Conecte-se conosco

header-top



 




 

13/05/2024
 

Comunidade

Chuva parou, mas deixou estragos

Desabrigados estão alojados no ginásio do bairro São Luis, um dos mais atingidos na última semana

Avatar

Publicado

em

Bairro São Luis

Bairro São Luis

São muitos os relatos de moradores dos bairros São Luis e Mato Grande de que a água invadiu suas ruas na última semana. Revoltos nas redes sociais, os moradores reclamam de matérias da grande imprensa do estado que poucos falaram da situação na cidade e, quando falaram, foi para usar de “exemplo contra os alagamentos”. Ao menos 40 pessoas passaram pelo ginásio da cidade em função das águas que invadiram o município, mesmo que a Prefeitura afirme que a situação está controlada. Para ajudar aos desabrigados e desalojados, Canoas e Nova Santa Rita estão com instalações específicas para o recebimento de donativos.

Doações em Canoas
Na rua Victor Barreto, esquina com a rua Angustura, próximo à Estação Mathias Velho, a Prefeitura de Canoas instalou uma central de doações para ajudar aqueles desabrigados pelas chuvas da última semana e que precisam de roupas, lençóis, cobertores, material de limpeza, água e colchões. A central funcionará 24 horas.
Através das redes sociais, o vereador José Carlos Patricio pediu solidariedade. “A hora agora é de SOLIDARIEDADE com estes cidadãos, que agora mais do que nunca precisam da compaixão do outro. Por este motivo, peço encarecidamente aos amigos que tiverem a possibilidade de doar, seja roupas, lençóis, cobertores, qualquer doação neste momento é bem-vinda!”, afirma. Para esclarecer dúvidas, o telefone é (051) 3476.2755

Em Nova Santa Rita
A Prefeitura de Nova Santa Rita pede doações de roupas e alimentos não perecíveis para serem encaminhadas para as famílias atingidas pelas enchentes na cidade, que podem ser feitas ao Movimento Assistencial de Nova Santa Rita (Mansari). As arrecadações são permanentes, e, neste ano, a necessidade maior é de roupas para crianças e alimentos.
“Sobre as roupas, na hora da doação devem-se ser observados alguns cuidados, como evitar roupas rasgadas, puídas, ou com sujeiras de difícil remoção pois, afinal, o donativo depois de higienizado, será entregue para outra pessoa, para que continue sendo usado”, orienta o órgão.
As doações podem ser realizadas no Mansari, na av. Santa Rita – 1195, bairro Centro, próximo ao terminal de ônibus. O contato pode ser feito pelo telefone (051) 3479.1213, aos cuidados de Rejane. O horário de atendimento para doações é das 8h15min às 16h45min e o horário para retirada é das 13h15min às 16h45min.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

DESASTRE NO RS: Defesa Civil de Canoas reforça pedido por doação de cobertores

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Defesa Civil de Canoas reforça pedido por doação de cobertores - Foto: Bruna Ourique

A Prefeitura de Canoas, por meio da Defesa Civil, necessita, com urgência, da doação de cobertores para ajudar as famílias resgatadas pelas equipes de socorro. O item se faz necessário para aquecer as pessoas que estão sendo retiradas das águas.

As doações poderão ser entregues na Central de Doações, localizada na Cassol Centerlar, na Avenida Farroupilha, 5775, no bairro Marechal Rondon.

Além dos cobertores, a comunidade também pode contribuir com colchões, produtos de limpeza, itens de higiene, água, toalhas e alimentos perecíveis e não perecíveis.

Continuar a ler

Comunidade

DESASTRE NO RS: Barcos de voluntários fazem a diferença nos resgates na cidade de Canoas

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Barcos de voluntários fazem a diferença nos resgates na cidade de Canoas - Foto: Bruna Ourique

O apoio de voluntários com o uso de barcos e outras embarcações de pequeno porte vem fazendo a diferença nas ações de resgate em diferentes regiões da cidade de Canoas.

De acordo com a Defesa Civil, os meios de transporte possibilitam o acesso às áreas tomadas pelas cheias e onde não é mais possível a aproximação a pé ou com veículos automotores. Além disso, as estruturas também são utilizadas durante à noite, quando os resgates aéreos estavam impossibilitados.

Prefeito faz apelo por ajuda

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, fez um apelo para que mais proprietários de embarcações contribuíssem com os resgates de modo voluntário.

“Se as pessoas tiverem barcos, nós estamos necessitando muito desses meios. Em grande parte dos locais, com a elevação da água, somente conseguimos ingressar de barco nos bairros. Então, apelamos para que as pessoas realmente cedam barcos para que a gente possa continuar trabalhando o dia. Solidariedade é a palavra certa. E, nós, felizmente, diante desta magnitude do desastre em Canoas, de outro lado, percebemos que, felizmente, a nossa raça humana continua sendo solidária”, destacou o prefeito durante live em suas redes sociais.

Os proprietários de barcos são orientados a comparecer até a sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na sede da Segurança Pública de Canoas (Rua Humaitá, 1130, Nossa Senhora das Graças), para melhor organização dos resgates.

Já as demais pessoas interessadas em atuar como voluntários, em outras diferentes frentes, podem seguir até a sede da Defesa Civil (Rua Bandeirantes, 450, Nossa Senhora das Graças).

Continuar a ler

Comunidade

DESASTRE NO RS: Canoas cria Central para recebimentos de doações

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Canoas cria Central para recebimentos de doações

Aqueles que puderem ajudar os desabrigados pelas enchentes podem realizar as doações na Cassol, na Av. Farroupilha, 5775 – Marechal Rondon.

Os principais itens necessários são: lanternas, pilhas, colchões, itens de higiene e limpeza, água, toalhas, cobertores e alimentos não perecíveis. Voluntários que queriam auxiliar devem se dirigir diretamente aos abrigos.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm