Educação
Audiência pública sobre PPP da educação será em 5 de agosto

O governo estadual publicou na sexta-feira, 19, no Diário Oficial, a data e o local da audiência pública da parceria público-privada (PPP) da educação. O objetivo é qualificar a infraestrutura de 99 escolas em áreas vulneráveis do Estado.
Detalhes da audiência
A audiência será em segunda-feira, 5 de agosto, das 14h às 17h, no Espaço Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (rua Engenheiro Luiz Englert, 333, Campus Centro, Porto Alegre).
O credenciamento começa às 13h. O evento será transmitido no canal da Secretaria da Educação (Seduc) no YouTube.
Objetivo da PPP
A parceria com a iniciativa privada não prevê intervenção pedagógica nas escolas, que continuará sob responsabilidade da Seduc.
A PPP busca transformar a realidade social de crianças, jovens e adultos com reformas e requalificação estrutural em escolas de 15 municípios, beneficiando cerca de 56 mil alunos.
Prazo e municípios envolvidos
As obras de reforma e ampliação das escolas devem ser concluídas em até 16 meses após a assinatura do contrato. Os municípios beneficiados serão:
- Alvorada, Bento Gonçalves;
- Cachoeirinha;
- Canoas;
- Caxias do Sul;
- Cruz Alta;
- Gravataí;
- Novo Hamburgo;
- Pelotas;
- Porto Alegre;
- Rio Grande;
- Santa Maria;
- São Leopoldo;
- Sapucaia do Sul;
- Viamão.
Todos fazem parte do programa RS Seguro, que orientou a escolha das instituições.
Investimento previsto
O investimento previsto pelo parceiro privado é de R$ 1,3 bilhão, incluindo reinvestimentos ao longo dos 25 anos da concessão.
Consulta pública e sugestões
A PPP da educação está aberta para consulta pública desde 8 de julho. Documentos e informações estão disponíveis online, incluindo o formulário de contribuições, que pode ser enviado até quarta-feira, 7 de agosto.
Educação
EMEF Jacob Longoni celebra Semana da Criança com o Dia do Brega nesta quinta

Nesta quarta-feira, 15, a EMEF Jacob Longoni realizou o Dia do Brega, em comemoração à Semana da Criança. Durante o recreio no turno da manhã, os alunos puderam dançar, ouvir música e participar de atividades integrativas entre professores e alunos.
O objetivo da ação era que todos fossem à escola com roupas coloridas, diferentes e criativas que normalmente não usariam no dia a dia.
Uma das alunas, Sofia Teixeira Soares, de 11 anos e estudante do sexto ano, inovou com uma peruca: “eu escolhi sozinha a minha roupa, peguei várias peças diferentes e escolhi também uma peruca e óculos de sol para ficar diferente”.
Já a aluna do terceiro ano, Giovana Cavalheiro, de nove anos explicou: “Eu vim com essa meia de quando eu tinha três anos, que tá até furada no dedão, mas ainda serve e é bem colorida”.
Educação
Governo do RS anuncia uniformes escolares para professores da rede estadual em 2026

Em comemoração ao Dia do Professor, o governo do estado anunciou a distribuição de uniformes escolares para os professores da Rede Estadual no ano letivo de 2026, com investimento de R$ 6 milhões. É a primeira vez que o Estado oferece uniformes aos docentes, atendendo a um pedido das equipes escolares após a entrega dos uniformes aos estudantes. Além disso, o governo já havia aprovado o pagamento do 14º salário por metas alcançadas. Serão beneficiados professores, orientadores, supervisores, vice-diretores e diretores das escolas estaduais.
Educação
Alunas da EMEF Leonel Brizola apresentam trabalho sobre diques no Mathias Velho

O futuro da cidade também passa pelas mãos dos jovens. Na manhã desta sexta-feira (10), o dique Mathias Velho recebeu uma visita especial: estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel Brizola foram até o local onde foi feita a recuperação da ruptura provocada pela enchente de 2024 para apresentar um trabalho desenvolvido na Feira de Iniciação Científica.
As alunas Verônica Eloise Soares de Souza de Asis, Ana Clara Velozo da Silva, Ana Gabriela de Melo Peña e Lívia Borges Lemos mostraram a maquete que construíram e explicaram, de forma didática, como funcionam os diques e por que são fundamentais no sistema de proteção de Canoas.
A turma de 9º ano acompanhou a apresentação, que também contou com a presença do prefeito Airton Souza, do vice-prefeito Rodrigo Busato, da secretária de Educação Beth Colombo, do secretário de Obras e Reconstrução Guido Bamberg, das vereadoras Neuza Rufatto e Larissa Rodrigues e de engenheiros da Prefeitura.
Durante a fala, Lívia destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo grupo: “Nós consultamos 700 alunos da nossa escola e vimos que só 90 sabiam o que são os diques ou para que eles servem. Ficamos surpresas e preocupadas por ver que muita gente não sabia, mas estamos felizes porque o nosso trabalho pode ajudar e fazer a diferença.”
As palavras emocionaram as autoridades presentes. O prefeito Airton Souza reforçou que a juventude tem um papel fundamental na reconstrução da cidade:
“Vocês ilustraram muito bem a importância desse trabalho. Vamos apoiar cada esforço para que Canoas saiba das coisas boas que estão por vir. Este dique ainda vai subir mais, vamos modernizar as casas de bombas e investir muito em educação, porque só assim estaremos preparados para agarrar as oportunidades.”
O vice-prefeito Rodrigo Busato também ressaltou o orgulho em relação à apresentação:
“Cada um se emociona por um motivo. Eu me emociono como pai, e imagino o orgulho dos pais e responsáveis de vocês. Esse trabalho é um bem que fica também para as próximas gerações, porque leva conhecimento e desperta consciência.”
O secretário de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, ressaltou a importância de aproximar a comunidade das obras: “Ver os alunos interessados e explicando com tanta clareza mostra que a obra não é só engenharia, mas também cidadania e consciência coletiva.”
A secretária de Educação, Beth Colombo, destacou o protagonismo dos alunos: “É muito importante ver nossas alunas trazendo conhecimento para dentro da comunidade e mostrando, na prática, a função de estruturas que são vitais para a segurança da cidade. Esse é o tipo de aprendizado que transforma vidas.”
Já a vereadora Neuza Rufatto, que tem trajetória como professora e diretora, lembrou da alegria de ver meninas ocupando o espaço com liderança:
“É uma alegria enorme ver cinco meninas liderando essa ação. Canoas é uma cidade de gente guerreira, e vocês são o futuro, fazendo história com esse trabalho.”
- Saúde1 semana atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde7 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião7 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Transporte1 semana atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Política1 semana atrás
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira
- Cultura1 semana atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana
- Trânsito7 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13