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17/08/2025
 

Educação

Aprovado reajuste do piso do magistério estadual em 6,27% a contar de janeiro de 2025

Redação

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Aprovado reajuste do piso do magistério estadual em 6,27% a contar de janeiro de 2025

Na sessão desta terça-feira, 18, os parlamentares aprovaram o projeto do Executivo que reajusta o piso do magistério estadual em 6,27% a contar de janeiro de 2025. O plenário também aprovou a composição da Comissão de Ética Parlamentar da Casa.

Magistério

Com 49 votos favoráveis, foi aprovado o PL 14 2025, do Poder Executivo, que reajusta o subsídio mensal dos membros da carreira do Magistério Público Estadual. Conforme a justificativa do governo, o reajuste incidirá com paridade sobre todos os níveis de carreira dos professores ativos e inativos e pensionistas com direito à paridade, com impacto financeiro estimado em R$ 437 milhões ao ano.
Uma emenda, proposta pelo deputado Miguel Rossetto (PT) e mais 12 parlamentares, foi apresentada ao texto. No entanto, ela não chegou a ser deliberada em função de aprovação de requerimento do líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), para preferência de votação do projeto original.
Sofia Cavedon (PT) chamou a atenção dos colegas para a oportunidade de corrigir injustiças e arrochos salariais do magistério estadual, especialmente os aposentados e funcionários de escola, com a aprovação de emenda proposta por sua bancada. Ela criticou Eduardo Leite por retirar direitos dos professores durante seus governos. “O governador usa o dispositivo nacional do reajuste anual do piso do magistério, que é um reajuste que ele é obrigado a dar, dentro de um mecanismo perverso que faz de conta que paga o piso, mente para a sociedade que paga o piso, mas, na verdade, se apropria de parte do salário dos servidores e servidoras”, afirmou.
Luciana Genro (PSOL) avaliou ser lamentável que os parlamentares tenham que aprovar este projeto que não é de fato o cumprimento da lei do piso salarial. “O que o governador Eduardo Leite criou no Rio Grande do Sul foi a transformação do piso em teto”, acusou. A parlamentar ainda criticou o atual governo por ter destruído o plano de carreira e atacado as conquistas arrancadas com décadas de luta do magistério. Também citou o momento dramático da volta às aulas, quando as ondas de calor desmascararam a  falsa ideia do governo de que escolas estavam preparadas para o ano letivo.
Felipe Camozzato (Novo) afirmou que, nos últimos quatro anos, o piso teve reajuste de aproximadamente 50%. Ainda criticou a emenda apresentada pela bancada do PT e a postura do Cpers Sindicato. “Se o Cpers estivesse preocupado com a qualidade da educação, iria estar reconhecendo essa valorização de 50% e não pedindo o que sequer o governo Lula faz”, declarou. Ainda destacou que a proposta em votação não é uma ilusão, uma irresponsabilidade ou uma ilegalidade, como colegas afirmaram na tribuna. Na avaliação de Camozzato, o projeto “é o que dá para fazer diante das circunstâncias”.
Professor Bonatto (PSDB) disse que, ao longo da história do Rio Grande do Sul tiveram dificuldade e seguem com dificuldades em desenvolver suas habilidades e competências para cumprir sua missão. Avaliou que a situação que vivemos no estado hoje é resultado de uma série de decisões políticas de governos que já passaram e não tiveram a coragem ou a possiblidade de fazer os investimentos necessários na educação. O deputado disse que os professores que estão na ativa hoje recebiam, há cinco anos, metade do salário que recebem hoje. “Desde que o governador Eduardo Leite assumiu o processo de educação vem avançando”,  afirmou.
Frederico Antunes (PP) rebateu críticas dos colegas que o antecederam. “O importante é nos darmos conta, num exercício de 2019 para agora, que tivermos um crescimento do valor de pagamento do piso nacional do magistério, um cumprimento de lei sem nos permitir estarmos com a espada na cabeça do ajuizamento de uma ação por descumprimento de lei neste estado, de R$ 2.557 para R$ 4.687 sem necessitar de um subterfugio apelidado de completivo”, explicou. Ainda citou projeto que incluiu os servidores de escola nas categorias do piso regional, a meta de melhorar o sistema de gestão das escolas e investimentos para melhorar a infraestrutura dos prédios escolares.
Também se manifestaram Halley Lino (PT), Adão Pretto Filho (PT), Laura Sito (PT), Jeferson Fernandes (PT), Leonel Radde (PT), Zé Nunes (PT), Bruna Rodrigues (PCdoB), Valdeci Oliveira (PT), Paparico Bacchi (PL) e Miguel Rossetto (PT).

Comissão de Ética

Antes da apreciação do projeto do Executivo, os parlamentares aprovaram, por unanimidade (50 votos favoráveis), o RDI 8 2025, da Mesa Diretora, que indica deputados para comporem a Comissão de Ética Parlamentar para o biênio 2025-2027. Os titulares da comissão são a deputadas Luciana Genro (PSOL) e Delegada Nadine (PSDB) e os deputados Carlos Búrigo (MDB), Aloísio Classmann (União), Jeferson Fernandes (PT), Valdeci Oliveira (PT), Zé Nunes (PT), Frederico Antunes (PP), Guilherme Pasin (PP), Gustavo Victorino (Republicanos), Cláudio Tatsch (PL) e Eduardo Loureiro (PDT).

Educação

Conecta+ @Canoas inicia nova fase com formação presencial para professores do 6º ano

Redação

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Conecta+ @Canoas inicia nova fase com formação presencial para professores do 6º ano

O programa Conecta+ @Canoas deu um passo decisivo com a realização das formações presenciais para professores dos 6ºs anos da rede municipal de ensino. O último dia de encontro ocorreu no Auditório Sady Schivitz, na quinta-feira, 14, nos turnos da manhã e da tarde, reunindo educadores que agora passam a integrar a primeira fase de implementação da plataforma educacional desenvolvida pelo Serpro.

A formação marca a última etapa do ciclo preparatório iniciado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em julho, voltado a garantir que todos os profissionais envolvidos no programa estejam capacitados para o uso pedagógico da nova tecnologia em sala de aula.

Mariáh da Luz, chefe da Unidade de Tecnologia e Inovação da SME, destacou a importância de levar o programa às escolas: “Depois de hoje, os professores já estão habilitados para usar o programa, que foi feito com bastante cuidado, com aplicativos que os professores já utilizam e que podem aumentar o interesse dos alunos.”

A professora Sheila Ost, da EMEF Duque de Caxias, também comentou: “Tenho certeza de que ele veio para agregar, de forma muito positiva, à parte pedagógica da escola e à parte tecnológica junto aos alunos. Eles vão ter acesso ao pacote Office completo e a uma internet de alta velocidade.”

Já a professora Tatiana Dalmoro acrescentou: “Veio para facilitar o acesso das crianças, que já fazem parte de uma nova geração. Para eles, a tecnologia é muito importante, e para nós, professores, também é essencial incluí-los nessa nova realidade.”

Além dos professores, os alunos também passarão por formação, como explicou Glaucia Joaham, professora e integrante da Unidade de Tecnologia e Inovação: “Além dos professores que estão recebendo formação, os alunos também terão sua formação no Conecta+. Trata-se de um projeto feito por etapas, no qual cada escola receberá uma equipe para auxiliar nesse processo de implementação.”

O Conecta+ @Canoas beneficiará, já neste segundo semestre, 9.800 estudantes de 44 escolas municipais, com foco nos alunos dos 4º, 5º e 6º anos. A proposta é utilizar uma plataforma personalizada para apoiar o ensino, fortalecer a aprendizagem e melhorar indicadores como o SAERS e o SAEB.

Desde o início do programa, em 15 de julho, cerca de 700 professores já foram capacitados. Os primeiros encontros ocorreram na sede da SME, e nos dias 5 e 6 de agosto, o foco esteve nos docentes dos 4º e 5º anos, além dos professores da área de TICs.

Com a conclusão das formações da primeira fase, a plataforma será oficialmente implementada nas escolas ainda neste semestre. Em 2026, o programa entra na segunda fase, permitindo que os estudantes também tenham acesso remoto à plataforma a partir de casa.

Mais do que um investimento em tecnologia, o Conecta+ @Canoas representa uma aposta concreta na equidade, no desempenho escolar e na preparação dos alunos para os desafios do presente e do futuro.

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Educação

II Semana de Prevenção à Violência Escolar começa na próxima segunda-feira, 11, em Canoas

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II Semana de Prevenção à Violência Escolar começa na próxima segunda-feira, 11, em Canoas

A II Semana de Prevenção à Violência Escolar e o Simpósio de Prevenção à Violência Escolar começam na próxima segunda-feira, 11, com atividades até a próxima sexta-feira, 15, em Canoas. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Educação, por meio do Programa Tempo de Cuidar e o evento tem como objetivo a discussão de práticas preventivas da violência escolar.

No decorrer da semana será realizado o Simpósio Nacional de Prevenção à Violência Escolar, de forma online, contando com palestrantes de Santa Maria, Caxias do Sul, Rio de Janeiro e Paraíba, um bate-papo sobre comunicação não violenta e o enfrentamento às situações de violência escolar, mostra de reels produzidos por alunos da rede municipal de ensino, caminhada pela prevenção à violência escolar envolvendo alunos e professores das redes municipal e estadual, além de abraço às escolas representando o pertencimento e a união de todos para tornar as escolas mais seguras.

Confira a programação completa:

  • O quê: Lanche especial alusivo ao Dia do Estudante nas escolas
    Data: Segunda-feira (11)
    Horário: 10h e 15h
    Local: Refeitório das EMEFs
  • O quê: Abertura oficial com palestras
    Data: Segunda-feira (11)
    Horário: 18h30 às 21h
    Local: Teatro do SESC – Avenida Guilherme Schell, 5340 – Centro, Canoas
  • O quê: Simpósio Nacional de Prevenção à Violência Escolar
    Data: Terça-feira (12)
    Horário: 18h30 às 21h
    Local: Youtube (online)
  • O quê: Bate-papo “A Comunicação Não Violenta e o Enfrentamento às situações de violência escolar”
    Data: Quarta-feira (13)
    Horário: 9h às 11h30
    Local: Uniritter – Rua Santos Dumont, 888 – Niterói, Canoas
  • O quê: Envio dos reels criados pelos alunos
    Data: Quarta-feira (13)
    Horário: 15h
    Local: Instagram (online)
  • O quê: Caminhada pela Prevenção à Violência Escolar
    Data: Quinta-feira (14)
    Horário: 14h
    Local: Início pela Esquina Caramuru com Quinze de Janeiro
  • O quê: Grande abraço à escola
    Data: Sexta-feira (15)
    Horário: 10h e 15h
    Local: Entorno das EMEFs
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Educação

IFRS-Campus Canoas dá início às primeiras turmas do Programa Autonomia e Renda Petrobras

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IFRS-Campus Canoas dá início às primeiras turmas do Programa Autonomia e Renda Petrobras

As primeiras qualificações profissionais do Programa Autonomia e Renda Petrobras oferecidas no Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) tiveram início nesta segunda-feira, 04 de agosto. Aproximadamente cem estudantes dos cursos de “Auxiliar de Serviços Diversos”, “Pintor Industrial” e “Isolador de Tubulações” foram recepcionados com atividades especiais durante a manhã.

Reunidos no auditório da unidade, eles receberam o kit do estudante, com mochila, caderno, estojo e camiseta; assistiram a apresentações sobre o Programa, o IFRS e o Campus Canoas; e ouviram falas de acolhida e incentivo de gestores e da equipe.

Os três cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC) e terão duração de quatro a cinco meses, incluindo atividades teóricas e práticas. Os estudantes são prioritariamente moradores de Canoas e Esteio, atualmente em condição de vulnerabilidade socioeconômica, e receberão bolsas-auxílio mensais.

A pró-reitora de extensão do Instituto, Marlova Benedetti, e a diretora-geral da unidade, Patrícia Nogueira Hübler, deram as boas-vindas. Marlova lembrou que o programa surgiu a partir de uma iniciativa da Petrobras e foi planejado com todo o cuidado para oferecer educação de qualidade em um formato que atenda as demandas dos públicos prioritários.

“Sabemos que não é fácil deixar as suas casas e famílias e estar aqui todas as manhãs para as aulas. Mas estamos muito felizes de receber vocês. O IFRS está de portas abertas para acolhê-los.”

A diretora Patrícia destacou que os alunos do programa agora são parte do campus e podem identificar outras oportunidades de estudos para si e seus familiares.

Os estudantes também conheceram os coordenadores de curso, professores e técnicos do programa. Demonstraram curiosidade e expectativas pela etapa que se inicia. Para Ixandra Josefina Morillo, da turma de Pintor Industrial, fazer o curso representa uma possibilidade de conquistar um emprego formal e conseguir auxiliar financeiramente a família, hoje fisicamente distante.

Ixandra tem 29 anos e veio da Venezuela para o Rio Grande do Sul em 2024 em busca de melhores condições de vida. Desde então, tem atuado como diarista. “Para conseguir um bom trabalho, preciso ter o curso, e quando eu puder, pretendo ajudar a minha mãe e a minha avó, que ficaram na Venezuela”, conta.

A coordenadora do programa no IFRS, Leila Schwarz, avalia que o clima de acolhimento e alegria no primeiro dia de aula demonstrou às turmas o envolvimento da equipe para uma jornada de qualificação realmente significativa, “num espaço para aprender e ensinar, construir conhecimentos e buscar novas oportunidades no mundo do trabalho”.

“O Programa Autonomia e Renda representa a todos os envolvidos uma possibilidade de transformação social através da educação”, aponta.

As turmas fizeram ainda um roteiro para conhecer os diferentes espaços do campus, incluindo a biblioteca, cantina e laboratórios. A manhã terminou nas salas de aula, onde os colegas se conheceram melhor, esclareceram dúvidas sobre o formato das aulas e os conteúdos que irão aprender.

Sobre o Programa

O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como principal objetivo qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos e ampliando as chances de ingresso no mercado de trabalho.

Lançado em junho de 2024, é uma parceria entre a Petrobras, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/Senai/Sesi SENAI SESI. O IFRS é um dos parceiros desde as primeiras iniciativas.

No ano passado, realizou uma turma de Auxiliar de Serviços em Porto Alegre e uma de Pintor Industrial em Alvorada. Neste ano, ocorrem essas três turmas no Campus Canoas.

Para saber mais e acompanhar as novidades, acesse o site autonomiaerenda.com.br e as redes sociais @IFRSCanoas.

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