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Medidas preventivas são adotadas pela Prefeitura diante de novo alerta de chuvas e temporais em Canoas
Uma série de medidas preventivas estão sendo adotadas pela Prefeitura de Canoas em uma mobilização conjunta de diferentes secretarias, diante de um novo alerta de chuvas fortes e temporais com rajadas de vento, na quinta-feira, 26.
A previsão indica volumes de 40 milímetros a 80 milímetros em um intervalo de 24 horas, com potencial para alagamentos. Os ventos poderão chegar aos 80 km/h.
Em virtude disso, a partir das 22h desta quarta-feira, 25, o gabinete de crise junto ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na sede da Segurança Pública de Canoas, será aberto para monitorar as condições e combater possíveis danos resultantes do evento climático.
Segundo o Eclima, o pico da instabilidade deve ser observado na madrugada desta quinta-feira (26).
Todas as subprefeituras também estarão em regime de plantão. Confira como entrar em contato:
- Subprefeitura Sudoeste (Rio Branco) – (51) 9357-5585
- Subprefeitura Sudeste (Niterói) – (51) 3475-2525
- Subprefeitura Nordeste (Estância Velha) – (51) 9815-0012
- Subprefeitura Noroeste (Mathias Velho) – (51) 9241-2644
- Subprefeitura Centro – (51) 98255-1412
As oito casas de bombas da cidade contam com geradores e terão plantão de equipes durante 24 horas. A mobilização conta com o suporte de 50 motobombas, assim como caminhões hidrojatos, retroescavadeiras e caminhões-caçamba para o enfrentamento de acúmulos de água.
Equipes da Defesa Civil também estão mobilizadas e em alerta.
Telefones de emergência
Situações de emergência relacionadas à chuva, como pontos de alagamentos, destelhamentos causados por ventos ou granizo, resgates e quedas de árvores podem ser informadas pelo SOS Canoas (51) 3236-2000. O número não recebe ligações, mas apenas mensagens.
A Guarda Municipal (GM) também está de prontidão pelos telefones 153 ou (51) 3236-3888.
Eventuais demandas de necessidade de sinalização de ruas, devido à queda de árvores ou alagamentos, devem ser repassadas à Diretoria de Trânsito, pelo número 156.
Serviços
Nova Santa Rita emite 6 mil novas carteiras de identidade em 2024
O Posto de Identificação Civil, vinculado à Prefeitura de Nova Santa Rita, concluiu o mês de novembro com a emissão de seis mil novas carteiras de identidade em 2024, superando a meta estabelecida. Segundo o coordenador do posto, Benites da Silva, o número reflete o aumento constante na procura pelos serviços.
“Desde junho, temos observado uma alta nos atendimentos para a confecção da Carteira de Identidade. Nosso objetivo é atuar de forma ágil, organizada e planejada, o que nos permitiu alcançar esse resultado, com uma média de 500 documentos emitidos por mês”, destacou.
Entre 2021 e 30 de novembro de 2024, o posto totalizou a emissão de 9.059 documentos. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, por ordem de chegada, com a distribuição de 20 fichas diárias. Para emitir a carteira de identidade, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento, em boas condições.
Após a coleta de dados, que inclui fotos, assinatura e impressões digitais, o documento é entregue em cerca de duas semanas. O Posto de Identificação está localizado na Rua Valdemar Vicente da Costa, 130, no Centro, junto ao Sine Municipal, e atende das 8h às 14h.
Serviços
Corsan investe R$ 300 mil em melhorias no abastecimento de água de oito bairros
A Corsan instalou novas válvulas redutoras de pressão em oito bairros de Canoas. Os aparelhos controlam a força da água nas redes para evitar vazamentos, rompimentos e interrupções no abastecimento no Centro e nos bairros Estância Velha, São José, Nsa. Senhora das Graças, Marechal Rondon, Fátima, Mato Grande e São Luiz.
Os equipamentos já estão operando nesses bairros e, a partir de janeiro de 2025, o Guajuviras também terá uma nova válvula na rede. O investimento é de R$ 300 mil.
Serviços
Defensoria Pública da União atende até sexta-feira em Nova Santa Rita
A Defensoria Pública da União (DPU) realiza atendimentos em Nova Santa Rita até sexta-feira, 29. A equipe oferece assistência jurídica gratuita e integral às pessoas atingidas pelas enchentes.
O objetivo é facilitar o acesso a direitos e benefícios, contando com a colaboração de diversas entidades, como a Advocacia-Geral da União (AGU), Justiça Federal e INSS.
Os atendimentos incluem orientações sobre direitos, assistência jurídica e extrajurídica, além de apoio na continuidade de processos. A DPU também auxiliará no acesso a benefícios como o Auxílio Reconstrução, Saque-Calamidade do FGTS, Seguro Habitacional, Bolsa Família e Auxílio Gás. Orientações sobre benefícios previdenciários e emissão de segunda-via de documentos também serão disponibilizadas.
O que precisa levar
Para ser atendido(a), é necessário levar documentos de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou certidão de nascimento), CPF, comprovante de residência e qualquer documentação relevante.
Os atendimentos
Os atendimentos acontecem no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado na Rua das Cerejeiras, 239, no Centro de Nova Santa Rita. O horário de funcionamento é das 9h às 14h. É preciso agendar os serviços. O telefone é o 98922-7065.
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