Conecte-se conosco

header-top







 

16/05/2026
 

Comunidade

Conta de luz mais cara em 2016

A partir de 1º de janeiro, ICMS da energia elétrica sofrerá reajuste

Avatar

Publicado

em

Postes de madeira ainda estão em uso no município. Foto: Bruno Lara/OT

Postes de madeira ainda estão em uso no município. Foto: Bruno Lara/arquivo-OT

A AES Sul informou na última semana que a conta vai subir. Conforme já divulgado pelo Governo do Estado, a partir do dia 1º de janeiro de 2016 a alíquota de ICMS da energia elétrica sofrerá reajuste. O projeto do Governo foi aprovado em setembro pela Assembleia Legislativa, determinando alteração nas alíquotas das distribuidoras de energia elétrica para clientes residenciais, comerciais e industriais.
A empresa usou uma conta simples para exemplificar o assunto “Para simplificar e traduzir o que representa o aumento da alíquota na conta de um cliente residencial, pegamos uma conta de R$ 100,00, por exemplo, que passará a ser de R$ 107,71 a partir de 1° de janeiro aplicando-se a alíquota de 30%”, diz o texto. O ICMS é um imposto de competência dos Estados e do Distrito Federal sobre circulação de mercadorias e serviços.

Como ficarão as alíquotas
• Residencial até 50 kW – não teve mudança, permanece em 12%
• Residencial acima de 50 kW – passa de 25% para 30%
• Comercial – passa de 25% para 30%
• Industrial – passa de 17% para 18%
• Rural – não teve mudança, permanece em 12%

A AES Sul esclareceu que a legislação tributária deve ser cumprida por todas as empresas do setor que atuam no Rio Grande do Sul. “Clientes que tiverem dúvidas podem entrar em contato, através da Central de Atendimento, pelo telefone 0800 707 7272”.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.  

A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.  

Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.  

A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva. 

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 21 de fevereiro, no bairro Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Foto: Bruno Ourique/PMC

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 21, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Mathias Velho. A ação acontece das 9h às 12h, na EMEF Prof. Thiago Würth, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 4240.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para regularização fundiária e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, banco de oportunidades. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques