Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Comunidade

Canoas é a 6ª cidade em roubos de celular na Região Sul do país

Segundo o portal, 64% das pessoas não registram boletim de ocorrência

Avatar

Publicado

em

Por Bruno Lara

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que a Região Sul do país acolhe mais de 28 milhões de pessoas em 1.191 municípios. Dentre estes, Canoas só perde para a capital gaúcha, Porto Alegre (RS), para a capital paranaense, Curitiba (PR), para a capital catarinense, Florianópolis (SC) e as cidade de Pelotas (RS) e Caxias do Sul (RS).
Com 2,3%, Canoas, com seus 320 mil habitantes, supera cidades como Londrina (PR), cidade de aproximadamente 490 mil habitantes; Joinville (SC), 480 mil habitantes; e Maringá (PR), com 345 mil habitantes. Segundo o portal, o prejuízo com roubo de aparelhos celulares é de R$ 855 em média e o gênero masculino, com 60%, é o mais vitimado. O turno, no entanto, não difere. Discordando da sabedoria popular que considera a noite mais perigosa, o estudo revela que os roubos acontecem igualmente durante o dia e à noite.

64% sem registro em Canoas
Ao menos 213 crimes foram registrados nos 10 quilômetros da cidade, entre a BR-448, a BR-290, a RS-020 e a RS-118. Segundo o site, o prejuízo aproximado é de R$ 1.647.278,00 direto da população. Na plataforma é possível observar que 64% das vítimas não registram boletim de ocorrência. São 67% homens e 33% mulheres vítimas. Ao menos 59% das ocorrências acontecem no período noturno.

O último registro, em julho, mostra um assalto a mão armada em frente a um shopping do município. “Fui roubada a mão armada por dois homens, levaram minha mochila com meus documentos, roupas, dinheiro e várias outras coisas”, justifica a usuária do aplicativo, marcando a avenida Guilherme Schell, no Mathias Velho. Os episódios se diversificam entre assaltos, arrombamentos de estabelecimentos comerciais, entre outros. “Os homens tinham fuzis de assalto de calibre restrito, atiraram umas 12 vezes em meu veiculo”, registra outro em junho deste ano, na rua Rui Barbosa, no bairro Fátima.

Brigada valoriza dados
IMG-20150730-WA0006Em entrevista, o Tenente Coronel Eduardo Amorin, do 15° Batalhão de Polícia Militar (BPM), afirmou que mesmo se tratando de um site, “todo dado tem que ser valorizado e merece atenção”. Para ter uma noção dentro de Canoas, segundo ele, até o final de mês junho deste ano o batalhão efetuou 497 prisões em flagrantes. São 91 Procurados da Justiça, 70 Foragidos do sistema prisional, 103 crianças e adolescentes apreendidos em ocorrência. Apreendeu 577k de maconha, 36k de cocaína, 3k de crack, 108 armas, 1.047 munições e 31 simulacros. Ao todo, foram 647 veículos roubados ou furtados recuperados.
Segundo o tenente coronel, o que preocupa no não registro das ocorrências é a provável reincidência dos assaltantes que impunes, voltam a cometer delitos pela facilidade. A estratégia para mudar a situação é o policiamento ostensivo. “Patrulhamento e abordagem é a estratégia. Há cinco meses, cada companhia tem a sua autonomia de planejamento e o COE coordena a cidade inteira. Não há uma preocupação com um ou dois bairros”, salienta apontando que a cidade é vista como um todo e não por bairros. “Roubo a carro, roubo a pedestre, roubo a empresas e homicídios (são as prioridades)”, conclui Amorin.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm