completar 85 anos, Canoas olha para o passado para projetar o futuro

Redação

Publicado

em

Prestes a completar 85 anos, Canoas olha para o passado para projetar o futuro - Enchente 67
por Marcelo Grisa
marcelogrisa@gmail.com

A cidade de Canoas completa 85 anos de emancipação política no dia 27 de junho, enquanto ainda se recupera da maior tragédia de sua história.

As chuvas que atingiram o RS entre o final de abril e o começo de maio de 2024 entraram para a história em todo o Estado. Em Canoas, entretanto, mais de 60% da área urbana da cidade ficou debaixo d’água.

O Grupo O Timoneiro, no objetivo de discutir os rumos do município e para que a importância desse assunto não seja esquecida, foi atrás de histórias anteriores a que os canoenses vivem hoje.

Fala-se muito nas enchentes de 1941, que definiram políticas para as décadas seguintes em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Entretanto, os mais antigos lembram-se também de 1967, quando muitos dos bairros que alagaram no mês passado.

Falamos com algumas dessas pessoas que já sabem, a 57 anos, o que é passar por uma enchente.

Primeiras memórias

Zenona Muzykant, de 85 anos, havia chegado a Canoas, vinda de Dom Feliciano, a menos de dois anos quando as águas atingiram a cidade.

Então moradora do Mathias Velho, ela se recorda de ficar confusa ao receber informações, já que pouco conhecia Canoas à época. “A gente ficava sabendo das coisas por quem passava na rua”, relata.

Na época, Zenoma Muzykant estava em Canoas a apenas dois anos

Na época, Zenoma Muzykant estava em Canoas a apenas dois anos

A água chegou até a metade das janelas da sua casa, na Rua Maceió. “O pessoal levantou tudo, não perdemos muita coisa. Mas muitos parentes meus perderam tudo que tinha em casa”, aponta Zenona.

A sensação que ela tem com a enchente de 2024 é bem diferente. “Parece que muito mais gente foi atingida dessa vez”, diz.

Entretanto, para a moradora do bairro Igara, o mais importante é a manutenção da vida. “O resto se batalha e consegue com garra, vontade e fé.”

Socorrista e resgatado

Samuel Eilert resgatava pessoas de barco na enchente de 1967

Samuel Eilert resgatava pessoas de barco na enchente de 1967

Samuel Eilert nasceu no bairro Rio Branco e, como ele mesmo diz, cresceu na beira do Rio Gravataí. Os diques estavam em construção, e a estrutura que foi afetada em 2024 não estava pronta em 1967.

Então com 23 anos, o professor aposentado saiu pelas ruas junto com seu pai, Douglas, fazendo o que muitos canoenses fizeram em 2024: o resgate dos vizinhos e amigos que não tinham como fazê-lo.

“Naquele momento, os lugares seguros eram dois: a Praça da Igreja ou os trilhos do trem. As pessoas acampavam por lá”, relembra.

Com menos informações a respeito dos rios do que hoje em dia, Samuel diz que não era possível prever o que aconteceria em seguida. “Auxiliávamos e esperávamos. Eu conhecia o terreno, mas nunca tinha visto algo assim”, explica.

Em 2024, o professor Samuca, como muitos ex-alunos o chamam, esteve do outro lado da mesma situação. No mês passado, ele foi resgatado em sua casa por um grupo de jovens em um barco.

“Me senti da mesma forma quando eu resgatava, lá em 67. A juventude salva”, afirma.

Samuel acredita que, assim como no passado, os fatos recentes farão com que os rios não se comportem mais da mesma forma. “A gente precisa que o poder público se prepare de outras formas agora”, diz.

Continuar a ler

Destaques

Prefeitura de Canoas disponibiliza formulário para população se cadastrar no Auxílio Reconstrução do Governo Federal

Redação

Publicado

em

Prefeitura disponibiliza formulário para população se cadastrar no Auxílio Reconstrução do Governo Federal

Todos os canoenses que residem em regiões atingidas pela enchente já podem se cadastrar no formulário disponível pela Prefeitura, para terem acesso ao Auxílio Reconstrução do Governo Federal.

A iniciativa vai garantir R$ 5,1 mil diretamente à população, com pagamento realizado pela Caixa Econômica Federal, via PIX. O município cadastrou todos os CEPs das áreas afetadas. O programa não possui nenhum corte ou limitação de renda, nem a necessidade de inscrição no CadÚnico.

Os canoenses devem realizar o cadastro neste link.

Após o cadastro, a pessoa indicada como responsável deve acessar um sistema do Governo Federal, que será aberto na próxima segunda-feira (27/05), para confirmar o pedido. É necessário ter uma conta GovBr. Quem já possui conta na Caixa receberá o dinheiro diretamente nela. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma poupança, onde será depositado o benefício.

No momento do cadastro, os canoenses devem preencher as seguintes informações:

– Nome completo e CPF do responsável da família;
– Nome completo e CPF de todos os outros membros da família;
– Endereço completo e CEP.
– Telefone de contato

*Após a inscrição, o morador deve assinar uma autodeclaração se responsabilizando pelas informações prestadas.

Continuar a ler

Destaques

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Na manhã desta segunda-feira, 6, um boletim divulgado pela Defesa Civil apontou que o número de mortos em decorrências das chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul subiu para 83. Ainda estão sendo investigadas outras 4 mortes, e há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.

De acordo os dados da Defesa Civil, 141,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (na casa de amigos ou familiares). Ao todo, 345dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850  mil pessoas.

Risco de inundação extrema

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15min desta segunda-feira, 6, o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm