Comunidade
Resíduo das chuvas ainda incomoda moradores do São Luis
Prefeito anunciou “um choque de limpeza especial” que deve durar até 60 dias em dois bairros
As chuvas castigaram Canoas em 2015 em três oportunidades. Em março, atingiu principalmente o centro do município, shoppings e avenidas ficaram alagadas. Em julho não foi diferente. Pela segunda vez no ano, a cidade voltava a ser manchete estadual como “uma das mais atingidas pelo temporal”. O bairro Harmonia, desta vez, fora o mais atingido juntamente com o já acostumado com o transtorno Mathias Velho.
Outubro chegou pior. Foram mais de 30 mil canoenses atingidos. Milhares de casas foram destelhadas, muitos ficaram desabrigados e a retomada foi dura. Todos os bairros foram atingidos, mas Niterói e Rio Branco registraram os piores transtornos. O bairro São Luís voltava a figurar nos jornais. O centro esportivo do bairro, que recebeu os desabrigados, agora enfrenta seus próprios problemas: A grama alta e o telhado de zinco jogado ao pátio. Os estragos no bairro se acumulam desde então se juntando aos estragos do tornado que atingiu em cheio o São Luís no dia 18 de dezembro.
Para a analista de crédito Andreia Fadanni, 43 anos, desde a chuva de 14 de outubro, não se vê ação das autoridades. “Descaso total da Prefeitura com o São Luís. Este bairro foi esquecido e não é o primeiro esquecimento”, afirma. O autônomo Paulo Henrique, 46 anos, vizinho do Centro Esportivo, reuniu a vizinhança para facilitar o serviço. “Tem entulho meu e do vizinho. Coloquei em cima da calçada. Como a previsão da subprefeitura é recolher na última semana de cada mês eu fiquei tranquilo. Como não vieram os dois meses seguintes, fiz um protocolo”, conta.
Prefeitura promete limpeza
Segundo o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, na próxima terça-feira, 5, um “choque de limpeza especial com o objetivo de restabelecer a limpeza urbana nas áreas mais atingidas pelo temporal do dia 14 de outubro”, sobretudo Rio Branco e Niterói. Estes foram os mais castigados pelas grandes chuvas que atingiram o município em julho e outubro.
A ação, segundo a Prefeitura, deve durar 60 dias e pretende tratar, exclusivamente, do recolhimento dos entulhos provenientes daquele episódio climático. O órgão garante que durante janeiro e fevereiro, equipes permanentes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) estarão nestas áreas. “Além disso, a Prefeitura realizará duas ações concentradas nos quadrantes Noroeste e Nordeste”, garante.
Conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), entre os dias 15 de outubro e 28 de dezembro, a Prefeitura realizou força-tarefa nos locais mais afetados, resultando na retirada de 5.800 cargas de caminhões-caçamba de entulhos, o equivalente a 2,5 campos de futebol.
O bairro São Luís, no entanto, continua sem previsão para o recolhimento do lixo. Tendo em vista que a operação deve durar dois meses no Rio Branco e no Niterói, o bairro deverá ser atendido apenas em março de 2016.
Comunidade
Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canoas (Comdi) abriu prazo para que entidades que desenvolvam atividades com maiores de 60 anos atualizem seu cadastro junto ao órgão. A medida vale para grupos de terceira idade, instituições de longa permanência e associações.
O objetivo é certificar as organizações que trabalhem em prol do envelhecimento, bem como, instruir a captação de recursos via Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
Documentação
As instituições já cadastradas, assim como as novas, devem enviar toda a documentação exigida no edital, publicado na edição do dia 10 de dezembro de 2024 do Diário Oficial do Município de Canoas. O cadastro deve ser feito pelo e-mail camila.ferreira@canoas.rs.gov.br, com o assunto Atualização Cadastral ou Inscrição no Comdi.
As entidades que têm inscrição no Comdi devem enviar por e-mail a documentação e como resposta receberão a informação de que seu credenciamento está válido até março de 2025.
As entidades que já enviaram suas documentações até 1º de dezembro terão sua avaliação realizada até o fim do ano. Uma comissão formada por três conselheiros fará a pré-avaliação da certificação, bem como a designação de conselheiros para realização da visita.
Cabe destacar que é exigência dos órgãos de controle a inscrição no Comdi, bem como, pré-requisito para as organizações sociais, sem finalidade lucrativa, apresentarem propostas de financiamento de projetos com o Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
Comunidade
Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada
Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).
Confira a listagem:
Comunidade
Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6
Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.
Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.
Como participar
Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.
Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.
Consinos
O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.
O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.
- Educação1 semana atrás
Ir. Paulo Fossatti e reitores de universidades comunitárias do RS cobram lei de regulamentação em Brasília
- Saúde5 dias atrás
Profissionais da saúde de Canoas protestam por atraso de salário e piso da enfermagem
- Saúde5 dias atrás
Nova sede da Unidade de Saúde Prata é entregue à população no bairro Fátima
- Cultura1 semana atrás
Canoas recebe edição da XV Mostra Brazilian Film Festival: A Celebração do Cinema Brasileiro com cunho Social
- Saúde5 dias atrás
UPA Geraldo Gilberto Ludwig, no bairro Niterói, volta a funcionar 24h
- Enchente 2024 Canoas5 dias atrás
Igreja Imaculada realiza novena e carreata em homenagem a heróis da enchente em Canoas
- Geral1 semana atrás
Papai Noel dos Correios: campanha é prorrogada até o dia 13 de dezembro no Rio Grande do Sul
- Enchente 2024 Canoas4 dias atrás
Granpal agracia prefeito Jairo Jorge com troféu por atuação nas enchentes