Comunidade
Familiares de vítimas falam em possível surto de Gripe A
Hospital Graças não confirma os casos de influenza A como causa de óbitos
Não param de surgir relatos de familiares de canoenses que vieram a óbito no Hospital Nossa Senhora das Graças preocupados com a desinformação da instituição. Ao menos cinco pessoas suspeitam que familiares tenham perdido a vida pela doença. O Hospital, no entanto, atribui um dos casos de óbito a infecção respiratória aguda e Sepse (infecção generalizada por bactéria).
Caso Nancy Pansera
Relatos dão conta de que na sexta-feira, 26, não houve aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Nancy Ferreira Panseira, no Guajuviras, pois uma professora, de aproximadamente 30 anos, faleceu com sintomas parecidos. Segundo moradores que preferem não ser identificados, no final de semana, a EMEF foi interditada e na segunda-feira ofertou aula normal. A equipe de reportagem tentou contato com a escola durante dois dias, mas não obteve sucesso.
Caso Niterói
Claudia Moraes da Silva, auxiliar administrativa, 48 anos, moradora do bairro Niterói, faleceu no domingo, 28. Os familiares, que procuraram a reportagem de O Timoneiro, suspeitam da Gripe A (H1N1) como possível causa em função dos sintomas por ela apresentados. O neto de Cláudia, de 4 anos, que reside no mesmo pátio, também foi diagnosticado com H1N1 no mesmo período no mesmo Hospital e está em tratamento com Tamiflu. Infecção respiratória aguda e Sepse é a causa apontada pelo óbito.
O que diz a Prefeitura
Segundo a Prefeitura Municipal de Canoas a morte de Cláudia Moraes da Silva no foi por Gripe A. Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Bósio, os sintomas são incompatíveis com a doença, mas as causas continuam sendo investigadas. E o sobrinho de Cláudia aguarda o resultado dos exames.
O que é Sepse
Segundo o Instituto Latino Americano da Sepse, se trata de um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. A sepse era conhecida antigamente como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada. A doença pode levar a disfunção ou falência múltipla de órgão. O portal indica que a infecção generalizada é responsável por 25% da ocupação de leitos em Unidades de Tratamentos Intensivos (UTIs) no Brasil.
No país, tem mortalidade igual a 65%, o dobro da média mundial que gira entre 30% e 40%. Em 2003 aconteceram 398 mil casos e 227 mil mortes por choque séptico no Brasil com destinação de cerca de R$ 17,34 bilhões ao tratamento.
O que é H1N1
Provocada por vírus da influenza do tipo A, a gripe possui diversos nomes. Trata-se do resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, da gripe aviária e da gripe suína. O período de incubação pode variar entre 3 e 5 dias e sua transmissão ocorre antes de aparecerem os sintomas, pelo contato direto com os animais ou objetos contaminados. São sintomas a febre alta de início repentino, acima de 39°, dores no corpo, nos músculos e juntas, falta de apetite, tosse, coriza, náuseas e vômito.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.
A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.
Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.
A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 21 de fevereiro, no bairro Mathias Velho

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 21, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Mathias Velho. A ação acontece das 9h às 12h, na EMEF Prof. Thiago Würth, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 4240.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para regularização fundiária e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, banco de oportunidades. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.
Policial1 semana atrásOperação prende 14 suspeitos de grupo investigado por tráfico e lavagem de dinheiro em Canoas

Clima1 semana atrásRS entra em alerta para temporais, granizo e ventos acima de 90 km/h nos próximos dias

Policial1 semana atrásPolícia Civil prende três suspeitos de vender medicamentos emagrecedores irregulares em Canoas
Geral1 semana atrásTrabalhadores dos Correios entram em greve por tempo indeterminado em todo o país

Política6 dias atrásCanoas recebe R$ 75 milhões do Governo Federal para construir as Casas de Bombas 9 e 10

Política1 semana atrásPrefeito de Nova Santa Rita cobra agilidade da Caixa durante agenda de Lula

Política1 semana atrásPrefeito de Canoas entrega ofício a Lula com pedidos sobre obras contra cheias e HPS

Oportunidade1 semana atrásNova Santa Rita abre inscrições para curso gratuito de Desenvolvimento de Líderes




















































