Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Comunidade

Curta-metragem de jovens canoenses estreia em Torres

Exílio busca discutir a obsessão com texto inspirado em “A viuvinha”, de José de Alencar

Avatar

Publicado

em

Bruno Duarte e Clarice Machado em um dos vários cenários do curta gravado em Canoas e Torres. Foto: Divulgação

Bruno Duarte e Clarice Machado em um dos vários cenários do curta gravado em Canoas e Torres. Foto: Divulgação

Qual é a sua obsessão? Este é o tema do curta-metragem de jovens canoenses que estreou no sábado, 26, no Centro Municipal de Cultura de Torres, município do litoral norte do Estado. Com 38 minutos de duração, o curta do grupo Encenando trouxe para as telas dos computadores, tablets e celulares toda a emoção de uma trama em pouco tempo de exibição. “Foi lindo. Estavam as pessoas que eram queridas por nós e que nos apoiaram desde o começo”, destaca a bela atriz Bruna Kirsten, que viveu a vilã da história.
Com o nome de “Exílio”, o audiovisual tem seu roteiro livremente inspirado, através de Felipe Rodrigo Borba, no romance “A Viuvinha”, de José de Alencar, e narra a história de amor de Jorge (Bruno Duarte) e Carolina (Clarice Machado). “Pra mim, foi muito gratificante encabeçar o projeto, dirigir os atores, porque é e sempre foi meu sonho trabalhar com isto”, responde Felipe ao informar que foram nove meses de trabalho até a finalização do material, entre roteiro, gravação e edição.
Na trama, Jorge e Carolina se conhecem na praia de Torres. Carolina é natural do município litorâneo e ama sua terra natal. Porém, o casal terá que enfrentar grandes obstáculos para ficar juntos. Um deles é uma grave doença, descoberta pelo personagem de Bruno. “Principal desafio foi montar a produção com poucos recursos. Seja equipamentos ou material que precisávamos na história”, destaca o roteirista e editor.
Outro empecilho será a resistência de Maria Helena (Bruna Kirsten) e Marco Aurélio (Pedro Emilio Zardo). A dupla de vilões fará de tudo para separá-lo. “Eu adorei fazer a Maria Helena, ela é arrogante, infeliz e não se importa com ninguém que não seja ela”, comenta Kirsten. “Gostei muito do resultado final do curta. Fiquei inseguro a princípio, mas gostei muito do trabalho. Acho que a história é boa, belas paisagens e cenas eletrizantes”, recomenda Felipe.
A iniciativa é de sete jovens de Canoas, que se engajaram no projeto. A produção tem roteiro e direção de Felipe Rodrigo Borba. No elenco (Foto) estão Bruna Kirsten, Clarice Machado, Bruno Duarte, Pedro Emilio Zardo, Felipe Rodrigo Borba, Bruna Vaz Rosa e Leonardo Arnold, com participações especiais de Elisa Duarte e Renan Aniceto. O apoio cultural veio das empresas Requinte Noivas Canoas, Nine Feet Team, Kiko Ferraz Studios e a Prefeitura Municipal de Torres.
O curta-metragem Exílio está disponível na internet desde segunda feira, 28, no canal Encenando no site YouTube. É possível achar também pela rede social Facebook. “Só pesquisar Canal Encenando que terá o link para acesso. Não paga nada, e é importantíssimo para nós”, conclui Bruna.

Elenco de Exílio é composto apenas por atores canoenses. Foto: Divulgação

Elenco de Exílio é composto apenas por atores canoenses. Foto: Divulgação

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm