Conecte-se conosco

header-top



 




 

12/05/2024
 

Destaques

Artigo: Compartilhe com cuidado!

Avatar

Publicado

em

Estamos presenciando um crescimento gigantesco no número de informações que circulam, sobretudo na internet e redes sociais, isso é sinal de democratização da informação, porém nos deixa em alerta para o grande risco de uma “desinformação” da sociedade.

O elevado número de informações e sua velocidade impossibilitam uma análise, mais profunda e cautelosa do que lemos nas redes sociais, assim como nos impossibilita de checarmos as informações se são mentiras, verdades ou meias verdades.

O perigo da desinformação se dá por motivos combinados; crescente ampliação de canais de informações, tais como as redes sociais, onde todos são receptores, transmissores e produtores de informações sem pré-requisito e a falta de interesse e incapacidade de muitos leitores em chegar as informações recebidas antes assimilá-las ou de passar a diante.

 O resultado dessa combinação tem como resultado, notícias e comentários mal explicados e inverdades que são rapidamente compartilhados, informando enganosamente à população; formando indivíduos equivocados quanto a vida política, econômica social e cultura do país e do mundo.

Se em anos atrás ansiávamos por mais informação para a formação de cidadão crítico e articulado, hoje o risco de pautas equivocadas,tornaram-se mais propícia.Evidente  que o leitor pode  encontrar  muitas informações úteis e importantes nessas fontes é um  espaço significante e essencial, mas também perigoso, sobretudo  àqueles que não tem uma análise crítica do que estão lendo e compartilhando.

Devemos ler com muita atenção cada informação e examinar os argumentos e as ideias apresentadas, antes de compartilhamos, para evitarmos que boatos, bullying e notícias falsas espalhem-se pela internet, redes sociais ou afins.


*Sabrina Borges Portela é bióloga e professora da rede municipal de ensino de Canoas.

*Todos podem enviar artigos para o endereço otimoneiro@otimoneiro.com.br. Desde 1966, O Timoneiro surgiu para dar voz aos bairros e assim continuará. Solicitamos, no entanto, que o mesmo venha acompanhado de foto para ilustração e informações de identificação como nome, idade, contato, profissão e formação acadêmica em destaque.

*Os artigos assinados e publicados em O Timoneiro não correspondem, necessariamente, com a opinião do veículo. Nossa postura está disponível no espaço destinado ao editorial publicado toda sexta-feira em nossa versão impressa.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Na manhã desta segunda-feira, 6, um boletim divulgado pela Defesa Civil apontou que o número de mortos em decorrências das chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul subiu para 83. Ainda estão sendo investigadas outras 4 mortes, e há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.

De acordo os dados da Defesa Civil, 141,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (na casa de amigos ou familiares). Ao todo, 345dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850  mil pessoas.

Risco de inundação extrema

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15min desta segunda-feira, 6, o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros.

Continuar a ler

Destaques

DESASTRE NO RS: Primeira-dama Janja visita abrigos em Canoas

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Primeira-dama Janja visita abrigos em Canoas

Acompanhando a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Rio Grande do Sul, a primeira-dama Janja Lula da Silva, esteve em Canoas na tarde deste domingo, 5.

O roteiro no município contemplou visita a alguns dos pontos de acolhimento disponibilizados no Município e o encontro com representantes da Prefeitura e vereadores canoenses. Janja conversou com pessoas abrigadas e que precisaram deixar suas residências em decorrência do avanço das águas.

Além de Lula e Janja, a comitiva do Governo Federal que desembarcou na Base Aérea de Canoas contou com os ministros Rui Costa (Casa Civil), José Múcio (Defesa), Fernando Haddad (Fazenda), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Wellington Dias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Jader Filho (Cidades), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais). Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do Senado, Rodrigo Pacheco; e do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, também estiveram em solo gaúcho.

O grupo esteve no Rio Grande do Sul, sobrevoou áreas atingidas e conferiu as operações de resgate e assistência às vítimas das enchentes.

Em contato com autoridades como o governador Eduardo Leite e o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, um dos anúncios é a montagem de hospital de campanha para atendimento aos atingidos. Uma das estruturas será disponibilizada na cidade de Canoas.

Continuar a ler

Destaques

ATENÇÃO: Lista de pessoas acolhidas nos abrigos em que a Prefeitura de Canoas está gerenciando

Redação

Publicado

em

ATENÇÃO: Lista de pessoas acolhidas nos abrigos em que a Prefeitura de Canoas está gerenciando

São milhares de pedidos de ajuda que estamos recebendo nas nossas redes sociais, de pessoas querendo saber informações sobre amigos e familiares desaparecidos ou incomunicáveis por conta das fortes chuvas dos últimos dias.

Muitas delas estão neste momento em abrigos da Prefeitura Municipal de Canoas. Abaixo, veja a lista de pessoas acolhidas nos abrigos gerenciados pela Prefeitura.

ACESSE A LISTA AQUI!

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm