Conecte-se conosco

header-top








 

28/03/2024
 

Comunidade

Casa Espírita Pai José de Aruanda completa 60 anos

Terreira foi fundada em 1955 e desde 1963 conta com Nelson Gomes Fernandes como seu diretor

Avatar

Publicado

em

Nelson, como Pai Jerônimo, em frente ao Congá

Nelson, como Pai Jerônimo, em frente ao Congá

A Casa Espírita Pai José de Aruanda completa nesta quinta-feira, 24, 60 anos de atividades em Canoas. Em alusão à data, o jornal O Timoneiro preparou uma reportagem sobre a história da terreira de umbanda e sobre o seu funcionamento.

Abertura
A terreira foi fundada por José Lima, no dia 24 de dezembro de 1955. Lima foi o primeiro diretor da Casa, sendo sucedido por Vicente Antarão Martins. Em 1963 foi a vez de Nelson Gomes Fernandes, o Seu Nelson (como é mais conhecido), assumir a direção. Ele permanece até hoje no cargo, sendo uma referência para a comunidade umbandística canoense. O nome da terreira, Pai José de Aruanda, é o nome do preto velho (entidade espiritual) que dirige a Casa no plano espiritual.

A sede
Vale destacar que em 1955, quando a terreira foi fundada, não havia sede, apenas as imagens e alguns bancos móveis, que transitavam de casa. Foi só em 1963 que Nelson, ao assumir a direção, disponibilizou os fundos da sua casa, na rua Nicolau Seibel, para sediar a terreira. A mudança para a sede atual, localizada na rua Ana Néri nº 928, no bairro Rio Branco, ocorreu em 1972.
Para adquirir esta sede, foram feitas campanhas de diversos tipos. Por exemplo, nessa época Nelson trabalhava no frigorífico Frigosul e os colegas de trabalho o ajudavam coletando os vidros das janelas quebradas e ferro velho, coisas que eram colocadas em uma caixa e depois vendidas para angariar fundos destinados à compra do terreno.

Regularização
Nelson, sempre preocupado com a oficialização da terreira, foi em busca de sua regularização através de seu estatuto, que foi encaminhado para registro no Cartório e publicado no Diário Oficial após muito trabalho e resistência da comunidade canoense. Segundo Nelson, o Centro Espirita Pai José de Aruanda foi a primeira Casa Espírita de Umbanda a receber permissão legal para realizar publicamente seu culto em Canoas.

Associação
Por perceber as diferentes realidades entre o funcionamento das terreiros, tanto nas questões legais quanto de prática da Umbanda, Nelson, representando a Casa Espírita Pai José de Aruanda, foi também um dos fundadores da Associação Umbandista de Canoas. Nesta mesma época, Nelson conseguiu também algo histórico para a Umbanda em Canoas. Por ter trabalhado como assessor de vereador no município, conseguiu, dentro da Câmara, o respeito à Umbanda como religião. Com isso, foi aprovada uma homenagem à Umbanda na Câmara de Vereadores, no dia 15 de novembro de 1984 que é o dia nacional da Umbanda.

O Congá
É impossível falar da história de uma terreira sem falar do seu Congá, que é o local do templo onde estão colocadas as imagens dos santos dos caboclos e dos pretos velhos que regem os trabalhos da Casa e que são reverenciadas durante as cerimônias religiosas. Na Casa Pai José de Aruanda o Altar do congá está dividido em três partes onde se localizam as imagens.
A primeira parte é a Linha de Santos, onde está, ao centro, a imagem de Jesus Cristo que na Umbanda é Oxalá, acima de sua cabeça está uma estrela do mar que representa Iemanjá, entidade feminina associa ao culto de Maria, mãe de Jesus, e no alto está a Pomba do Espírito Santo. Nos altares laterais esquerdo e direito do Congá estão colocadas imagens de vários santos católicos.
Já a segunda parte é a Linha de Caboclos, onde se localizam, no seu altar esquerdo, o Flecheiro da Mata, na parede a figura de um índio, e da direita para esquerda o Caboclo Três Penas, a Cabocla Estrela Guia e a Cabocla Jandira. No altar direito estão, da direita para a esquerda: a cabocla Jupira, o Caboclo da Mata, Pena Branca, Pena Verde, Ubirajara. À frente está São Jerônimo, que na Umbanda é Xangô, e São Jorge, que na Umbanda é Ogum.
Na terceira parte, a Linha de Pretos Velhos, estão, no altar direito, o Rei Congo no meio, à frente Pai Jerônimo, e, ao fundo, Pai João da Bahia e Pai Benedito. No altar esquerdo, da direita para a esquerda estão: Maria do Balaio, Pai Beneditoe Pai José de Aruanda.
Abaixo do altar fechado por uma cortina estão a imagem de uma estrela de cinco pontas azul, na parede, e, em frente, uma caixa de vidro representando um lago com a imagem de Iemanjá e uma estrela do Mar, rodeada de flores amarelas.

Cotidiano
A Casa tem duas sessões por semana, terças e quintas-feiras, sendo que esta última é apenas para a corrente mediúnica. Na chegada todos assinam o livro de presença. São realizadas sessões de caboclos e de pretos velhos.
Os médiuns que vão para o trabalho de atendimento espiritual, ou trabalho de corrente como é conhecido, só entram na sala de incorporação se estiverem vestidos de branco. Outras pessoas visitantes podem também incorporar e são atendidas, mas não fazem parte da corrente mediúnica.
A disciplina é rigorosa e os trabalhadores médiuns só entram para a sessão mediúnica após longo preparo nos cursos de formação da Casa, desenvolvidos por seu diretor espiritual. As pessoas só podem desenvolver tarefas mediúnicas se preparadas e com conhecimento adquirido através de estudo da doutrina e do fenômeno mediúnico.
Além disso, é exigido dos médiuns assiduidade e pontualidade nos trabalhos, porque o trabalho espiritual é um compromisso com o mundo espiritual da Casa ,que estará presente e interagindo com o corpo mediúnico no período de tempo para isso estabelecido.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Moradores dos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças podem agendar castração de cães e gatos na quarta-feira, 27

Redação

Publicado

em

Moradores dos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças podem agendar castração de cães e gatos na quarta-feira, 27

As inscrições para agendamento da castração de cães e gatos desta semana será na região Sudeste de Canoas. Na quarta-feira, 27, os interessados podem buscar o serviço na Subprefeitura, localizada na rua Marechal Rondon, 100, no bairro Niterói.

Na quinta-feira, 28, no mesmo bairro, o agendamento acontecerá na Praça da Juventude João de Barro. As iniciativas são gratuitas e ocorrem das 9 horas às 12 horas. No total, serão disponibilizadas 40 fichas para cada local.

A ação é promovida pela Secretaria de Bem-Estar Animal.

O que precisa levar

Os tutores interessados em solicitar o serviço devem comparecer no local, com documento de identidade, comprovante de residência e CPF. É preciso também ter renda familiar per capita de até três salários mínimos e estar inscrito no CadÚnico.

Apenas os moradores da região da Subprefeitura, que abrange os bairros Nossa Senhora das Graças e Niterói, podem encaminhar o atendimento. Não é necessário levar o animal para fazer a inscrição.

 

Continuar a ler

Comunidade

Quatro cães são resgatados em situação de abandono em Canoas

Redação

Publicado

em

Quatro cães são resgatados em situação de abandono em Canoas - Foto: Renan Caumo

A Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA) fez na terça-feira, 19, o resgate de quatro cachorros no bairro São José. Os cães, três fêmeas e um macho, estavam em situação de abandono em uma casa.

Na denúncia, é relatado que os maus-tratos aconteciam desde o ano passado. As equipes de fiscalização da SMBEA, a Guarda Municipal e a Polícia Civil estiveram presentes na ação.

Resgate de cães no bairro São José - Foto: Renan Caumo

Resgate de cães no bairro São José – Foto: Renan Caumo

Após o resgate, a equipe realizou um boletim de ocorrência na delegacia e os cães foram encaminhados para a Secretaria, onde devem passar por exames e tratamento adequado, de acordo com a diretora de Saúde Animal e médica veterinária da SMBEA, Katia Gueiral Lima.

“Eles receberão todo o suporte nutricional adequado, as medicações e vacinação, porque não sabemos como estavam antes”, completou. Essa já é a segunda vez que esses animais são resgatados pela secretaria.

O titular da pasta, Paulo Facio, reforçou que as equipes da SMBEA estão fazendo as fiscalizações e farão os resgates sempre que necessário.

“É impressionante o estado dos animais que estavam ali. Por isso, ressaltamos que a Prefeitura de Canoas está nas ruas fiscalizando. A SMBEA está checando as denúncias de maus-tratos. E nós vamos retirar, sim, os animais, caso seja preciso. Nós vamos combater os maus-tratos a animais em Canoas”, disse.

Abandono é crime; denuncie!

O abandono de animais é crime, de acordo com a lei 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da lei 14.064 houve um aumento na pena para maus-tratos, prevendo de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda.

Continuar a ler

Comunidade

Canoas se despede da ilustre Branca, adotada pela Casa dos Rosa, aos 17 anos

Redação

Publicado

em

Canoas se despede da Branca, adotada pela Casa dos Rosa, aos 17 anos

Na quarta-feira, 13, os canoenses se despediram da cachorrinha Branca, que viveu em Canoas por 17 anos. Conhecida e amada por muitos, Branca morou nas ruas da cidade, incluindo o Paradão, até chegar à Casa dos Rosa, onde acabou sendo adotada pelos responsáveis pelo local.

Branca conquistou o coração de muitos canoenses, como o pintor Adriano Pereira; o Carlinhos, fiscal da Sogal; gestores que passaram pela Casa; o Raul, da equipe de segurança, e, em especial, a Dona Niza, que a visitava e alimentava diariamente por 15 anos.

Os tutores da já saudosa Branca contam que ela também recebeu suporte do Bem-Estar Animal de Canoas, através da funcionária Simone.

Digna de exposição

Uma exposição está sendo montada com pinturas e fotos da cachorrinha na própria Casa dos Rosa, ainda sem data definida.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm