Comunidade
Doações aos atingidos pelas chuvas chegam de todos os lados
Somente a Fecomércio arrecadou 17 toneladas de alimentos. Os clubes Grêmio e Internacional arrecadaram mais 10 mil em conjunto com o Governo do Estado. Foram ao menos 47 mil pessoas atingidas pelas cheias que perduraram por duas semanas. A cidade de Canoas, no entanto, aproveitou a oportunidade para fazer publicidade “para gringo ver”.
Ao menos 47 mil pessoas foram diretamente prejudicadas que atingiram em cheio ao menos 62 municípios gaúchos. A região metropolitana, inclusive Canoas, foi uma das mais afetadas, junto com a Fronteira Oeste. Na cidade, ao menos 40 pessoas precisaram usar o ginásio municipal do bairro São Luís como moradia por alguns dias, até a água baixar de suas casas.
Segundo a Prefeitura Municipal de Canoas, uma operação batizada de “Tapa buracos” está acontecendo e utilizando cerca de 400 toneladas de asfalto na tentativa de recuperar as vias. O órgão informou que nos primeiros 10 dias, de 17 a 27 de julho, já foram utilizados 192 toneladas. Nessa próxima etapa, que tem início ainda nesta semana, mais 200 toneladas vão ser produzidas para esse trabalho. “A operação está se concentrando nas áreas mais críticas, conforme levantamento realizado a pedido do secretário Dário (da Silveira, secretario municipal de Obras). Nossa usina de asfalto é coberta e tem material próprio, o que facilita que essa ação seja ininterrupta”, explica o diretor de Pavimentação da SMO, Marco Azevedo.
Asfalto nas ruas
Segundo a atual administração, as ruas a seguir já foram contempladas com os reparos. Os moradores, entretanto, questionam se esta é uma solução ou uma maquiagem, pois na próxima chuva, os buracos devem voltar a estampar as páginas dos noticiários locais.
Dia 24, sexta-feira
Região Nordeste: Gildo de Freitas (toda), Estrada do Nazário com Boqueirão, até Santos Ferreira, São Nicolau, Dona Castorina, Alexandre de Gusmão, Ernesto da Silva Rocha, Pinhal, Farroupilha, Guarani, Araguaia, Dona Rosalina, Tietê, Araguaia com Curupi, Araguaia com BR 116, Monteiro Lobato
Região Noroeste: Rio Grande do Sul com Livramento e Rio Grande do Sul.
Dia 25, sábado
Região Nordeste: Sezefredo de Azambuja Vieira, Armando Fajardo (da Pirapó até BR 116), Argentina esquina BR 116, Argentina da BR até Pirapó, Chile, Alaska esquina Chile, Uruguai (toda extensão), Peru (toda extensão), Bolivia (toda extensão), Canadá, Farroupilha, Paraguassu, Perpétuo Socorro (toda extensão)
Região Centro: Carlos Drumom de Andrade e Vereador A. Alves
Dia 27, segunda-feira
Região Centro: Inconfidência até divisa de Cachoeirinha e Av. Dr. Barcelos, entre Coronel Vicente e Araçá
Região Nordeste: Estrada do Nazário com Boqueirão
Região Sudoeste: Rua Boa Saúde com Irineu de Carvalho Braga, Monte Negro (toda) e Irineu de Carvalho Braga
Fecomércio arrecada 17 toneladas de alimentos
Segundo a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio) – uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social com 112 sindicatos filiados que representa mais de 570 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais – até o momento, receberam 17 toneladas de alimentos, 3 mil peças de roupas, 76 pares de calçados e 200 produtos de limpeza.
O presidente do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/ Senac, Luiz Carlos Bohn, afirma que mais de 200 pontos de coleta em dezenas de cidades gaúchas estão à disposição. “Disponibilizamos a estrutura do Sistema Fecomércio-RS como um canal receptor para aquelas pessoas que querem ajudar”, explica. Segundo o sindicato, os donativos são recolhidos nas cidades gaúchas através dos caminhões do programa Mesa Brasil Sesc, que é um trabalho já estruturado para receber doações de alimentos no Estado. Informações sobre os locais dos postos de coleta através dos sites das entidades.
Governo do Estado faz parceria com clubes
No domingo, 26, o governo do estado do Rio Grande do Sul divulgou nota oficial informou à população que, em ação conjunta com o Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense, arrecadou 7 toneladas de alimentos. Segundo o Piratini, desde quinta-feira, 23, foram distribuídos ingressos para o jogo Grêmio x Sport Recife aos 200 primeiros torcedores que doaram 24 caixas de leite ou uma cesta básica. “No sábado, 25, dia da partida, a Setel, junto com a Defesa Civil, passou o dia na Arena recebendo doações. Até terça, 28, três postos de coleta seguirão abertos no estádio: na loja do Grêmio, no Consulado e na Central de Relacionamentos”, informa.
No sábado anterior, 18, no jogo entre o Sport Club Internacional contra o Goiás também foi arrecadado alimento. Juntos, arrecadaram mais de 10 toneladas de donativos que serão distribuídas à população atingida pelas chuvas. “Neste Grenal, venceu a solidariedade”, comemora o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella.
Canoas foi discreta
Os noticiários estaduais, para descontento dos canoenses, elogiaram a cidade pelo seu planejamento. Segundo eles, as obras dos diques e das bombas “evitaram alagamentos”. Os moradores dos bairros Mathias Velho, São Luís, Mato Grande e Paquetá discordam dos noticiários.
A Secretaria de Comunicação do município (Secom) informou que “Dezenas de sacolas de alimentos não-perecíveis, roupas, cobertores, águas e materiais de limpeza, arrecadadas pelos servidores da Prefeitura de Canoas, foram entregues à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, na tarde desta sexta-feira, 24” com um “ato” realizado no térreo da Prefeitura “com a presença de alguns secretários”. O órgão informou também que a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico entregou à Defesa Civil “um carro carregado de roupas de cama e outros materiais de primeira necessidade” na atividade que necessitou do empenho de 200 servidores.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.
A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.
- Saúde7 dias atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde5 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião5 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Transporte7 dias atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Trânsito5 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Cultura7 dias atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana
- Política1 semana atrás
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira