Canoas
Canoas inicia turno único na Prefeitura a partir desta segunda, 3 de novembro

A Prefeitura de Canoas entra em vigor hoje, 3 de novembro, com o turno único de atendimento. Até 28 de fevereiro de 2026, o expediente da Administração Pública Direta e Indireta será de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h.
De acordo com a prefeitura, a medida não afeta serviços considerados essenciais, que manterão seus horários regulares conforme o Decreto nº 270, de 5 de abril de 2010. Entre eles estão a Central de Atendimento ao Cidadão, escolas municipais, unidades de saúde de todos os níveis de atenção e o PROCON municipal.
O turno único é justificado pela administração como uma forma de reduzir gastos com energia, água e outros insumos, estimando economia de aproximadamente R$ 1 milhão por mês.
Canoas
Marco Leite recebe o Título de Cidadão Canoense em sessão marcada por emoção

Em uma cerimônia marcada por emoção, memória e gratidão, o comunicador Marco Leite foi homenageado com o Título de Cidadão Canoense, concedido pela Câmara Municipal de Canoas na quinta-feira, 23. Natural de Barra do Quaraí, distrito de Uruguaiana, Marco chegou à cidade em 1978 e desde então construiu uma trajetória sólida na comunicação local, sendo reconhecido por sua atuação engajada e pelo olhar atento às questões sociais e políticas da região.
A sessão, proposta pelo vereador Bamberg (PSDB) e aprovada por unanimidade entre os parlamentares, reuniu autoridades, amigos, familiares e colegas de profissão.
“Estamos homenageando alguém que ajudou a construir a história desta cidade, mesmo com todas as adversidades que enfrentou. Marco Leite representa uma trajetória de superação, compromisso e contribuição direta com a sociedade canoense”, destacou Bamberg em seu discurso.
A história de Marco se entrelaça com a de Canoas desde cedo. Aos 13 anos, começou como entregador de jornais no tradicional O Timoneiro, mas logo passou a sonhar com a escrita, desejo que viria a se concretizar anos depois. Tornou-se figura conhecida nos cafés e lancherias da cidade, locais de debate político nos anos 80, e ali passou a transitar entre autoridades, jornalistas e lideranças locais.
Formado como produtor gráfico e jornalista, Marco atuou em praticamente todos os veículos de imprensa da cidade: Folha de Canoas, Radar, Diário de Canoas, além de publicações estaduais como Correio do Povo, Jornal do Comércio e o Diário Oficial do Estado. Também exerceu a função de assessor de imprensa da Prefeitura de Canoas por sete anos. Mas foi com o Notícias da Aldeia, canal que criou para discutir de forma crítica os rumos da cidade, que consolidou sua voz como agente provocador de reflexões e debates.
“O Notícias da Aldeia se transformou em um espaço necessário. É um veículo que instiga o pensamento, que cobra, mas que também propõe. E isso é fundamental numa democracia viva”, pontuou o prefeito Airton Souza, que acompanhou a cerimônia ao lado de outras autoridades.
Canoas
Prefeitura na Tua Casa deste sábado foi cancelado devido a questões climáticas

O evento do Prefeitura na Tua Casa deste sábado 18, que ocorreria no bairro Mato Grande, foi cancelado devido à previsão de chuva do final de semana. A nova data será definida e divulgada posteriormente.
Canoas
Mulheres de Canoas podem se inscrever em curso gratuito de elétrica hidráulica e ar condicionado

As mulheres canoenses já podem se inscrever para o curso gratuito “Reparos de Elétrica, Hidráulica e Ar Condicionado”, que será realizado na Casa Lilás, localizada na Avenida Boqueirão, 2046, bairro Igara. A formação faz parte das ações de qualificação profissional promovidas pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), para ampliar a autonomia e as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para as mulheres canoenses.
As inscrições começam nesta sexta-feira 10, e seguem até o dia 17 de outubro, podendo ser feitas pelo link: https://sistemas.canoas.rs.gov.br/cidadania/inscricao/inscricao-programa/1, ou presencialmente, na SMMCI (Rua Fioravante Milanez, 256, quinto andar).
O curso será oferecido todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30, com início no dia 20 de outubro, até 19 de novembro. São 15 vagas disponíveis, preenchidas por ordem de inscrição, e o público-alvo são mulheres acima de 18 anos. Para receber o certificado de conclusão, é necessário frequentar, no mínimo, 75% das aulas.

Geral1 semana atrásComeça hoje 6ª edição do programa “Miau na Rua” com castração gratuita de gatos em Canoas

Transporte1 semana atrásCanoas reforça linhas de ônibus e cria linha especial no domingo de finados

Habitação1 semana atrásMutirão para regularizar imóveis da Cohab/RS a custo zero seguirá neste sábado em Canoas

Geral1 semana atrásEstudante da Ulbra Canoas usa realidade virtual para transformar tratamento de pacientes com Parkinson

Saúde5 dias atrásDivas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

ANIVERSÁRIO1 semana atrásSindilojas Canoas comemora 50 anos de representação e fortalecimento do comércio local

Saúde2 dias atrásUnidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

Saúde5 dias atrásPrograma de Dignidade Menstrual distribui absorventes gratuitos em Canoas




























































