Saúde
Simers entrega carta aberta ao governador Eduardo Leite pedindo grupo de trabalho para saúde mental

A direção do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), junto com seu Núcleo de Psiquiatria, participou da celebração dos 140 anos do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre.
Durante o evento, entregaram uma carta aberta ao governador Eduardo Leite, propondo a criação de um grupo de trabalho para desenvolver um plano estadual de enfrentamento à crescente demanda por assistência psiquiátrica, intensificada pelas enchentes de maio.
Estudos preveem 860 mil novos casos de Transtorno do Estresse Pós-traumático (TEPT) no RS ainda em 2024.
Estruturação de um projeto de longo prazo
O documento pede a criação de um projeto estrutural de longo prazo que inclua níveis de assistência complementares, com atenção especializada ambulatorial e hospitalar, além de políticas de prevenção de agravos em saúde mental, como a assistência psiquiátrica.
Marcos Rovinski, presidente do Simers, destaca que a entrega do documento reafirma o compromisso da entidade com a saúde mental.
“Este documento mostra nossa séria preocupação com a população que necessita de assistência psiquiátrica pública no estado”, afirma.
Impacto das inundações na saúde mental
Estudos indicam que países afetados por desastres naturais apresentam altas taxas de TEPT e aumentos significativos nos índices de transtornos de ansiedade e depressão.
O vice-presidente do Simers, Fernando Uberti, médico psiquiatra, ressalta a necessidade de preparação para esse cenário.
“Precisamos fortalecer e expandir a rede de apoio psiquiátrico em seus diferentes níveis de assistência”, afirma.
Homenagens e presenças
A diretora do Simers, Luciana Mesko, médica psiquiatra e integrante do Núcleo de Psiquiatria (NUPsiq), foi homenageada durante a celebração.
Outros três integrantes do NUPsiq, Graziela Stein, Rogério Cardoso e Sérgio Cutin, também participaram da atividade.
Assinaturas do documento
Além do Simers, a carta foi assinada pela:
- Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers);
- Associação Médica do RS (Amrigs), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP);
- Associação de Psiquiatria do RS (APRS);
- Associação de Psiquiatria Cyro Martins (CCYM);
- Fundação Universitária Mário Martins (FUMM);
- Centro de Estudos Abuchaim (CEA);
- Centro de Estudos Luis Guedes (CELG).
Saúde
Nova unidade de saúde é inaugurada no bairro Niterói, em Canoas

Foi inaugurada na manhã do sábado, 13, a Unidade de Saúde João-de-Barro, localizada na Rua Itamar de Mattos, nº 1300, no bairro Niterói, em Canoas. A obra teve investimento de R$ 2,78 milhões e começou a ser construída em 2023.
A nova unidade substitui a antiga Unidade de Saúde Concoban e visa ampliar o acesso ao atendimento básico de saúde para moradores da região. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a nova localização, próxima ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Sudeste, deve facilitar o acesso de um número maior de usuários, especialmente de famílias que ainda não estavam cadastradas.
A unidade contará com três equipes da Estratégia de Saúde da Família, uma equipe odontológica e oito agentes comunitários de saúde, responsáveis por visitas domiciliares e acompanhamento da população. Além disso, três agentes de endemias atuarão na prevenção e controle de doenças no território. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Durante a cerimônia de inauguração, autoridades municipais destacaram a importância do novo equipamento público para a melhoria dos serviços de saúde na cidade. O prefeito Airton Souza afirmou que a unidade foi planejada para oferecer um atendimento mais humanizado à população. Já o vice-prefeito Rodrigo Busato mencionou que a entrega da unidade ocorre em um momento de reconstrução da cidade após a enchente.
A Fundação Municipal de Saúde informou que a nova sede representa uma melhoria em relação ao antigo espaço, que era adaptado. A expectativa é de que a estrutura atual ofereça um ambiente mais adequado para os atendimentos.
Moradores da região também comentaram a importância da nova unidade. A dona de casa Eloá de Lima, de 60 anos, moradora vizinha à nova US, afirmou que a proximidade facilitará o acesso, especialmente para os idosos.
Saúde
Prefeitura de Canoas firma contrato com FMSC e lança telemedicina em escolas

A Prefeitura de Canoas anunciou duas importantes iniciativas na área da saúde pública no município. Na quarta-feira, 10, foi firmado um novo contrato com a Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), assegurando a continuidade dos serviços médicos na Atenção Primária. No dia seguinte, quinta-feira, 11, foi lançado o serviço de telemedicina em escolas da rede municipal, integrando saúde e educação.
O novo contrato com a FMSC tem validade de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período. Cerca de 80 médicos vinculados à fundação seguirão atuando nas unidades de saúde da cidade. A assinatura do acordo aconteceu na sede da Prefeitura e contou com a presença de representantes da administração municipal, da FMSC, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e de outros sindicatos da área da saúde.
Para o diretor do Simers, Alexandre Silveira, a formalização do contrato representa um avanço nas negociações e oferece estabilidade ao atendimento prestado à população. Ele destacou o papel do diálogo entre o sindicato, a Prefeitura e a fundação como fundamental para o desfecho positivo.
Já na quinta-feira, 11, o Executivo municipal lançou o serviço de telemedicina nas escolas, com cerimônia realizada na EMEF João Paulo I, no bairro Harmonia. A iniciativa começa em 10 escolas da rede municipal, oferecendo atendimento médico e de enfermagem diretamente no ambiente escolar para estudantes que apresentarem sintomas leves, como febre, gripe, dor de garganta ou pequenas lesões.
A proposta visa agilizar o cuidado com a saúde dos alunos, reduzir a evasão escolar por questões médicas e proporcionar maior tranquilidade às famílias, ao evitar deslocamentos desnecessários às unidades de saúde.
Saúde
Setembro Amarelo: Sistema FIERGS promove ações de cuidado com a saúde mental e valorização da vida

Apoio do Centro de Valorização da Vida
- Cultura4 dias atrás
31ª Semana Farroupilha inicia programação no Parque Eduardo Gomes a partir desta sexta; confira programação
- Justiça7 dias atrás
2ª Turma do STF forma maioria a favor de Airton Souza em recurso contra condenação de improbidade administrativa
- Eventos6 dias atrás
Semana Farroupilha terá programação especial no Parque Eduardo Gomes
- Habitação4 dias atrás
Caixa divulga lista de cem canoenses contemplados no programa Compra Assistida
- Oportunidade6 dias atrás
Inscrições para concurso do BRDE com salário inicial de R$ 10,1 mil para nível superior terminam quinta-feira, 11
- Cultura3 dias atrás
Conheça a programação do 3º Festival de Cinema de Canoas
- Geral5 dias atrás
Bazar Amigos da Casa abre vagas de voluntariado intergeracional
- Eventos4 dias atrás
40ª Feira do Livro de Canoas homenageia Érico Veríssimo e terá presença de Tiago Lacerda