Comunidade
Árvores em rede de alta tensão preocupam moradores do Graças
Morador de 60 anos diz que problema ocorre desde sempre na rua José Bonifácio sem solução
Árvores que crescem na fiação elétrica não é nenhuma novidade no município. São diversas as ruas que apresentam o mesmo problema ainda sem solução. A principal reclamação dos munícipes é que o descaso é recorrente e ninguém resolve a situação. Quando procurada pelos moradores, a Prefeitura de Canoas informa que a solução deve vir por parte da AES Sul, concessionárias de energia elétrica responsável.
A AES Sul, por sua vez, informa que as solicitações e resoluções devem partir dos representantes, neste caso a prefeitura e a Câmara Municipal de Vereadores. Para Telmo Tadeu Vargas, 62 anos, operador de seccionadora, o impasse se alastra há muitos anose nada se resolve. Em um temporal pode cair em cima de alguém, rebentar os fios, cair em cima dos carros, das crianças que brincam na rua todos os dias ou até dos pedestres. Um terreno baldio que está aí desde que eu nasci, alerta.
Questionada, a Prefeitura Municipal de Canoas assumiu que A responsabilidade pela arborização urbana é do Município, conforme prevê a Lei 4328/1998, que institui o Código Municipal de Meio Ambiente, regulamentado pelo Decreto 95/2013. É responsabilidade também inspeções rotineiras, a partir de uma demanda manifestada pelos cidadãos, por meio de um dos canais de atendimento ao cidadão do Município. O técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) vai ao local para examinar o espécime vegetal e qual o tipo de manejo adequado este requer (poda, corte, afastamento da rede elétrica). Se a referida árvore estiver na rede elétrica de média ou alta tensão, a SMMA emite uma autorização de poda para a AES Sul, esclarece.
Para o morador da José Bonifácio, Valcir Tomaz Gomes, 61 anos, muitos anos já se passaram desde que começaram as reclamações. Mais de 40 anos crescendo. Eles vem aqui, dão uma podadinha e nada de resolver o problema. Segundo o órgão, é sob o monitoramento da Prefeitura que a AES Sul atende essas demandas, conforme um cronograma de serviço. Além desses casos isolados, a SMMA também emite uma autorização anual de manejo vegetal para pontos específicos que têm que ser podados, regularmente, para evitar falta de energia. O corte, ou a poda, em via pública deve ser realizado somente mediante laudo emitido pela Secretaria, sendo proibido esse procedimento pelo cidadão, informa.
A Prefeitura aproveita para divulgar um número da Central de Atendimento do Cidadão, canal no qual estes devem continuar tentando o corte das árvores. Além de multa prevista na legislação vigente, tal prática apresenta riscos desnecessários. Solicitações de podas e serviços afins pela Prefeitura devem ser realizadas por meio da Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800 5101234
Comunidade
Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canoas (Comdi) abriu prazo para que entidades que desenvolvam atividades com maiores de 60 anos atualizem seu cadastro junto ao órgão. A medida vale para grupos de terceira idade, instituições de longa permanência e associações.
O objetivo é certificar as organizações que trabalhem em prol do envelhecimento, bem como, instruir a captação de recursos via Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
Documentação
As instituições já cadastradas, assim como as novas, devem enviar toda a documentação exigida no edital, publicado na edição do dia 10 de dezembro de 2024 do Diário Oficial do Município de Canoas. O cadastro deve ser feito pelo e-mail camila.ferreira@canoas.rs.gov.br, com o assunto Atualização Cadastral ou Inscrição no Comdi.
As entidades que têm inscrição no Comdi devem enviar por e-mail a documentação e como resposta receberão a informação de que seu credenciamento está válido até março de 2025.
As entidades que já enviaram suas documentações até 1º de dezembro terão sua avaliação realizada até o fim do ano. Uma comissão formada por três conselheiros fará a pré-avaliação da certificação, bem como a designação de conselheiros para realização da visita.
Cabe destacar que é exigência dos órgãos de controle a inscrição no Comdi, bem como, pré-requisito para as organizações sociais, sem finalidade lucrativa, apresentarem propostas de financiamento de projetos com o Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
Comunidade
Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada
Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).
Confira a listagem:
Comunidade
Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6
Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.
Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.
Como participar
Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.
Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.
Consinos
O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.
O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.
- Política1 semana atrás
Equipe de transição da Prefeitura de Canoas diz que entregou 19 novos ofícios para o governo eleito
- Saúde1 semana atrás
Manifestação em frente ao HU chama atenção para risco de suspensão de atendimentos
- Esporte1 semana atrás
Festival de Esporte e Lazer de Canoas acontece no domingo, 8, no Parque Getúlio Vargas
- Cultura1 semana atrás
Colóquio de Cultura traz nomes como Elisama Santos, Isabel Ferrari e outros pensadores de várias partes do País
- Geral1 semana atrás
Prefeitura de Canoas alerta empreendedores da cidade contra tentativa de golpe
- Política1 semana atrás
Governo eleito enviará para Câmara proposta para estender prazo com desconto no pagamento IPTU
- Educação1 semana atrás
Ir. Paulo Fossatti e reitores de universidades comunitárias do RS cobram lei de regulamentação em Brasília
- Saúde4 dias atrás
Profissionais da saúde de Canoas protestam por atraso de salário e piso da enfermagem