Conecte-se conosco

header-top







 

17/10/2025
 

Geral

Crianças produziram presentes as mães em situação de privação de liberdade em Guaíba

Redação

Publicado

em

Crianças produziram presentes as mães em situação de privação de liberdade em Guaíba

Na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba, Rio Grande do Sul, a ONG Visão Mundial, organização humanitária presente no Brasil há quase 50 anos, em parceria com o PECAN, promoveu uma ação transformadora nos dias 9 e 10 de novembro.

Mais de 60 crianças e adolescentes reuniram-se no local para presentear as suas mães em situação de privação de liberdade, proporcionando momentos de visitação e renovando laços de afeto e esperança entre as famílias.

A iniciativa aconteceu no “Espaço da Gurizada”, uma iniciativa da Unicef, tendo a Visão Mundial como parceiro implementador, área criada originalmente para acolher crianças afetadas pelas enchentes na região e mantida após a crise.

Crianças produziram presentes as mães em situação de privação de liberdade em Guaíba

Crianças produziram presentes as mães em situação de privação de liberdade em Guaíba

Nesse ambiente seguro e acolhedor, as crianças confeccionaram pulseiras e desenhos, presentes simbólicos para suas mães. A ação reforça a importância do contato familiar para as mulheres encarceradas, que, segundo dados do Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, recebem visitas em apenas 20% dos casos, índice muito inferior ao do encarceramento masculino.

“Foi um momento em que nos sentimos menos isoladas e pudemos ver nossos filhos felizes,”relatou uma das apenadas. “A presença das crianças trouxe cor e esperança ao nosso dia”, afirmou Thiago Crucciti, Diretor Nacional da ONG Visão Mundial.

A ação foi essencial para reduzir o estigma e o abandono que essas mulheres enfrentam. “Essas mães lidam com o preconceito constante e com a solidão, enquanto seus filhos também sofrem com a ausência materna. Esse gesto simples é uma forma de resistência e esperança diante de um contexto tão difícil”, concluiu.

Dados do Infopen revelam que o tráfico de drogas é o principal motivo pelo qual as mulheres são presas, representando 62% das condenações ou processos em andamento para detentas no Brasil.

Frente a essa realidade, a Visão Mundial reafirma seu compromisso com ações que fortaleçam a conexão familiar e promovam a dignidade e reintegração social dessas mulheres.

Sobre a Visão Mundial (World Vision)

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça.

A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade.

Para mais informações: http://www.visaomundial.org.br/ .

Geral

Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

Redação

Publicado

em

Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

O Procon de Canoas, a Vigilância Sanitária, a Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e a Guarda Municipal realizaram, na manhã desta terça-feira, 14, uma operação de fiscalização em mercados e lojas de bebidas da cidade. A ação teve como foco principal verificar a procedência e as condições de comercialização de bebidas alcoólicas, além de inspecionar alimentos.

A operação foi motivada pelo recente caso suspeito de intoxicação por metanol registrado em Canoas. Ao todo, quatro estabelecimentos foram fiscalizados. Em um deles, foram apreendidas cerca de 40 garrafas de bebidas alcoólicas por descaminho, ou seja, por não possuírem comprovação de importação legal ou pagamento dos devidos impostos.

O proprietário do local foi nomeado fiel depositário, procedimento legal que o torna responsável pela guarda dos produtos até que a investigação seja concluída. Esse termo significa que o comerciante deve manter as mercadorias sob sua custódia, sem poder utilizá-las, vendê-las ou descartá-las, até decisão das autoridades competentes.

A Delegacia de Polícia será oficialmente comunicada sobre a ocorrência para dar continuidade às apurações. De acordo com os órgãos municipais envolvidos, ações integradas como essa são fundamentais para garantir a segurança dos consumidores e coibir práticas ilegais que colocam em risco a saúde da população.

Continuar a ler

Geral

Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Redação

Publicado

em

Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Desde segunda-feira, 13, até sexta-feira, 17, canoenses podem conferir a exposição “Leveza em Tons de Rosa”, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), por meio da Diretoria da Mulher, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas (LFCC).

A mostra poderá ser visitada na Prefeitura de Canoas, das 9h às 17h e reúne fotografias de mulheres que vivenciaram o processo de diagnóstico do câncer de mama, em diferentes momentos da jornada de tratamento e cura.

A exposição dá visibilidade a histórias reais de coragem, resiliência e superação, destacando mulheres que enfrentaram o câncer com determinação e esperança. Entre elas estão Zilma Biasuz, presidente de honra da LFCC e curada desde 2020; Maria Delourde dos Santos, aposentada e também curada; Ivone Melânia Frare, professora em tratamento oncológico de pulmão desde 2023; Lucia Elisabeth Colombo, professora e atual secretária de Educação, em tratamento oncológico de mama desde 2023; e Marilene Rocho Neumann, empresária em tratamento oncológico de mama desde 2020.

Mais do que um tributo às mulheres retratadas, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre a importância do autocuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce. A ação integra as atividades do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama.

Continuar a ler

Geral

Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Redação

Publicado

em

Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Na sexta-feira, 17, os canoenses poderão participar do Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos. A ação será das 16h30 às 20 horas, em frente à Prefeitura de Canoas (Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas). O objetivo é arrecadar brinquedos novos ou usados em bom estado, que serão destinados ao Hospital Universitário de Canoas

Além disso, o público poderá aproveitar diversas atrações, como música ao vivo, a participação da Prof. Maluquinha, pintura artística, personagens infantis, food trucks e interação com o grupo de escoteiros. O evento é organizado pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão.

Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos
Data: Sexta-feira (14)
Horário: Das 19h às 22h
Local: Prefeitura de Canoas – Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques