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15/08/2025
 

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Escola de programação e robótica para crianças chega em Canoas

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MONIQUE LEOTE MENDES*

Considerada a primeira e maior escola de programação e robótica do Brasil, voltada para crianças e adolescentes, a SuperGeeks abre suas portas para a comunidade canoense neste sábado, 12, das 9 às 19 horas. Os cursos que trazem os jogos eletrônicos como ferramentas de aprendizagem, ensinam os estudantes a criarem sua própria tecnologia se divertindo.

Segundo a diretora administrativa, Keli K. Vanin, a escola é inovadora e está sempre acompanhando as novidades do mercado. “No futuro, tudo será automatizado, robotizado e nossos filhos precisam ter esse conhecimento. Imagina se em vez de ficarem apenas brincando nos videogames e tablets, eles começarem a entender o funcionamento e criarem seus próprios jogos ou aplicativos?”, questiona.

A SuperGeeks promete preparar as crianças para demandas futuras, onde farão parte de uma massa digital qualificada e preparada. “Estamos trazendo para Canoas o melhor dos dois mundos: tecnologia e educação. Conhecer a tecnologia é tão importante para nossos filhos hoje em dia, quanto conhecer matemática ou a língua portuguesa”, complementa.

Metodologia

A SuperGeeks é focada no público infanto-juvenil (crianças e adolescentes) de 7 (desde que esteja no 2º ano escolar) até os 16 anos. As aulas são semanais e recebem até 12 alunos por turma, cada um com o seu computador.
O aprendizado vai desde os conceitos básicos de programação e games simples até a elaboração de jogos eletrônicos em 3D, robótica e aplicativos. As aulas ainda trazem como complemento a língua inglesa, que está presente na comunicação utilizada no ensino.

Com metodologia exclusiva e apoio pedagógico adequado para que o ensino seja aproveitado ao máximo, a SuperGeeks oferece três tipos de cursos: Regulares (semestrais/anuais), Extras (youtuber e edição de vídeos) e os denominados “QuickCodes”, que têm duração de um a dois meses, período no qual a criança pode optar por criação de games 2D, robótica com Arduino, programação, e criação de Mod no Minecraft .

Trabalho inovador

O lema da escola é aprender se divertindo. Os professores ensinam utilizando as ferramentas que os alunos mais gostam: os games. Durante o curso, as crianças e adolescentes começam a desenvolver seus próprios jogos.

“Os alunos que chegam até a escola passam por uma aula demonstrativa e uma avaliação que determina em qual turma ele ingressará”, explica Vanin. Cada estudante ganha um personagem (avatar) numa ferramenta de gameficação. O jogo é criado para incentivar ainda mais o aluno que, ao longo do semestre, vai guardando pontos e ganhando superpoderes, conforme cumpre os exercícios de aula e tarefas de casa.

Já na primeira matrícula, os professores sentiram de perto o entusiasmo brotar no seu primeiro aluno, Vinicius Quevedo, 9 anos. Ele participou de uma aula demonstrativa e no mesmo dia começou a desenvolver seu primeiro game. “O jogo está em desenvolvimento ainda, mas chego lá. A professora é nota dez, me ajudou muito. Quero ser um programador”,diz Vinicius, que estará na inauguração apresentando o seu game para outras crianças.

História

A SuperGeeks começou a ser criada no Vale do Silício, Califórnia (polo mundial da tecnologia), em 2013. Foi idealizada e criada pelo casal Marco Giroto e Vanessa Ban, enquanto estavam morando nos Estados Unidos. Marco Giroto teve seu primeiro contato com programação aos 12 anos, trabalhou em grandes empresas brasileiras e multinacionais e criou sua primeira empresa de tecnologia aos 23 anos, no ano de 2003. Vanessa Ban foi professora por muitos anos, lecionou em turma de pré-escola, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, e cursos preparatórios para o vestibular, especializando-se em língua, Literatura e Semiótica.
Depois de um ano de pesquisa e desenvolvimento, tanto no Vale do Silício como no Brasil, eles concluíram um modelo ideal para ensinar Ciência da Computação para as crianças e adolescentes.

A primeira unidade foi inaugurada em 2014, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. Hoje, a rede já conta com mais de 40 escolas em todo país. No Rio Grande do Sul, são duas unidades, uma em Porto Alegre e agora a unidade de Canoas, que está localizada na Avenida Dr. Severo da Silva, 1525, no bairro Estância Velha.
A franquia em Canoas é dirigida por três famílias atuantes no segmento de educação e tecnologia: Fausto e Keli Vanin, Antenor e Arlete Federizzi, e Gabriel e Eliane Federizzi.

Devido aos avanços tecnológicos, bem como o uso dela no nosso cotidiano, aprender a lidar com a Ciência da Computação está se tornando tão importante para o futuro das crianças e adolescentes quanto aprender o inglês e outras matérias. Num mundo cada vez mais controlado por máquinas e softwares, saber lidar com programação pode ser essencial para abrir portas para os futuros profissionais e torná-los bem-sucedidos na vida e carreira.
Mais informações sobre a escola, acesse o site: www.supergeeks.com.br ou acompanhe a página no facebook: SuperGeeks Canoas.

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Divulgado resultado preliminar do edital do RS Talentos voltado para universidades públicas

Redação

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Divulgado resultado preliminar do edital do RS Talentos voltado para universidades públicas

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) divulgou, na terça-feira, 12, o resultado preliminar do Programa RS Talentos voltado às universidades públicas. A partir de agora, as universidades têm cinco dias úteis de prazo para recursos.

O número definitivo de vagas para cada instituição será definido após este processo e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), juntamente com o resultado final do edital. Após a publicação, as universidades públicas selecionarão estudantes interessados em participar do programa.

O investimento total da iniciativa, com até 400 bolsas, será de R$ 21,6 milhões, com recursos oriundos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

Sobre o edital

Em 17 de junho, o governo do Estado lançou o Edital 05/2025, com até 200 bolsas para universidades públicas localizadas nos ecossistemas regionais de inovação diretamente afetados pelas enchentes de 2024 – Região Metropolitana e Litoral Norte, Região dos Vales, Região Sul, Região da Serra e Região Central.

As bolsas, de R$ 2 mil mensais pagas aos alunos por 18 meses, serão distribuídas entre os seguintes cursos: Ciência da Computação ou de Dados; Engenharia de Computação ou de Software; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica ou Eletrônica; Engenharia Mecânica; e Engenharia Química.

Anteriormente, o Estado, por meio da Sict, havia lançado o Edital RS Talentos 04/2025, que concedeu 200 bolsas para engenharias e ciência da computação em Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices). As bolsas consistem em R$ 2 mil em taxas administrativas, pagas às Ices, e R$ 2 mil, pagos ao aluno, pelo período de 18 meses.

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Evento de arte no Guajuviras promove ressocialização de apenados

Redação

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Evento de arte no Guajuviras promove ressocialização de apenados

O Hangar Cultural Oli Borges (Estrada do Nazário, 3150 – Guajuviras) sedia a exposição Amostra de Arte que Liberta, que reúne produções artísticas de apenados do Complexo Prisional de Canoas e da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan 1).

A mostra, que começou na terça-feira, 12, e vai até a quinta-feira, 14, conta com 50 peças, entre pinturas em tela, artesanato em madeira, patchwork, origami, trabalhos com palitos, materiais reciclados, amigurumi e biscuit, produzidas por 40 apenados.

Camila Herzog, diretora da Pecan 1, destacou a importância das doações feitas pela população para a realização das obras.

“Esse projeto existe desde 2016, em parceria com os assistentes sociais. É um trabalho que muda de enfoque com o tempo: já foi voltado à pintura, depois ao artesanato, à costura, entre outros. Também temos presos ligados à área de manutenção, que produzem muito na marcenaria. Tudo isso é pensado para que eles tenham ocupações produtivas”, comentou.

A assistente social do Complexo Prisional de Canoas Rosane Prates ressaltou o valor do trabalho prisional, especialmente o artístico, que pode se tornar uma fonte de renda para os familiares.

“Um dos presos me relatou, por meio de uma carta, o quanto a vida dele mudou após iniciar essas atividades. Ele está há quatro anos aqui, chegou muito calado. Primeiro, o envolvi com a costura, onde se saiu bem. Depois foi para o artesanato, com o qual se identificou ainda mais e ali revelou um talento maravilhoso.”

Rafael Silva, diretor da escola NEEJA Nelson Mandela, orgulha-se dos avanços educacionais dentro do sistema prisional.

“Já temos mais de 300 alunos matriculados e formamos mais de mil. Buscamos uma educação emancipadora, em que os conteúdos dialoguem com a realidade deles, permitindo que se reconheçam como sujeitos capazes de construir uma nova vida fora daqui.”

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Projeto de produção sustentável no Bioma Pampa é finalista do GRI Awards 2025

Redação

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Projeto de produção sustentável no Bioma Pampa é finalista do GRI Awards 2025

Com foco em oferecer assistência técnica, incentivos e financiamento aos modelos que aliem maior produtividade para a agropecuária associados à conservação da biodiversidade do Bioma Pampa, o projeto Alianza Mais é finalista do GRI Awards Infrastructure Brazil 2025.

Trata-se e uma das principais premiações para reconhecer iniciativas que contribuam com o desenvolvimento sustentável no país e o projeto, que conta com a parceria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), concorre na categoria biodiversidade.

O Alianza Mais prevê investimentos de 7 milhões de euros (algo próximo de R$ 44 milhões pela cotação atual) ao longo de cinco anos em favor de produtores, incluindo mulheres e jovens rurais, comprometidos na conservação dos campos nativos do Pampa e, desta maneira, contribuir com os desafios das mudanças climáticas. Deste total, 2 milhões de euros têm origem em aporte do Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial (FFEM).

O projeto é uma iniciativa da Associação para Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil)/Alianza del Pastizal) e benéfica uma rede de 406 propriedades rurais já certificadas, compreendendo 278 mil hectares de pastagens nativas (com119 mil hectares efetivamente preservados). No trabalho realizado desde o ano passado, já houve o registro de 244 espécies de aves monitoradas, 15 delas ameaçadas de extinção.

Através do cofinanciamento da SAVE Brasil e do BRDE, ao longo do projeto será disponibilizado uma linha de crédito especial, com incentivo à fundo perdido (blended finance) para viabilizar investimentos em modelos de produção inovadores e sustentáveis, que irão ajudar a gerar maior renda para os produtores pecuários do bioma Pampa. Os recursos do FFEM terão a supervisão da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Na Expointer do ano passado, o banco celebrou os primeiros contratos de financiamento incentivos a fundo perdidos.

A premiação

Iniciativa do GRI Institute, um ecossistema global de tomadores de decisões sobre o setor de i8nfraestrutura, o prêmio reconhece os melhores programas, projetos e iniciativas nos setores de transporte, energia, saneamento básico, infraestrutura urbana e social, além de ativos ambientais.

Os vencedores do GRI Awards 2025 serão conhecidos no próximo dia 5 de novembro, em evento marcado para São Paulo (SP). A votação é restrita aos membros do instituto.

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