Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Comunidade

Familiares de vítimas falam em possível surto de Gripe A

Hospital Graças não confirma os casos de influenza A como causa de óbitos

Avatar

Publicado

em

Não param de surgir relatos de familiares de canoenses que vieram a óbito no Hospital Nossa Senhora das Graças preocupados com a desinformação da instituição. Ao menos cinco pessoas suspeitam que familiares tenham perdido a vida pela doença. O Hospital, no entanto, atribui um dos casos de óbito a infecção respiratória aguda e Sepse (infecção generalizada por bactéria).

Hospital Nossa Senhora das Graças. Foto: Bruno Lara/OT

Hospital Nossa Senhora das Graças. Foto: Bruno Lara/OT

Caso Nancy Pansera
Relatos dão conta de que na sexta-feira, 26, não houve aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Nancy Ferreira Panseira, no Guajuviras, pois uma professora, de aproximadamente 30 anos, faleceu com sintomas parecidos. Segundo moradores que preferem não ser identificados, no final de semana, a EMEF foi interditada e na segunda-feira ofertou aula normal. A equipe de reportagem tentou contato com a escola durante dois dias, mas não obteve sucesso.

Caso Niterói
Claudia Moraes da Silva, auxiliar administrativa, 48 anos, moradora do bairro Niterói, faleceu no domingo, 28. Os familiares, que procuraram a reportagem de O Timoneiro, suspeitam da Gripe A (H1N1) como possível causa em função dos sintomas por ela apresentados. O neto de Cláudia, de 4 anos, que reside no mesmo pátio, também foi diagnosticado com H1N1 no mesmo período no mesmo Hospital e está em tratamento com Tamiflu. Infecção respiratória aguda e Sepse é a causa apontada pelo óbito.

O que diz a Prefeitura
Segundo a Prefeitura Municipal de Canoas a morte de Cláudia Moraes da Silva no foi por Gripe A. Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Bósio, os sintomas são incompatíveis com a doença, mas as causas continuam sendo investigadas. E o sobrinho de Cláudia aguarda o resultado dos exames.

O que é Sepse
Segundo o Instituto Latino Americano da Sepse, se trata de um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. A sepse era conhecida antigamente como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada. A doença pode levar a disfunção ou falência múltipla de órgão. O portal indica que a infecção generalizada é responsável por 25% da ocupação de leitos em Unidades de Tratamentos Intensivos (UTIs) no Brasil.
No país, tem mortalidade igual a 65%, o dobro da média mundial que gira entre 30% e 40%. Em 2003 aconteceram 398 mil casos e 227 mil mortes por choque séptico no Brasil com destinação de cerca de R$ 17,34 bilhões ao tratamento.

O que é H1N1
Provocada por vírus da influenza do tipo A, a gripe possui diversos nomes. Trata-se do resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, da gripe aviária e da gripe suína. O período de incubação pode variar entre 3 e 5 dias e sua transmissão ocorre antes de aparecerem os sintomas, pelo contato direto com os animais ou objetos contaminados. São sintomas a febre alta de início repentino, acima de 39°, dores no corpo, nos músculos e juntas, falta de apetite, tosse, coriza, náuseas e vômito.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler

Comunidade

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

Redação

Publicado

em

Cadastro de currículos no Banco de Oportunidades de Canoas em centros de distribuição

A Prefeitura de Canoas está promovendo o cadastramento de currículos no Banco de Oportunidades em todos os centros de distribuição de doações ao longo desta semana, entre 9h e 14h. Nesta quarta-feira, 3, a EMEF Rio Grande do Sul, localizada no bairro Mato Grande, sediou a ação.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1.300 empresas já se cadastraram na plataforma, que atualmente oferece 327 vagas de trabalho disponíveis neste site.

Os interessados podem realizar o cadastro pessoalmente nos seguintes locais e datas:

Quinta-feira, 4: EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima

Sexta-feira, 5: EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm