Educação
Confira lista de crianças convocadas para matrícula na etapa creche em Canoas

A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou, nesta terça-feira, 17, a lista com 2.777 crianças convocadas para matrícula na etapa creche, para Berçário I e II e Maternal I e II. As crianças com designação de escola devem comparecer diretamente na instituição para a realização da matrícula.
Aqueles que foram designados para EMEIs, devem se apresentar nos dias 20, 23 ou 30/12. Já para as escolas conveniadas, entre os dias 18 e 20/12. As próprias instituições poderão entrar em contato com as famílias por telefone para agendar dia e horário.
Para crianças sinalizadas com a informação “COMPARECER NA SME”, os responsáveis deverão se apresentar na Central de Vagas no dia indicado conforme o QUADRANTE para escolha da escola. A Central de Vagas fica localizada na Rua Monte Castelo, 340, no bairro Nossa Senhora das Graças, e o atendimento vai das 8h às 18h.
- Quadrante NORDESTE – Quarta-feira (18/12)
- Quadrante NOROESTE – Quinta-feira (19/12)
- Quadrante SUDESTE – Sexta-feira (20/12)
- Quadrante SUDOESTE – Sexta-feira (20/12)
Os responsáveis pelas crianças convocadas devem efetuar a matrícula no período indicado. A não realização implica em perda da vaga. É necessário levar os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança; documento com foto do responsável; atestado/laudo médico com CID para crianças com deficiência e comprovante de residência.
Confira abaixo o edital completo com a lista das crianças chamadas:
17122024 – Diário Oficial – Publicação
Educação
Inscrições para creches municipais de Canoas começam na próxima segunda-feira, 17

A Prefeitura de Canoas abre, na próxima segunda-feira, 17, o período de inscrições para a Etapa Creche da Educação Infantil da rede municipal, voltada a crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, completos até 31 de março de 2026.
O cadastro poderá ser realizado até 31 de outubro de 2026, de duas formas: online, pelo site www.canoas.rs.gov.br, ou presencialmente na Unidade de Matrículas da Secretaria Municipal da Educação (SME), situada na Rua Monte Castelo, 340, bairro Nossa Senhora das Graças. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h.
Podem participar apenas moradores de Canoas, mediante apresentação dos documentos da criança e do responsável, como certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência, além de outros comprovantes listados no edital.
A distribuição das vagas seguirá critérios de prioridade, levando em conta fatores como renda familiar, vulnerabilidade social, deficiência da criança e situações de violência doméstica.
A classificação dos inscritos será divulgada mensalmente no Diário Oficial do Município, nas escolas municipais e credenciadas, e também na Secretaria da Educação. A convocação para matrícula ocorrerá por WhatsApp, e-mail e publicação oficial. O não comparecimento dentro do prazo informado resultará na perda da vaga.
Educação
Evento Rotas da Inovação Kids acontecerá em Canoas na próxima terça-feira, 11

Na próxima terça-feira, 11, estudantes da rede básica participarão do Rotas da Inovação Kids, evento que reúne atividades voltadas à ciência e tecnologia. A programação ocorre na Universidade La Salle, em Canoas, das 13h30 às 17h.
O encontro é promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, por meio do programa Educar para Inovar, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e instituições parceiras, entre elas a Universidade La Salle, QI Faculdade e Escola Técnica, Feevale, Instituto SESI de Formação de Professores e CUFA RS.
Durante o evento, serão oferecidas oficinas de fotografia com drone, criação de console e computador portátil de baixo custo com Raspberry, uso de Makey-Makey para jogos, construção de labirintos, criatividade aplicada e empreendedorismo.
Segundo os organizadores, o objetivo é aproximar os alunos de temas ligados à inovação e proporcionar experiências práticas de aprendizado.
📅 Data: Terça-feira (11)
🕐 Horário: 13h30 às 17h
📍 Local: Universidade La Salle – Av. Victor Barreto, 2288, Centro – Canoas, RS
Educação
Escola Sesi de Canoas abre inscrições para o Ensino Médio com bolsas de até 100%

A Escola Sesi de Ensino Médio de Canoas está com inscrições abertas para o processo seletivo de novas turmas até o dia 27 de novembro. Localizada na Rua Aurora, 1220, a unidade oferece bolsas de estudo que variam de 20% a 100%, conforme a renda familiar bruta per capita informada no momento da inscrição. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2026.
Podem participar estudantes que concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental, nascidos entre 1º de outubro de 2009 e 31 de dezembro de 2012. As vagas são destinadas prioritariamente a dependentes de trabalhadores da indústria, com possibilidade de chamada para a comunidade em geral, caso ainda haja vagas disponíveis.
A rede de Escolas Sesi de Ensino Médio mantém um modelo de ensino integral e interdisciplinar, com atividades que envolvem o uso de tecnologias, robótica educacional e projetos de pesquisa. A proposta busca relacionar o aprendizado ao contexto do mundo do trabalho e à continuidade dos estudos, seja em cursos técnicos, universitários ou outras formações.
O processo seletivo inclui quatro etapas presenciais: avaliação socioemocional, provas de Matemática e Língua Portuguesa com produção textual, entrevista individual com o candidato e entrevista com a família.
As inscrições devem ser feitas no site: educacao.sesirs.org.br/escola-sesi/processo-seletivo, onde também está disponível o edital completo com informações e critérios de seleção.

Serviços3 dias atrásAbastecimento de água no Bairro São José e Brigadeira será retomado no final da noite, após conserto em tubulação de grande porte rompida

Saúde7 dias atrásUnidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

Educação6 dias atrásEscola Sesi de Canoas abre inscrições para o Ensino Médio com bolsas de até 100%

Segurança1 semana atrásEmpresários de Canoas buscam soluções contra arrombamentos noturnos

Geral1 semana atrásCâmara de Canoas realiza homenagem ao Dia do Aviador e à Força Aérea Brasileira

Geral5 dias atrásAbastecimento de água em Canoas será normalizado no inicio da tarde de hoje

Saúde7 dias atrásUPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

Policial6 dias atrásHomem é preso em Canoas pela GM após ser flagrado vendendo drogas no bairro Harmonia





























































