Conecte-se conosco

header-top







 

18/08/2025
 

Política

Câmara vota denúncia e abre de Comissão Processante para investigar vereador Giovanni Rocha

Redação

Publicado

em

Câmara vota denúncia e abre de Comissão Processante para investigar vereador Giovanni Rocha

A Câmara Municipal de Canoas aprovou, por 19 votos a 1, a criação de uma Comissão Processante para investigar a denúncia apresentada contra o vereador Giovanni Martins da Rocha Costa (PSD). O pedido foi protocolado pelo advogado Jairo Wilson de Oliveira Silveira e aponta possíveis irregularidades na nomeação e atuação de servidores do gabinete do parlamentar.

Segundo a denúncia, três assessores lotados no gabinete de Giovâni Costa teriam recebido salários sem cumprir suas funções de maneira efetiva. O documento alega que eles atuavam, supostamente, em uma associação beneficente de Canoas, durante o horário de expediente. A entidade é, segundo o denunciante presidida pelo cônjuge do vereador o que, de acordo com a acusação, poderia indicar conflito de interesses e uso indevido da estrutura pública.

Diante dessas alegações, a denúncia sugere que a conduta do parlamentar poderia configurar possíveis infrações como improbidade administrativa, corrupção e quebra de decoro. O caso já estaria sob investigação do Ministério Público. Com a aprovação da Comissão Processante, os vereadores terão um prazo para conduzir a apuração e apresentar um parecer, que poderá resultar no arquivamento da denúncia ou na cassação do mandato do vereador, conforme prevê a legislação.

A definição dos integrantes ocorreu por meio de sorteio, conforme prevê o regimento interno da Câmara. A Comissão Processante será composta por:

Presidente: Gabriel Costantino (PT)
Relator: Aloísio Bamberg (PSDB)
Membro: Rodrigo D’ávila (Novo)

O que diz Giovanni Rocha

O vereador se manifestou através de nota manifestando surpresa e indignação com a medida, dizendo enxergar como uma tentativa de perseguição política.

“Causa-me estranhamento que, em vez de direcionar esforços para discutir e solucionar os desafios urgentes de Canoas, como a crise na saúde, os problemas na educação e a necessidade de investimentos em infraestrutura, o partido opte por medidas que apenas tentam desestabilizar meu mandato, visto minha independência em posicionar-me sobre o que será positivo a cidade, independente de qual partido tenha proposto. Isso não me fará recuar”.

Política

O deputado estadual suplente Capitão Macedo se filia ao Podemos em ato em Canoas

Redação

Publicado

em

O deputado estadual suplente Capitão Macedo se filia ao Podemos em ato em Canoas.

O Podemos do Rio Grande do Sul realizou um ato de filiação para receber o Deputado Capitão Macedo em seus quadros.

O evento, realizado em Canoas, contou com a presença de lideranças políticas, militantes e apoiadores.

Continuar a ler

Política

NOVO e PL iniciam articulação para projeto conjunto no RS

Redação

Publicado

em

NOVO e PL iniciam articulação para projeto conjunto no RS

Representantes do partido NOVO no Rio Grande do Sul e o pré-candidato ao governo do Estado, deputado federal Luciano Zucco (PL), realizaram nesta sexta-feira, 8, a primeira reunião de trabalho após o anúncio de aliança entre as siglas. O encontro, realizado em um auditório com presença de filiados do NOVO de diversas regiões, marcou o início das discussões para a elaboração de um projeto conjunto para as eleições de 2026.

Durante o evento, Zucco afirmou que a parceria entre PL e NOVO busca promover mudanças no Estado e destacou a importância de união em torno de objetivos comuns. Já o deputado estadual Felipe Camozzato (NOVO) declarou que a aliança pretende apresentar propostas para impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, ressaltando a convergência de valores entre as legendas.

Segundo os organizadores, novas reuniões estão previstas para aprofundar o plano de governo que será apresentado aos eleitores.

Continuar a ler

Política

Larissa Rodrigues toma posse como vereadora no Legislativo canoense

Redação

Publicado

em

Larissa Rodrigues toma posse como vereadora no Legislativo canoense

Tomou posse como vereadora na quinta-feira, 7, a primeira suplente do PL, Larissa Rodrigues. Ela assume a vaga deixada por Ezequiel Vargas, que teve seu mandato cassado. Larissa já havia exercido o cargo anteriormente, quando apresentou e articulou a aprovação da lei municipal que instituiu o Maio Laranja — campanha voltada à prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Aos 25 anos, ela estuda administração e se define como cristã e conservadora. Atualmente, estava lotada na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, atuando como adjunta de trânsito. Segundo a vereadora, “é uma honra e um privilégio enorme voltar a essa casa como uma representante do povo, escolhida 1473 vezes por pessoas que acreditam em uma Canoas melhor. “Assumo para construir pontes e não muros. Sem demagogia, apenas o trabalho honesto e a fé em Deus”, disse Larissa.

“Quero salientar também o trabalho sério que essa Câmara vem desempenhando e o meu compromisso com as pessoas, com a família canoense, com as nossas crianças. Minha declaração hoje é de agradecimento. Contem comigo para fazer esta casa e Canoas ainda mais fortes”, concluiu a representante do PL.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques