Conecte-se conosco

header-top







 

22/12/2025
 

Canoas

Marco Leite recebe o Título de Cidadão Canoense em sessão marcada por emoção

Redação

Publicado

em

Marco Leite recebe o Título de Cidadão Canoense em sessão marcada por emoção

Em uma cerimônia marcada por emoção, memória e gratidão, o comunicador Marco Leite foi homenageado com o Título de Cidadão Canoense, concedido pela Câmara Municipal de Canoas na quinta-feira, 23. Natural de Barra do Quaraí, distrito de Uruguaiana, Marco chegou à cidade em 1978 e desde então construiu uma trajetória sólida na comunicação local, sendo reconhecido por sua atuação engajada e pelo olhar atento às questões sociais e políticas da região.

A sessão, proposta pelo vereador Bamberg (PSDB) e aprovada por unanimidade entre os parlamentares, reuniu autoridades, amigos, familiares e colegas de profissão.

“Estamos homenageando alguém que ajudou a construir a história desta cidade, mesmo com todas as adversidades que enfrentou. Marco Leite representa uma trajetória de superação, compromisso e contribuição direta com a sociedade canoense”, destacou Bamberg em seu discurso.

A história de Marco se entrelaça com a de Canoas desde cedo. Aos 13 anos, começou como entregador de jornais no tradicional O Timoneiro, mas logo passou a sonhar com a escrita, desejo que viria a se concretizar anos depois. Tornou-se figura conhecida nos cafés e lancherias da cidade, locais de debate político nos anos 80, e ali passou a transitar entre autoridades, jornalistas e lideranças locais.

Formado como produtor gráfico e jornalista, Marco atuou em praticamente todos os veículos de imprensa da cidade: Folha de Canoas, Radar, Diário de Canoas, além de publicações estaduais como Correio do Povo, Jornal do Comércio e o Diário Oficial do Estado. Também exerceu a função de assessor de imprensa da Prefeitura de Canoas por sete anos. Mas foi com o Notícias da Aldeia, canal que criou para discutir de forma crítica os rumos da cidade, que consolidou sua voz como agente provocador de reflexões e debates.

“O Notícias da Aldeia se transformou em um espaço necessário. É um veículo que instiga o pensamento, que cobra, mas que também propõe. E isso é fundamental numa democracia viva”, pontuou o prefeito Airton Souza, que acompanhou a cerimônia ao lado de outras autoridades.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Canoas

APAE Canoas firma parceria com o Brechó Peça Rara para ação beneficente no próximo sábado, 29

Redação

Publicado

em

A APAE Canoas anunciou uma nova parceria com o Brechó Peça Rara, localizado no bairro Marechal Rondon. A iniciativa prevê a realização de um bazar solidário no próximo sábado, 29, das 10h às 17h, com toda a renda revertida para a manutenção da Instituição, que atende pessoas com deficiência e síndromes há 59 anos.

Segundo a direção da APAE, a ação reforça o compromisso do Brechó Peça Rara com a inclusão. Além de disponibilizar o espaço, o brechó realizou a doação de roupas e calçados que estarão à venda no evento, com valores entre R$ 2 e R$ 30.

“Esse tipo de apoio é essencial para que a Instituição continue se desenvolvendo e aprimorando suas atividades no município”, afirmou o presidente da APAE Canoas, Dr. Tiago Castilhos.

A Subgerente da loja, Pamela D’Ávila, destacou o orgulho da empresa em fortalecer a parceria.

“Acreditamos que moda também é sobre cuidar de pessoas, promover inclusão e apoiar projetos que transformam vidas. Cada cliente que compra conosco ajuda a impulsionar ações que fazem a diferença na comunidade”, disse.

A ação também fortalece o trabalho da APAE NSR, que será beneficiada pela mobilização.
O Brechó Peça Rara Canoas fica na Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 52, quase na esquina com a Avenida Liberdade.

Pagamentos poderão ser feitos por cartão, pix ou dinheiro.

Continuar a ler

Canoas

Corsan investiga instabilidade no abastecimento de água nos bairros São José e Igara

Redação

Publicado

em

Técnicos da Corsan realizam verificações nos bairros São José e Igara, em Canoas, nesta terça-feira, 25, para identificar a origem da redução na pressão da água e das ocorrências pontuais de falta de abastecimento registradas na área. Até o momento, não há estimativa para a retomada plena do serviço.

Para esclarecimentos adicionais, os consumidores podem acessar os canais oficiais da companhia: aplicativo Corsan, Agência Virtual disponível em cliente.corsan.com.br, atendimento telefônico pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A empresa reforça que esses canais funcionam de forma contínua e orienta que a população utilize os meios de atendimento para registrar solicitações, buscar informações ou comunicar situações relacionadas ao abastecimento, contribuindo para agilizar o trabalho das equipes.

Continuar a ler

Canoas

Obras do dique Mathias Velho avançam após início da demolição de residências

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Thormann

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciou, na quarta-feira, 19, a demolição de moradias localizadas na área destinada à expansão do dique do bairro Mathias Velho. A medida é necessária para liberar o espaço e permitir o avanço das intervenções previstas no projeto de contenção.

A ação envolve as secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Habitação e Desenvolvimento Urbano. No total, 41 residências serão removidas, sendo 10 demolidas na quarta-feira. As famílias que ocupavam os imóveis já foram atendidas por programas habitacionais e transferidas para novas moradias.

Segundo o secretário de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, a remoção é uma etapa obrigatória para que os trabalhos avancem em direção à Avenida Guilherme Schell dentro do prazo previsto. Já o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Fabiano Siqueira, informou que cerca de 1.648 famílias foram atendidas pelo programa Compra Assistida, que garante novas residências aos moradores afetados pelas obras.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques