Conecte-se conosco

header-top







 

08/12/2025
 

Comunidade

Doações aos atingidos pelas chuvas chegam de todos os lados

Somente a Fecomércio arrecadou 17 toneladas de alimentos. Os clubes Grêmio e Internacional arrecadaram mais 10 mil em conjunto com o Governo do Estado. Foram ao menos 47 mil pessoas atingidas pelas cheias que perduraram por duas semanas. A cidade de Canoas, no entanto, aproveitou a oportunidade para fazer publicidade “para gringo ver”.

Avatar

Publicado

em

Canoa no Paquetá. Foto: Divulgação Defesa Civil.

Canoa no Paquetá. Foto: Divulgação Defesa Civil.

Ao menos 47 mil pessoas foram diretamente prejudicadas que atingiram em cheio ao menos 62 municípios gaúchos. A região metropolitana, inclusive Canoas, foi uma das mais afetadas, junto com a Fronteira Oeste. Na cidade, ao menos 40 pessoas precisaram usar o ginásio municipal do bairro São Luís como moradia por alguns dias, até a água baixar de suas casas.

Segundo a Prefeitura Municipal de Canoas, uma operação batizada de “Tapa buracos” está acontecendo e utilizando cerca de 400 toneladas de asfalto na tentativa de recuperar as vias. O órgão informou que nos primeiros 10 dias, de 17 a 27 de julho, já foram utilizados 192 toneladas. Nessa próxima etapa, que tem início ainda nesta semana, mais 200 toneladas vão ser produzidas para esse trabalho. “A operação está se concentrando nas áreas mais críticas, conforme levantamento realizado a pedido do secretário Dário (da Silveira, secretario municipal de Obras). Nossa usina de asfalto é coberta e tem material próprio, o que facilita que essa ação seja ininterrupta”, explica o diretor de Pavimentação da SMO, Marco Azevedo.

Asfalto nas ruas

Segundo a atual administração, as ruas a seguir já foram contempladas com os reparos. Os moradores, entretanto, questionam se esta é uma solução ou uma maquiagem, pois na próxima chuva, os buracos devem voltar a estampar as páginas dos noticiários locais.

Dia 24, sexta-feira

Região Nordeste: Gildo de Freitas (toda), Estrada do Nazário com Boqueirão, até Santos Ferreira, São Nicolau, Dona Castorina, Alexandre de Gusmão, Ernesto da Silva Rocha, Pinhal, Farroupilha, Guarani, Araguaia, Dona Rosalina, Tietê, Araguaia com Curupi, Araguaia com BR 116, Monteiro Lobato
Região Noroeste: Rio Grande do Sul com Livramento e Rio Grande do Sul.

Dia 25, sábado

Região Nordeste: Sezefredo de Azambuja Vieira, Armando Fajardo (da Pirapó até BR 116), Argentina esquina BR 116, Argentina da BR até Pirapó, Chile, Alaska esquina Chile, Uruguai (toda extensão), Peru (toda extensão), Bolivia (toda extensão), Canadá, Farroupilha, Paraguassu, Perpétuo Socorro (toda extensão)
Região Centro: Carlos Drumom de Andrade e Vereador A. Alves

Dia 27, segunda-feira

Região Centro: Inconfidência até divisa de Cachoeirinha e Av. Dr. Barcelos, entre Coronel Vicente e Araçá
Região Nordeste: Estrada do Nazário com Boqueirão
Região Sudoeste: Rua Boa Saúde com Irineu de Carvalho Braga, Monte Negro (toda) e Irineu de Carvalho Braga

Fecomércio arrecada 17 toneladas de alimentos

 Segundo a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio) –  uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social com 112 sindicatos filiados que representa mais de 570 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais –  até o momento, receberam 17 toneladas de alimentos, 3 mil peças de roupas, 76 pares de calçados e 200 produtos de limpeza.

O presidente do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/ Senac, Luiz Carlos Bohn, afirma que mais de 200 pontos de coleta em dezenas de cidades gaúchas estão à disposição. “Disponibilizamos a estrutura do Sistema Fecomércio-RS como um canal receptor para aquelas pessoas que querem ajudar”, explica. Segundo o sindicato, os donativos são recolhidos nas cidades gaúchas através dos caminhões do programa Mesa Brasil Sesc, que é um trabalho já estruturado para receber doações de alimentos no Estado. Informações sobre os locais dos postos de coleta através dos sites das entidades.

Governo do Estado faz parceria com clubes

No domingo, 26, o governo do estado do Rio Grande do Sul divulgou nota oficial informou à população que, em ação conjunta com o Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense, arrecadou 7 toneladas de alimentos. Segundo o Piratini, desde quinta-feira, 23, foram distribuídos ingressos para o jogo Grêmio x Sport Recife aos 200 primeiros torcedores que doaram 24 caixas de leite ou uma cesta básica. “No sábado, 25, dia da partida, a Setel, junto com a Defesa Civil, passou o dia na Arena recebendo doações. Até terça, 28, três postos de coleta seguirão abertos no estádio: na loja do Grêmio, no Consulado e na Central de Relacionamentos”, informa.

No sábado anterior, 18, no jogo entre o Sport Club Internacional contra o Goiás também foi arrecadado alimento. Juntos, arrecadaram mais de 10 toneladas de donativos que serão distribuídas à população atingida pelas chuvas. “Neste Grenal, venceu a solidariedade”, comemora o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella.

Canoas foi discreta

Esquina da Av. Rio Grande do Sul com a rua São Paulo Foto: Bruno Lara/OT.

Esquina da Av. Rio Grande do Sul com a rua São Paulo Foto: Bruno Lara/OT.

Os noticiários estaduais, para descontento dos canoenses, elogiaram a cidade pelo seu planejamento. Segundo eles, as obras dos diques e das bombas “evitaram alagamentos”. Os moradores dos bairros Mathias Velho, São Luís, Mato Grande e Paquetá discordam dos noticiários.

A Secretaria de Comunicação do município (Secom) informou que “Dezenas de sacolas de alimentos não-perecíveis, roupas, cobertores, águas e materiais de limpeza, arrecadadas pelos servidores da Prefeitura de Canoas, foram entregues à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, na tarde desta sexta-feira, 24” com um “ato” realizado no térreo da Prefeitura “com a presença de alguns secretários”. O órgão informou também que a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico entregou à Defesa Civil “um carro carregado de roupas de cama e outros materiais de primeira necessidade” na atividade que necessitou do empenho de 200 servidores.

Av. Rio Grande do Sul. Foto: Bruno Lara/OT

Av. Rio Grande do Sul. Foto: Bruno Lara/OT

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 29 de novembro, no bairro São Luís

Redação

Publicado

em

Quarta edição do Prefeitura na Tua Casa será no bairro Harmonia recebe, no sábado, 12

A Prefeitura de Canoas promove no sábado, 29, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro São Luís. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Engenheiro Rebouças, 333, em frente à EMEI Vó Inezinha.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Comunidade

Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.

“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.

Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.

O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.

“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.

Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.

“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques