Conecte-se conosco

header-top







 

19/07/2025
 

Policial

Duas pessoas são presas por furto de energia após fiscalização em Canoas

Redação

Publicado

em

Duas pessoas são presas por furto de energia após fiscalização em Canoas

Na segunda-feira, 16, equipes da RGE, com o apoio da Polícia Civil, executaram mais uma ação contra fraudes e furtos de energia em Canoas.

A ação tinha como alvo uma residência que vinha sendo investigada após denúncias. No local, foi identificada uma ligação direta na rede da RGE, sem medidor para controle do consumo. Os dois proprietários foram presos em flagrante por furto de energia e liberados após pagamento de fiança.

Crime

Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão.

Após confirmado o furto, a RGE realiza os cálculos e estima a quantidade de energia furtada, ou seja, o que foi consumido pelo estabelecimento e que deixou de ser pago à distribuidora. Desta forma, a companhia pode fazer a cobrança retroativa dos valores.

Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.

Eficiência

O investimento em inteligência artificial, acoplado a novos sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, resulta em maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo CPFL em seus processos de monitoramento e análise.

Deste modo, a Companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais.

Além dos investimentos em processos, o grupo também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.

Essas ações, aliadas aos diversos projetos de blindagem de rede e de medição implementados pela companhia, como o projeto das Caixas Blindadas e atuação em clientes sem contratos (clandestinos), permitem diminuir a necessidade de inspeções in loco.

As tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes, intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos e evite a reincidência de furtos.

 

Policial

Ataque em escola de Estação deixa uma criança morta e outras duas feridas

Redação

Publicado

em

Ataque em escola de Estação deixa uma criança morta e outras duas feridas

Um ataque ocorrido na manhã desta terça-feira, 8, em uma escola municipal de Estação, cidade com cerca de 6 mil moradores no norte do Rio Grande do Sul, resultou na morte de uma criança e deixou outras duas feridas. O crime aconteceu na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, localizada na área central do município.

Segundo informações da prefeitura, o agressor, um adolescente de 17 anos, teria se aproximado da escola alegando que entregaria um currículo. Após conseguir acesso ao prédio, ele atacou alunos com uma faca. A vítima fatal era estudante do 3º ano do ensino fundamental e sofreu ferimentos no tórax. Sua identidade ainda não foi divulgada.

Outras duas crianças feridas foram levadas ao Hospital São Roque, em Getúlio Vargas, enquanto uma professora, também atingida, foi encaminhada ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim.

O prefeito Geverson Zimmerman informou que o jovem usou artefatos explosivos de pequeno porte (“bombinhas”) para gerar pânico antes de desferir os golpes. Ele foi contido por pessoas que estavam nas proximidades. A escola atende 152 alunos.

Continuar a ler

Policial

Guarda Municipal de Canoas prende dupla por tráfico de drogas no bairro Harmonia

Redação

Publicado

em

Guarda Municipal de Canoas prende dupla por tráfico de drogas no bairro Harmonia

A Guarda Municipal (GM) de Canoas prendeu, por volta do meio-dia do domingo, 15, uma dupla por tráfico de entorpecentes na região da Praça da Juventude Martin Luther King, no bairro Harmonia. Ambos com antecedentes criminais pelo delito; o homem, de 26 anos, e a mulher, de 24, estavam com as drogas nas proximidades do ginásio do Centro Cultural e Esportivo (CCE). Os dois juntos estavam com quase 60 porções, a maior parcela de cocaína e uma pequena quantidade de maconha.

Ainda segundo a GM, o rapaz havia saído de uma detenção cerca de duas horas antes de ser detido novamente. A prisão dele por tráfico no domingo também é a quarta efetuada este ano pelos agentes em um curto espaço de tempo.

No instante em que notaram o patrulhamento da GM, os dois suspeitos tentaram abandonar o endereço ingressando em um táxi. O veículo acabou interceptado para a revista pessoal do casal. O homem estava com 36 pinos de cocaína, um celular, carregador, a quantia de R$ 20,00 e anotações de uma chave pix, enquanto a mulher, escondia 15 pinos com cocaína escondidos em uma meia e ainda seis porções de maconha.

Os dois detidos foram apresentados pela GM à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência.

Continuar a ler

Policial

Câmeras flagram carro suspeito e operação termina com prisões em Nova Santa Rita

Redação

Publicado

em

Câmeras flagram carro suspeito e operação termina com prisões em Nova Santa Rita

Dois homens foram presos em Nova Santa Rita na última sexta-feira, 13 de junho, após uma operação articulada entre a Secretaria Municipal de Segurança, Brigada Militar e Polícia Civil. A ação foi desencadeada a partir de um alerta do sistema de videomonitoramento, que identificou a circulação de um veículo suspeito na cidade.

O automóvel FIAT UNO já havia sido apontado em denúncias relacionadas a furtos com arrombamento em residências. A partir do rastreamento, as equipes se deslocaram até o endereço vinculado ao veículo, localizado próximo a uma casa no município.

Ao perceberem a chegada dos agentes, os dois ocupantes tentaram fugir para uma área de matagal. Durante a perseguição, houve confronto. Um dos suspeitos investiu contra os policiais com um pé de cabra, enquanto o outro entrou em luta corporal com os agentes. Ambos foram contidos e algemados.

Durante a ação, um sargento da Brigada Militar sofreu ferimentos na mão e foi encaminhado à Policlínica Municipal para atendimento. Após a prisão, os homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia, onde a ocorrência foi registrada.

O prefeito Rodrigo Battistella ressaltou a importância da tecnologia aliada à integração entre as forças de segurança: “Investimos em inteligência e vigilância para proteger as famílias de Nova Santa Rita. A resposta rápida nesta ocorrência mostra que estamos no caminho certo.”

O secretário municipal de Segurança, Moacir Godoy, também comentou o sucesso da operação:”Nosso foco é agir de forma preventiva e rápida. Essa prisão mostra que o trabalho conjunto está funcionando e a cidade está mais segura.”

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques