Comunidade
Higiene e alojamentos precários marcam o tratamento de animais
Grupo de voluntários denuncia as condições estruturais da coordenadoria
Por Bruno Lara
Vendido para a opinião pública como uma saída inovadora para cães, gatos e cavalos, sobretudo, o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) vive dias nem tão diferentes aos do antigo e tão criticado canil municipal. Voluntários revelaram com exclusividade para O Timoneiro que a situação interna nada condiz com a bela fachada na avenida Boqueirão. Um dossiê foi elaborado por eles com críticas e sugestões que não foram atendidas.
Gestão
Baias para os cavalos sem cobertura, expondo os animais ao tempo, embora sejam estruturas novas é um dos problemas que ele considera desleixo. “Hoje não gostam de nós, por sermos os olhos da comunidade. Muita gente, dali para frente, tem uma visão de que o CBEA funciona e a gente sabe que não”, opinião.
Alojamentos
A pior parte está nos alojamentos. Em fotos recentes tiradas pelos voluntários, os alojamentos aparecem sucateados. Além de enferrujados, em sua grande maioria, alguns estão sem as rodas naturais da estrutura e, por isso, suspensos com tijolos ou pedras. Muitas delas com buracos e pelos de animais que se arrastam para sair dos pequenos espaços. Em outras, reparos são feitos com arames e fios na tentativa de fechar os pequenos espaços.
“Como temos acesso livre aos finais de semana, começamos a perceber os absurdos. No fim de semana, eles têm uma pessoa, que é funcionário, que fica responsável pela limpeza e alimentação de 130 cães”, relata o voluntário.
Limpeza
A higiene é o ponto mais crítico. Além de encontrar baratas e roedores na comida dos animais, o grupo relata ser um ambiente sujo, embora trate animais em recuperação. Com pias e paredes sujas, as fotos mostram também ração e fezes nos ralos, que ficam em uma sala fechada com os pets, além de banheiros amontoados de papel higiênico e com a privada inutilizável. Tudo isso é ainda pior aos finais de semana e feriados, o que contribui no entupimento dos canos.
Morros de papelão acumulados em salas após o uso dos animais, segundo eles, também não são incomuns. A tudo isso se somam os panos arrecadados por doação que são descartados em função de a máquina de levar – que suporta apenas 5kg – não estar em funcionamento há pelo menos um mês.
Iluminação
A iluminação é, em alguns pontos, pendurada do teto com fios à mostra. Segundo o grupo, não há iluminação nos alojamentos e, tampouco, manutenção na rede elétrica, expondo os animais que ali se recuperam e aqueles que auxiliam no tratamento. Vídeos enviados à redação mostram os voluntários trabalhando no escuro. “Tu te sente um inútil. Quer ajudar, dar uma qualidade de vida melhor ao animal, e não tem estrutura para trabalhar”, desabafou.
Saúde
A medicação, quando presente no local, fica amarrada com cordas em alguns dos alojamentos e a demora nos exames e cirurgias não é um privilégio dos humanos, pois no CBEA também ocorre. Uma das cadelas, disse o grupo, está há mais de quatro meses na gaiola esperando um exame renal. Eles contam, ainda, que o reboque que busca animais de grande porte, como cavalos, é do veterinário e não do Centro.
Segundo ele, a situação já foi pior. “Ainda hoje a gente aprendeu a filtrar. Antigamente era bem pior, víamos animais mortos. Agora temos um relacionamento com a administração”, afirmou.
Consultada, a Prefeitura não respondeu até o final do fechamento desta edição.
FOTOS
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 29 de novembro, no bairro São Luís

A Prefeitura de Canoas promove no sábado, 29, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro São Luís. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Engenheiro Rebouças, 333, em frente à EMEI Vó Inezinha.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.
Comunidade
Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.
“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.
Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.
O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.
“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.
Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.
“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.

Tradicionalismo4 dias atrásAETC faz festa para meninas que não puderam comemorar 15 anos por causa da enchente

Política5 dias atrásPrefeito Airton Souza transfere temporariamente cargo ao presidente da Câmara, Eric Douglas
Comunidade3 dias atrásPrefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Habitação5 dias atrásContemplados no Compra Assistida que perderam o prazo podem indicar o imóvel escolhido até sexta-feira, 5

Segurança Pública1 semana atrás15º BPM lança Operação Papai Noel para reforçar segurança em Canoas

Política1 semana atrásPresidente da Câmara de Canoas recebe Troféu Destaque Nacional da UVB
Geral5 dias atrásCanoas abre inscrições para a 2ª edição do Partiu Futuro Reconstrução

Geral5 dias atrásAbastecimento de água pode ter instabilidade em Cachoeirinha e Gravataí durante serviços emergenciais


















































