Comunidade
Dois bairros sofrem com postes menores e mau atendimento
AES Sul troca postes e deixa clientes insatisfeitos com quedas de energia constantes
Por Marcelo Grisa
Os moradores dos bairros Cinco Colônias e Harmonia, principalmente aqueles que moram nas imediações da avenida República, têm passado por diversas dificuldades no fornecimento de eletricidade e internet. Há cerca de 18 meses, cada troca de postes antigos acompanha um sentimento de apreensão por parte dos habitantes.
Ouça trecho do programa OT Notícias sobre o assunto:
Para Luiz Odir Araújo, de 67 anos, morador da Cinco Colônias, o problema começa na abordagem dos funcionários da AES Sul que fazem a colocação dos postes. “O poste caiu, por alguma intempérie, e vieram colocar um novo. Eu achei que o poste que eles estavam colocando era menor do que aquele que funcionava ali até aquele momento. Fui questionar os funcionários sobre isso e do motivo de não não colocarem um poste de concreto. Eles simplesmente me disseram que o serviço era deles e que eu não podia pedir a altura do poste porque eu não conhecia o trabalho. Para não gerar uma confusão maior, deixei por assim mesmo”, relatou.
O militar da reserva também explicou que na rua das Araras, na qual os postes variam de altura em diversos pontos, foram incontáveis as ocasiões nas quais ficaram sem luz durante seis, 12 ou até 18 horas. Ele e outros moradores não sabem a quem recorrer para resolver a situação. Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, as questões relativas à altura e colocação de postes são de inteira responsabilidade da AES Sul, empresa concessionária do serviço no município.
Há relatos de transições sobre a via que caem cada vez que um caminhão de grande porte passa – o que não deveria ocorrer no local. Somente na rua das Araras, isso aconteceu pelo menos cinco vezes durante os últimos 18 meses. Após caso de grande repercussão na mídia estadual, a transição foi erguida; o efeito não eliminou, mas ao menos minimizou o problema.
Na via paralela, a rua das Araucárias, acontecem problemas similares: postes tortos, linhas de telefone passando na altura das garagens e das paradas de ônibus, e muitos restos de fios partidos atrapalhando o passeio público. Em um dos becos, o aposentado Adalberto Marinho, 67 anos precisou amarrar o fio de telefone na árvore em frente à sua casa. Só assim foi possível que ele e seus familiares, assim como um vizinho, voltassem a guardar seus carros nas respectivas garagens.
Mais adiante, no cruzamento das ruas Carlos Gomes e Saldanha da Gama, no Harmonia, um novo descaso à vista de todos: apesar da esquina já ter um novo poste, de concreto armado, outros dois, de madeira, continuam com a maioria das linhas de transmissão de energia e de telefonia. Ambos estão visivelmente inclinados para a área de um estúdio de música, que fica no curto espaço entre esta entrada e o ponto onde se encontram a Saldanha da Gama e a rua Coronel Camisão.
“A gente precisa ficar sempre reclamando pra AES Sul ou para as operadoras de telefone”, explica o tatuador José Luiz Kayser Vargas, de 53 anos. “Há pouco mais de uma semana, teve um vento mais forte, coisa de só dois minutos, e ficamos sem luz por quatro horas. Meu filho está cuidando da filha recém-nascida. Meu estúdio depende da luz elétrica. Como que não são aplicadas metas e multas para a concessionária?”, criticou.
Procurada, a AES Sul não informou à reportagem de O Timoneiro sobre seus padrões de colocação de postes até o fechamento desta matéria.
Enquanto isso, na Câmara Municipal, há pelo menos dois Projetos de Lei Municipal recentes sobre a questão. O de número 12/2016, do vereador Ivo Lech (PMDB), quer instituir a proibição de instalação de novos postes de madeira pela AES Sul. Já o de número 19/2016, do vereador Julio Barbosa (PP), institui novas condutas no Código de Posturas, detalhando como deve ser feita a troca de postes na cidade. Esta segunda proposição também proíbe a utilização de madeira, além de eliminar o uso de escoras e talas para manter postes em pé pela concessionária, bem como esmiúça como ela deve se portar diante de outras empresas que fazem uso da estrutura – como as operadoras de telefonia.
Comunidade
Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil

De acordo com a gestão municipal, desde a quinta-feira, 19, quando as águas começaram a subir na Praia do Paquetá, a comunidade local começou a receber suporte da Prefeitura de Canoas, com coordenação da Defesa Civil e contando com a ação integrada entre diversas secretarias.
Entre as ações voltadas a quem optou por permanecer no local, ocorreram entregas de cestas básicas e suporte com acolhimento a famílias atingidas, além de resgate de pets encontrados na região. Na localidade vivem 120 famílias, das quais 100 optaram por permanecer nas suas casas.
Para o secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, a estratégia prioritária é antecipar o suporte humanitário, mitigando o impacto sobre a vida das pessoas. Além da entrega de ranchos completos, a Defesa Civil atuou no alerta sobre riscos e na oferta de transporte para quem necessitasse buscar segurança por decorrência da cheia.
Já o secretário da Assistência Social, Márcio Freitas, trabalhou na entrega de alimentos e comandou o serviço de abrigos públicos para desalojados. A secretária de Bem-estar Animal, Paula Lopes, liderou o resgate de bichinhos de estimação para castração e encaminhamento a tutores. As atividades prosseguirão ao longo do final de semana.
“A nossa comunidade vive da pesca e do turismo. Com o tempo adverso, não tem como pescar, nem tem pessoas para comprar nosso pescado. Esse alimento garante segurança para estes dias difíceis”, pontuou o presidente da Associação de Moradores e Pescadores da Praia de Paquetá, Paulo Denilto.
Moradora de Paquetá, Elisabete Saroba agradeceu o donativo que irá manter a família formada por sete pessoas, cujos adultos trabalham na pesca e na construção, pelas próximas semanas. A Defesa Civil mantém plantão na entrada do bairro para orientar e transportar pessoas para acolhimento. As demais áreas da cidade não apresentam mais zonas de alagamento.
Comunidade
Abrigo em Canoas acolhe 129 pessoas atingidas pelas fortes chuvas da madrugada

Na tarde desta quarta-feira, 18, a cidade de Canoas segue monitorando os impactos das fortes chuvas registradas na noite anterior. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, 129 pessoas seguem acolhidas no Ginásio São Luís, no bairro São Luís.
O abrigo emergencial foi estruturado para garantir acolhimento seguro e digno à população afetada. Além disso, 35 pessoas que estavam abrigadas já puderam retornar com segurança para suas residências no bairro Mathias Velho, uma das regiões mais atingidas.
A Prefeitura reforça que permanece mobilizada, por meio de suas equipes técnicas e voluntários, para oferecer suporte imediato às famílias em situação de vulnerabilidade durante este período de instabilidade climática. A estrutura no Ginásio São Luís conta com alimentação, espaço para higiene, roupas, colchões, atendimento ambulatorial e também acolhimento de animais de estimação.
Comunidade
Canoas lança Campanha do Agasalho 2025 com o tema “O seu roupeiro não sente frio”

Com o tema “O seu roupeiro não sente frio – desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a Campanha do Agasalho 2025 de Canoas foi lançada oficialmente na manhã de sábado, 14, durante a 3ª edição do evento Prefeitura na Tua Casa, na Praça Dona Mocinha, no bairro Niterói.
A iniciativa busca mobilizar a comunidade para a doação de roupas e cobertores, com foco no acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social e em situação de rua. Diante da antecipação das ondas de frio, antes mesmo do início oficial do inverno, a campanha ganha ainda mais relevância neste momento.
Neste ano, a ação contará com telebusca de doações, facilitando a entrega dos itens pela população, além de uma parceria com uma lavanderia industrial de Cachoeirinha, que garantirá a higienização das peças arrecadadas.
Coordenada pela Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática, a campanha envolve a parceria das secretarias de Assistência Social, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Inovação e Cidadania, Mulher e Inclusão, integrando esforços para ampliar o alcance das ações.
O secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, ressaltou o papel fundamental da população na construção de uma cidade mais solidária:
“Essa campanha é um esforço coletivo que depende do engajamento de toda a sociedade. Cada doação representa uma barreira contra o frio para quem não tem proteção. Nosso trabalho é garantir que esses itens cheguem com dignidade a quem mais precisa, e para isso, contamos com o espírito solidário dos canoenses.”
Durante o lançamento, o prefeito em exercício Rodrigo Busato destacou a importância da união da sociedade em torno da causa.
“A Campanha do Agasalho é mais do que uma ação de inverno, é um gesto de cuidado com quem mais precisa. Cada peça doada representa acolhimento e respeito. Nosso compromisso de governo é garantir que nenhum canoense enfrente o frio sem o mínimo necessário para se proteger”, afirmou Rodrigo Busato.
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