Conecte-se conosco

header-top







 

08/12/2025
 

Comunidade

Fraude no Mais Educação na escola Max Oderich

Prefeitura abriu Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para cinco servidores públicos envolvidos

Avatar

Publicado

em

EMEF Max Adolfo Oderich. Foto: Divulgação Internet

EMEF Max Adolfo Oderich. Foto: Divulgação Internet

O programa do governo federal Mais Educação foi colocado em dúvida no final do ano passado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Max Adolfo Oderich, no bairro Vila Cerne. Uma sindicância sigilosa chegou a ser instaurada no município, o que gerou ainda mais comentários e especulações.
O processo foi instaurado no dia 3 de dezembro de 2014, tendo como o primeiro destino o Gabinete do Controlador. Após 21 etapas, o processo finalmente foi homologado, no dia 14 de julho de 2015, oito meses depois, sendo que o mesmo tinha prazo de conclusão em até 120 dias. Documentos aos quais O Timoneiro teve acesso mostram a data de recebimento do mesmo na Diretoria de Auditoria Interna na sexta-feira, 11, por volta das 16 horas, com status “em análise” e tempo decorrido de 378 dias.

Fantasmas
A denúncia é contra a direção da escola. Os denunciantes, que não serão identificados por questões de segurança, acreditam que dois monitores do programa Mais Educação, assim como duas turmas de 45 alunos cada, eram fantasmas, não existiam na realidade, apenas nos papéis. Um deles seria sobrinho de uma funcionária da escola. A outra seria irmã de integrante da direção da instituição. Os denunciantes afirmam que estes recebiam o dinheiro, mas que não compareciam. O Timoneiro teve acesso a fotocópias de cheques que comprovam que, em ao menos uma oportunidade, a coordenadora do programa fez a retirada do dinheiro no banco da monitora, que recebia em cheque.

Empenhos
Segundo estas testemunhas, uma integrante da direção coagia uma funcionária terceirizada a assinar empenhos com a Prefeitura, cobrando serviços inexistentes, recebia este dinheiro, e repassava para a diretora em exercício. Segundo estas fontes, em 2014, uma pintura foi realizada na escola pelo marido da diretora no valor de R$ 10 mil, sendo que a escola, em sua maioria, consiste de tijolos à vista.
Por fim, mas não menos importante, sustentam que a diretora comprou dez equipamentos de ar-condicionado, com preço acima do mercado, de uma empresa de informática e fez a instalação sem laudo técnico.

O que diz a Prefeitura
“O processo n. 97308/2014, que se refere à sindicância para apuração de fatos na EMEF Max Oderich, foi concluída e homologada, sendo seu termo de homologação de conhecimento público, conforme portaria publicada no DOMC de 02/09/2015, que segue em anexo. Estamos na fase de providências acerca das recomendações feitas pela Comissão de Sindicância, e homologadas pelo Prefeito Municipal, como: avaliação contábil de apuração dos danos ao erário, realização de auditoria interna nas prestações de contas da EMEF Max Oderich, ressarcimento de valores nominais já apurados, revisão dos processos de aquisição de materiais e serviços para as escolas municipais, remessa integral do expediente ao Ministério Público, para apuração das responsabilidades na esfera penal e abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a responsabilidades de 05 (cinco) servidores públicos municipais envolvidos.”

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 29 de novembro, no bairro São Luís

Redação

Publicado

em

Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia recebe, no sábado, 12

A Prefeitura de Canoas promove no sábado, 29, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro São Luís. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Engenheiro Rebouças, 333, em frente à EMEI Vó Inezinha.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Comunidade

Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.

“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.

Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.

O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.

“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.

Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.

“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques