Conecte-se conosco

header-top


 






 

19/12/2024
 

Enchente 2024 Canoas

Vereadores de Canoas aprovam criação do Dia dos Heróis Voluntários da Enchente

Redação

Publicado

em

Vereadores de Canoas aprovam criação do Dia dos Heróis Voluntários da Enchente

Na sessão realizada na quinta-feira, 12, a Câmara aprovou o projeto de lei que institui o Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente, a ser comemorado anualmente em 3 de maio. A iniciativa, em primeira hora de autoria do vereador Duarte, líder do Republicanos, iria ser votada na última quinta-feira, 12.

Por pedido dos demais legisladores, Duarte retirou o projeto e os vereadores reapresentaram, mas de forma conjunta, com a assinatura de todos. A lei busca reconhecer o papel fundamental dos voluntários que atuaram durante a enchente histórica que atingiu o município e o estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024.

Projeto de Lei

O projeto de lei aprovado pela Câmara estabelece que o dia 3 de maio será oficialmente o Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente, integrando o calendário oficial de Canoas.

A data tem como objetivo promover a valorização e o reconhecimento público do trabalho dos voluntários, destacando sua importância na superação da tragédia.

Além disso, a lei autoriza a criação de um monumento em homenagem aos voluntários, eternizando suas contribuições, e prevê ações de divulgação oficial para dar visibilidade ao seu esforço e fomentar a cultura da solidariedade.

Um marco para a memória e o reconhecimento

Canoas foi a cidade mais afetada, percaptamente, pela tragédia, com mais de 80 mil moradias atingidas e diversas áreas isoladas. Durante a crise, voluntários se mobilizaram para oferecer assistência aos desabrigados, utilizando todos os meios possíveis — terra, água e ar — para levar suprimentos, resgatar famílias e oferecer apoio emocional.

O projeto destacou a força coletiva que surgiu durante a tragédia.

“Esses heróis anônimos deixaram suas rotinas de lado para ajudar o próximo, enfrentando longas jornadas, usando recursos próprios e mobilizando redes de solidariedade. O Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente será uma forma de perpetuar essa memória e honrar aqueles que fizeram a diferença”, afirma a lei.

A justificativa ressaltou que o projeto é um reconhecimento às diversas formas de ajuda que surgiram durante a enchente, independentemente de religião, origem ou etnia.

“Canoas viu um verdadeiro ecossistema de solidariedade surgir. Cristãos, judeus, muçulmanos, brancos, negros e indígenas se uniram para ajudar. O Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente não celebra apenas a coragem, mas também a união em um momento de profunda dor”, declarou.

Enchente 2024 Canoas

Divulgada lista com mais de 889 mil beneficiários do Aluguel Social em Canoas

Redação

Publicado

em

Divulgada lista com mais de 889 mil beneficiários do Aluguel Social em Canoas

A Prefeitura de Canoas divulgou nesta quarta-feira, 18, a lista com o nome de mais 889 beneficiários do programa Aluguel Social, que destina R$ 1 mil por até 12 meses para quem aguarda os imóveis definitivos serem adquiridos ou construídos pelo governo federal.

A lista completa dos canoenses incluídos na ação pode ser conferida no Diário Oficial do Município (DOMC). Outras 1.069 pessoas já vêm recebendo o benefício, chegando a 1.958 o número de famílias contempladas na iniciativa, um aumento de 83% no número de contemplados.

Os abrigados nos Centros Humanitários de Acolhimento (CHAs) ainda não estão nesta relação. O teto de pessoas que podem ser incluídas no programa é 2.500, sem abertura de novo prazo para inscrições.

Segundo o prefeito Jairo Jorge, o aumento do número de beneficiários reflete o impacto prolongado das enchentes e a necessidade de oferecer suporte às famílias que ainda enfrentam dificuldades para se restabelecer.

“Estamos ampliando o programa, prevendo também que moradores de áreas de risco, onde obras emergenciais como a construção de diques e casas de bombas estão em andamento, tenham prioridade, mesmo sem inscrição prévia. Também estendemos as inscrições para as famílias que estão nos Centros de Humanitários de Acolhimento (CHAs)”, informou o prefeito.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo da Silva, acrescentou que a Prefeitura recebeu a inscrição de mais de 15 mil famílias. Mais de mil já estão recebendo o benefício, e outras estão em processo de finalização de vistorias e apresentação de documentação.

Em função do estado de calamidade, a reconstrução da cidade, como as obras do sistema de proteção às cheias, demanda o reassentamento de algumas famílias, sendo necessário indicá-las a programas habitacionais futuros.

Benefício

As 542 vagas deverão ser preenchidas por pessoas que estejam nos CHAs, residam nas  áreas dos diques e por demais inscritos da classificação geral.

O benefício é concedido mensalmente e pago via Pix, mediante apresentação de contrato de locação e recibos mensais. Caso os comprovantes não sejam entregues até o dia 10, o pagamento pode ser suspenso no mês seguinte. A iniciativa foi criada em junho deste ano para atender às vítimas das enchentes.

Confira a lista dos novos contemplados no Aluguel Social

Aluguel Social_18122024

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Fechamento definitivo do Dique Rio Branco/Fátima em Canoas é concluído

Redação

Publicado

em

Fechamento definitivo do Dique Rio BrancoFátima em Canoas é concluído

No sábado, 14, a Prefeitura de Canoas entregou a obra do conserto definitivo do dique Rio Branco/Fátima. Esta é a primeira obra do Cinturão de Diques de Canoas e também a primeira em sistema de proteção a ser concluída no Rio Grande do Sul após a enchente.

Canoas já havia sido a primeira cidade a começar os trabalhos, no dia 5 de setembro, justamente com o reparo dos cerca de 60 metros que romperam na madrugada do dia 4 de maio.

O prefeito Jairo Jorge destacou a importância da conclusão dos trabalhos para garantir a proteção dos bairros.

“Esta é a primeira entrega do nosso Cinturão de Diques, temos sete obras já em andamento e outras três que se iniciam ainda em 2024, totalizando dez frentes de trabalho que vão garantir a proteção completa de Canoas”, ressaltou.

Ainda no mês de maio, havia sido feito um conserto provisório do dique, obra que foi essencial para a retirada das águas acumuladas no lado Oeste de Canoas, permitindo que Canoas fosse a primeira cidade a ficar 100% seca, em menos de 30 dias.

Após o início das obras de reparo definitivo, foi feita a limpeza e retirada dos materiais que estavam na área, a realização de uma parede de concreto, a colocação da manta impermeável e a instalação das estruturas de concreto, para então, ser feita a finalização do conserto.

De acordo com a atual gestão, com a conclusão, será feita a ampliação da área do dique, e já está em análise a construção dos trechos entre a Avenida Guilherme Schell e a Rua Primavera, e da Primavera até o V Comar.

Além do conserto definitivo do dique Rio Branco, as obras no Cinturão de Diques de Canoas seguem em outras frentes, com recursos garantidos junto aos governos do Estado e Federal, totalizando cerca de R$ 1 bilhão.

Conserto do Dique Mathias Velho/Harmonia

No Dique Mathias Velho/ Harmonia, as obras de recuperação e elevação iniciaram-se em 16 de setembro. Neste momento, os trabalhos estão em ritmo avançado, com a retirada dos materiais para colocação de argila. A obra já está com 26% de conclusão.

Elevação dos diques Rio Branco/Fátima e Mathias Velho/Harmonia

Também será feita a elevação dos diques Mathias Velho/Harmonia e Rio Branco/Fátima para 7 metros, obra que irá recomeçar ainda neste ano e será concluída no final de 2025.

Dique Niterói

As obras foram retomadas no dia 16 de setembro, com início da etapa 1, para dar continuidade à elevação do dique em uma extensão de 2,4 quilômetros.

Essa obra, iniciada em 2021, com a construção de uma estrada de acesso sobre o dique, garantiu que a estrutura não rompesse durante a enchente, protegendo o bairro Niterói e a Base Aérea. A etapa 2, que teve início no dia 22 de outubro, prevê a extensão dessa elevação em mais um quilômetro. A obra irá se estender até Cachoeirinha.

Dique Mato Grande

As obras para a construção do novo dique iniciaram-se no dia 25 de setembro. A estrutura terá 2,4 quilômetros de extensão e cota 7, entre o Arroio Araçá e a BR-448. A estrutura ainda terá duas casas de bombas – uma, junto ao Arroio Araçá, e a outra, próxima à Avenida das Canoas.

Dique São Luís

Já para o dique no bairro São Luís, foi aberta, no dia 21 de outubro, a licitação para atualização do estudo e entrega do projeto básico, que prevê a construção de 15 quilômetros de dique e cinco casas de bombas, garantindo a proteção da região.

A Prefeitura já realizou vistorias na área onde será construído o dique. O objetivo foi identificar as condições de acesso e outros pontos para implantação do sistema de proteção.

Muro de contenção junto à Cassol

Começou no dia 11 de outubro a construção do novo muro da Cassol, que fica ao lado da distribuidora e paralelo à Avenida Guilherme Schell, no bairro Rio Branco, reforçando a proteção daquela região.

Subestações das casas de bombas

Também já teve início os trabalhos para reforma das subestações de energia de todas as casas de bombas da cidade.

Modernização das casas de bombas

Está em fase de habilitação técnica o vencedor da licitação da empresa que irá realizar a reforma e modernização das oito casas de bombas, incluindo alteamento dos painéis elétricos e instalação de bombas submersíveis/anfíbias.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Canoas tem cerca de 2 mil pessoas habilitadas que ainda não conseguiram resgatar o Auxílio Reconstrução

Redação

Publicado

em

Canoas tem cerca de 2 mil pessoas habilitadas que ainda não conseguiram resgatar o Auxílio Reconstrução

Responsável pelo Auxílio Reconstrução, o Governo Federal atualizou a Prefeitura de Canoas com a informação de que a cidade possui duas mil pessoas habilitadas no programa que ainda não conseguiram resgatar o valor.

“São pessoas que não conseguiram entrar no aplicativo e aceitar. Isso porque, alguém ao ser habilitado, precisa acessar ao site do GOV.br e confirmar se as informações estão corretas. Somente após esse processo e o aceite do Município, a Caixa Econômica faz o depósito na conta da pessoa”, explica a diretora de Captação de Recursos da Prefeitura de Canoas, Márcia Gadea.

Os canoenses que estiverem com dificuldades deverão comparecer às Centrais de Distribuição de Doações. “Nesses locais há servidores que ajudarão a fazer esse processo. Do acesso ao aplicativo, a habilitação até o auxílio com relação a senha”, acrescenta Márcia.

O expediente nesses locais, que são as EMEFs Max Oderich, Rio Grande do Sul, Paulo VI, Nelson Paim Terra e Thiago Würth, ocorre de segunda-feira a sexta, sempre das 9h às 16h.

Confira os locais onde funcionam os centros:

  • EMEF Professor Thiago Würth (Ginásio) – Rua São Gabriel, ao lado do CRAS, Mathias Velho
  • EMEF Max Adolfo Oderich – Rua Professora Dona Sara, 100, Harmonia
  • EMEF Rio Grande do Sul – Rua Wenceslau Braz, 35, Mato Grande
  • EMEF Paulo VI – Avenida Irineu de Carvalho Braga, 278, Fátima
  • EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm