Conecte-se conosco

header-top








 

19/03/2024
 

Comunidade

Colégio Espírito Santo reivindica mais segurança

Avatar

Publicado

em

Comunidade está preocupada com a violência no bairro. Foto: Bruno Lara/OT

Comunidade está preocupada com a violência no bairro. Foto: Bruno Lara/OT

Segundo o portal online do Colégio Espírito Santo (CES), no bairro Nossa Senhora das Graças, os pais de alunos estão clamando por mais segurança no entorno da instituição em função dos registros de assaltos e roubos de carros ocorridos nas proximidades do colégio na última semana.

O site informa que os pais e mães estão organizando, de forma espontânea e via redes sociais, uma manifestação em frente à escola para apontar sua insatisfação e solicitar mais policiamento. A mesma deve ocorrer na sexta-feira, 26, a partir das 13h15min.

Mão única na Tamoio deve mudar de sentido. Foto: Bruno Lara/OT

Mão única na Tamoio deve mudar de sentido. Foto: Bruno Lara/OT

Em nota a direção do CES posicionou-se “muito solidária às reivindicações dos pais de seus alunos por mais segurança pública” e informou também estar preocupada com os registros de assaltos, não só no entorno do colégio, mas nos arredores de todas as escolas.

Segundo a matéria, a diretora Irmã Maria Sônia Muller se reuniu com o tenente Pasqualini, da Brigada Militar, para requerer reforço na atenção policial na região, o que foi atendido. Pasqualini recomendou que os pais não permanecessem no interior dos veículos a espera de seus filhos e que os estudantes evitem exibir e se distrair com celulares e equipamentos eletrônicos na rua.

O Colégio Espírito Santo, embora particular, foi vencedor no Orçamento Participativo de Canoas, recebendo a aprovação de câmeras de videomonitoramento de rua e aguarda a instalação dos mesmos por parte da Prefeitura.

Sentido da Tamoio pode mudar novamente

Na quarta-feira, 24, os secretários de Transporte e Mobilidade, Oswaldo Steffen e seu adjunto, Júlio Matté, juntamentecom o gestor da Unidade de Fiscalização de Trânsito, Justino Coelho Júnior, e ainda o diretor de trânsito, Anderson Rosa da Silva, visitaram o colégio. Prometeram intensificar a fiscalização na área multando carros estacionados em locais proibidos e que estudam inverter o sentido do trânsito da rua Tamoio no trecho para melhor atender o fluxo de veículos no bairro.

Hoje, a rua mantém o fluxo da Tamoio no sentido Niterói-Nsa. Sra. das Graças. A nova medida visa passar o fluxo, ainda em mão única, no sentido Nsa. Sra. das Graças-Niterói, partindo da rua Santa Teresinha até a intersecção com a Rua Expedicionário. A solução, segundo justificativa do secretário, cria mais opções de saída para os motoristas e evita congestionamentos.

A Irmã Maria Sônia Muller comentou sobre o interesse de criar uma área de embarque e desembarque rápido na rua Tamoio, permitindo que os alunos possam sair e entrar dos carros com mais agilidade, auxiliados por funcionários da própria escola.

Tamoio pode mudar de sentido. Foto: Bruno Lara

Tamoio pode mudar de sentido. Foto: Bruno Lara

Continuar a ler
1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Canoas se despede da ilustre Branca, adotada pela Casa dos Rosa, aos 17 anos

Redação

Publicado

em

Canoas se despede da Branca, adotada pela Casa dos Rosa, aos 17 anos

Na quarta-feira, 13, os canoenses se despediram da cachorrinha Branca, que viveu em Canoas por 17 anos. Conhecida e amada por muitos, Branca morou nas ruas da cidade, incluindo o Paradão, até chegar à Casa dos Rosa, onde acabou sendo adotada pelos responsáveis pelo local.

Branca conquistou o coração de muitos canoenses, como o pintor Adriano Pereira; o Carlinhos, fiscal da Sogal; gestores que passaram pela Casa; o Raul, da equipe de segurança, e, em especial, a Dona Niza, que a visitava e alimentava diariamente por 15 anos.

Os tutores da já saudosa Branca contam que ela também recebeu suporte do Bem-Estar Animal de Canoas, através da funcionária Simone.

Digna de exposição

Uma exposição está sendo montada com pinturas e fotos da cachorrinha na própria Casa dos Rosa, ainda sem data definida.

Continuar a ler

Comunidade

Saque Calamidade do FGTS devido ao temporal em janeiro tem mais de 4,3 mil solicitações

Redação

Publicado

em

Saque Calamidade do FGTS devido temporal em janeiro tem mais de 4,3 mil solicitações - Foto: Thiago Guimarães/Divulgação

A Defesa Civil encaminhou à Caixa Econômica Federal (CEF) 4.302 cadastros de moradores afetados pela tempestade do dia 16 de janeiro e interessados no Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Desse total, 3.599 pessoas preencheram o formulário online e outras 703 já estavam com dados atualizados após recebimento de telhas. O prazo dado pelo órgão municipal para a inscrição encerrou no fim da noite da última sexta-feira, 8.

Agora, a Caixa fará a avaliação dos cadastros. O benefício poderá ser sacado pelos trabalhadores atingidos que possuem saldo de FGTS à disposição em conta.

Com a liberação aprovada, o saque poderá ser feito mediante solicitação via aplicativo ou na agência da CEF mais próxima.

“Quem fez o cadastro das telhas automaticamente foi inserido no sistema da Caixa e está apto para a solicitação do saque. As pessoas do primeiro lote já conseguem preencher seus dados no site do banco e, quem é do segundo lote, pode iniciar as tentativas de solicitação do saque a partir de 14 de março”, explica o secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática (Eclima) e Defesa Civil, Igor Sousa.

Tempestade

Descrita como tempestade severa, a instabilidade que atingiu o município na noite de 16 de janeiro, resultou em diferentes danos em pontos específicos da cidade.

Foram registrados volumes de chuva superiores a 80 milímetros e rajadas de vento de mais de 100 km/h. O pico do fenômeno ocorreu entre 22 e 23 horas.

Segundo balanço da Defesa Civil de Canoas, o evento climático afetou 8.800 pessoas e atingiu 2.200 residências. O número foi comunicado pelo órgão junto ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) do Sistema Nacional e Proteção e Defesa Civil do Governo Federal.

Saque Calamidade

Conforme a Caixa Econômica Federal, o Saque Calamidade é possível em situações urgentes e graves a partir de um desastre natural na cidade.

A retirada do dinheiro pertencente ao trabalhador neste momento apenas é possível caso o município esteja sob decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública, de fato reconhecido pelo governo federal.

Continuar a ler

Comunidade

Canoenses que possuem familiar sepultado nos cemitérios municipais devem ficar atentos à quitação

Redação

Publicado

em

Canoenses que possuem familiar sepultado nos cemitérios municipais devem ficar atentos à quitação - Vinicius Thormann

A Secretaria de Serviços Urbanos oferece a opção de pagamento online para as taxas de renovação de sepulturas e nichos.

Para solicitar os boletos, é necessário ter em mãos o RG, CPF e comprovante de residência do responsável e acessar o link https://www.canoas.rs.gov.br/servicos/pagamentosdetaxasdeservicos/.

Como funciona

Após o sepultamento, a cedência do jazigo dura três anos, sem ônus. Depois, é necessário que o corpo seja removido para o nicho (gaveta menor).

Caso haja inadimplência por um ano, a notificação é enviada ao endereço do responsável. Passados 10 dias da entrega, o nome é publicado no Diário Oficial. Se ninguém verificar a situação após 30 dias, o corpo é exumado e enviado para o ossário.

“Não há dor maior do que ter de dizer adeus aos que amamos, mas estamos aqui para auxiliar neste momento com as documentações necessárias para o sepultamento e todo o suporte que nos for possível”, ressalta a chefe de Unidade de Cemitério Municipal, Patricia Medalla.

O setor é responsável por mais de 10 mil jazigos e nichos nos cemitérios Santo Antônio e Chácara Barreto.

Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3425-7611 ou vá pessoalmente a Rua Dona Aurora, 411, no bairro Marechal Rondon, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm