Conecte-se conosco

header-top







 

27/11/2025
 

Comunidade

Neste ano, AES Sul já realizou 15 mil podas

Moradores do bairro Harmonia reclamam da ausência de serviço

Avatar

Publicado

em

Árvores balançam no Harmonia. Foto: Marcelo Grisa/especial-OT.

Árvores balançam no Harmonia. Foto: Marcelo Grisa/especial-OT.

 

Por Marcelo Grisa
@marcelogrisa

 

A AES Sul revelou, no final do mês passado, que já realizou, apenas em Canoas, quase 15 mil podas de árvores que estariam interferindo na rede elétrica. O investimento, de cerca de R$ 550 mil, teria o objetivo de manter a estrutura da vegetação e não comprometer a infraestrutura da cidade.

Infelizmente, esse trabalho, por vezes, é ineficiente, e continua permitindo interferências da vegetação na rede elétrica. O corretor de imóveis Gerson Santos, por exemplo, enfrenta interferências e interrupções indesejadas de energia: a árvore de seu quintal, que é a maior da Rua Fernão de Magalhães, no bairro Harmonia, balança de forma violenta em dias de vento forte. “É só dar um vento mais forte que já bate no fio”, explica. A AES Sul já havia feito a poda no local, mas segundo o morador, apesar de seu pedido de um corte mais severo para evitar o transtorno, nada foi feito. “Eles vêm e só cortam à volta do fio. O resto nem adianta falar”, relata.

Nem bombeiros dão conta

O correto seria o cidadão realizar também pedidos à Prefeitura. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado para realizar a poda. Mesmo assim, nada foi feito também em uma rua próxima, a Machado de Assis. Na casa de Tereza Souza, uma figueira nativa enrosca-se nos fios da rua e os que levam energia à casa da idosa e de seus inquilinos. “Quando tem chuva, começa a queimar os galhos com as faíscas. Fica perigoso”, lembra.

Após ter a negativa do trabalho pela AES Sul (já que a empresa não pode lidar com vegetação nativa), o prefeito esteve em sua casa, ainda em 2013, prometeu soluções. “Até o Jairo [Jorge] veio aqui olhar, e não fizeram nada”, aponta Tereza. Apesar dos Bombeiros terem vindo à sua residência à época, a poda foi insuficiente. Após algumas semanas, o problema retornou.

A árvore, inclusive, também compromete a estrutura dos muros, com rachaduras e levantamento do piso do quintal. Ela teme que ela e as pessoas para quem aluga a casa ao lado tenham dificuldades maiores, já que a figueira está junto da grade externa do terreno. “Queria pelo menos que cortassem os galhos que ameaçam os fios e a casa. É um perigo”, preocupa-se. Segundo Tereza, sua filha tem tentado diversos trâmites junto à Prefeitura nos últimos três anos – todos sem sucesso.

Recurso mal utilizado

Ainda no bairro Harmonia, a rua José Maia Filho abriga a sede da Henerge – Empresa de Manutenção e Operação de Energia Elétrica Gaúcha Ltda. Ela é uma das empresas terceirizadas que atua junto à AES Sul realizando o trabalho de corte de galhos que ameaçam a fiação elétrica externa.

Entretanto, apesar da entrada e saída diária de caminhões do local, os vizinhos próximos alegam que ela nunca realiza o trabalho nas redondezas. “Minha casa é na frente deles e eles nunca vêm aqui. Ninguém da AES Sul poda aqui nessa parte da rua tem anos”, avisa a moradora Dagmar Regina de Souza Dutra.

Ela e os vizinhos precisam contar com a poda feita pelas empresas de telefonia fixa e móvel, quando estas precisam instalar e retirar fios, ou mesmo realizar o trabalho por conta, à margem da lei. “Eu não chego a precisar seguido, mas muita gente chama aí quando ninguém vê, pra cuidar com a multa”, explica. Segundo Dagmar, o seu único medo é justamente em relação à segurança dos familiares que moram em sua casa. “De vez em quando dá um barulho de choque dali, como se dois fios desencapados encostassem um no outro”, descreve.

A Prefeitura de Canoas informa que a responsabilidade pela poda no município é da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA). Os serviços de corte podem ser feitos pela própria Secretaria, pela Henerge e pela AES Sul. As solicitações podem ser feitas por meio da Central de Atendimento ao Cidadão, pelo número 0800-5101234.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Subprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Prefeitura de Canoas junto com a equipe da Subprefeitura do bairro Rio Branco realizaram, nesta sexta-feira, 21, o conserto de duas erosões em calçadas na Rua Nicolau Seibel, em Canoas. As intervenções incluíram a substituição da tubulação pluvial e a recuperação do passeio público nos dois pontos afetados, que, segundo o subprefeito Geovane do Amaral, foram danificados após episódios de alagamento.

“Vamos consertar e deixar o passeio em condições de uso”, afirmou Amaral.

Ele informou ainda que uma terceira erosão existente na mesma via deve ser recuperada na próxima semana.

O subprefeito também mencionou que outras equipes atuam simultaneamente em demandas do bairro.

“Temos 10 situações crônicas no bairro, que vamos resolvê-las até o final do ano”, disse.

Amaral destacou que, às quartas-feiras, um caminhão hidrojato realizará limpeza e desobstrução das galerias pluviais na região.

“Estamos avançando, atendendo à nossa população, resolvendo problemas antigos do bairro”, declarou.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 22 de novembro, no bairro Guajuviras

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Estrada do Nazário, 3150, em frente ao Hangar Cultural, no bairro Guajuviras. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, regularização fundiária, orientações sobre laudos da enchente, vacinação, testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de saúde. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com atendimento veterinário, assistência social, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos, além de doação e recebimento de roupas. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Comunidade

Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

Redação

Publicado

em

Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.

Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.

edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques