Transporte
Base aérea de Canoas funcionará 24h por dia

Com vistas a aumentar a conectividade aérea no Rio Grande do Sul após o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, desde 3 de maio, o Governo Federal autorizou a Base Aérea de Canoas a ampliar o número de frequências semanais de voos, das atuais 49 para 87, passando a operar 24h por dia.
A distribuição dos novos horários de pousos e decolagens será realizada nesta quinta-feira, 11 de julho, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A data de início das novas operações depende ainda de ajustes na logística de transporte terrestre de passageiros e bagagens entre o Terminal de Passageiros do Aeroporto Salgado Filho e a Base Aérea de Canoas pela Concessionária Fraport Brasil, bem como da oferta de novos voos pelas companhias aéreas.
A autorização seguiu as diretrizes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e foi viabilizada graças à parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo aeródromo de Canoas, em coordenação com a Anac.
Para autorizar novos voos na Base Aérea de Canoas, os intervalos de tempo entre os horários de pouso e decolagem precisaram ser reduzidos para 1h30m. A infraestrutura do aeródromo também passou por melhorias, implementadas pela Fraport e pelo Comando da Aeronáutica.
Em conjunto com as companhias aéreas e com a Concessionária Fraport, que administra as operações comerciais na Base Aérea de Canoas, o MPor e a Anac seguem trabalhando para ampliar a oferta de voos no local.
Início dos voos em Canoas
A viabilização de voos comerciais na Base Aérea de Canoas teve início em 9 de maio, após um amplo debate envolvendo órgãos do Governo Federal e os agentes do setor aéreo, quando foi estabelecida a malha aérea emergencial mínima para atendimento à população do Rio Grande do Sul.
Em um intervalo de poucas semanas e muito trabalho colaborativo por parte dos agentes envolvidos, foi autorizada a operação inédita e complexa em uma base militar, um marco para o setor aéreo brasileiro.
Transporte
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb

Na manhã desta terça-feira, 7, a Justiça concedeu liminar favorável à Prefeitura de Nova Santa Rita, garantindo que os ônibus da Empresa Fátima, que fazem o trajeto entre o município e a capital, possam voltar a desembarcar passageiros no paradão da Estação Canoas da Trensurb — ponto tradicional de acesso rápido e seguro para os trabalhadores.
A decisão judicial ocorreu após uma mudança determinada pela Prefeitura de Canoas na segunda-feira, 6, que havia proibido o desembarque dos ônibus de Nova Santa Rita no terminal, desrespeitando determinação da METROPLAN. O órgão metropolitano, responsável por regulamentar o transporte coletivo intermunicipal, havia emitido o Ofício nº 051/2025, na sexta-feira, 3, determinando que o terminal fosse compartilhado pela Sogal (transporte municipal de Canoas) e pela Fátima (intermunicipal de Nova Santa Rita).
Ação e decisão judicial
Sem resposta após tentar contato direto com o prefeito de Canoas, Airton de Souza, o prefeito Rodrigo Battistella acionou a Justiça ainda na segunda-feira, 6, por meio de uma Ação Civil Pública com pedido de tutela provisória de urgência.
A Vara Estadual de Ações Coletivas da Comarca de Porto Alegre reconheceu a legalidade do pleito de Nova Santa Rita e determinou que Canoas se abstenha de impedir o uso compartilhado do terminal, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.
O despacho judicial destacou que “a conduta do Município de Canoas, ao supostamente ignorar uma determinação do órgão gestor metropolitano, aparenta ser ilegal por usurpação de competência”.
A decisão reforça que a competência da METROPLAN para definir itinerários e pontos de parada está amparada na Lei Estadual nº 11.127/1998, e que o direito de Nova Santa Rita está “suficientemente demonstrado”.
Desembarque retomado com normalidade
Com a decisão, os passageiros de Nova Santa Rita já voltaram a desembarcar na Estação Canoas da Trensurb, retomando a rotina com conforto, segurança e praticidade. A Prefeitura de Nova Santa Rita ressaltou que continuará acompanhando o caso para garantir o cumprimento integral da decisão judicial e o respeito ao direito dos usuários do transporte público intermunicipal.
Trecho do despacho judicial:
“DEFIRO o pedido de tutela provisória de urgência, para DETERMINAR que o MUNICÍPIO DE CANOAS/RS se abstenha de imediato de praticar quaisquer atos que impeçam ou dificultem o uso compartilhado do Terminal Metropolitano de parada situado na Estação Canoas/RS pelas empresas de transporte público, em estrita conformidade com o Ofício nº 051/2025 da METROPLAN. Para o caso de descumprimento desta decisão, fixo multa diária no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).”
Transporte
Mudanças no transporte público no Centro de Canoas entram em vigor em outubro

A partir da próxima segunda-feira, 6, entram em vigor as mudanças no transporte público no Centro de Canoas. A medida, coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), tem como objetivo melhorar a circulação na Avenida Victor Barreto, fortalecer a integração com a Estação Canoas da Trensurb e oferecer mais conforto e segurança aos usuários.
A reorganização dos locais de paradas decorre de estudos técnicos, para evitar congestionamentos, atrasos, insegurança e superlotação no chamado “Paradão do Golden Center”. Além disso, a medida responde ao aumento de usuários após a implementação do Passe Livre e aos impactos das obras do DNIT na BR-116.
Nos primeiros dias de vigência, a Fiscalização de Transportes da SMMU e os fiscais da empresa Sogal estarão presentes nos terminais para orientar os passageiros e realizar ajustes necessários.
Confira as principais mudanças:
- Estação Canoas (Av. Guilherme Schell): As linhas do lado oeste Mathias Velho, Florianópolis, Vila Cerne, Morart e Porto Belo passam a atender o local durante todo o dia, reforçando a integração com a Trensurb. Após as 19h30, também a atender o Golden Center (Box A).
- Golden Center
- Box B: Atende as linhas do lado leste: Linhas: Linha 01, Linha 02, Linha 03 AJ
- Renner, Linha 03 Boqueirão, Linha 05, Moinho de Ventos, Interior, Parada 01, João de
- Barro, Meu Rincão Guilherme Schell, Instituto Federal, São José e Igara, Província de
São Pedro e Hércules. - Box A: Atende as linhas Linhas: Rio Branco, Fátima, Machadinho, Mato Grande,
Verdes Campos, Rede Forte, Ozanan, Cinco Colônias. Após às 19h30 atende as linhas do lado oeste que operam na Estação Canoas. A divisão busca diminuir a sobrecarga atual, reduzir a superlotação e os congestionamentos na Av. Victor Barreto. - Parada Fundação Cultural : Todas as linhas urbanas que circulam pela Av. Victor Barreto realizam embarque e desembarque nessa parada, servido como ponto de integração com as linhas transferidas para a Estação Canoas.
- Parada Maria Auxiliadora : Atende as linhas Rio Branco, Fátima, Linha 03 Boqueirão, Mato Grande, João de Barro, São Pedro e Verdes Campos e a operação de embarque e desembarque da empresa Viação Fátima (Nova Santa Rita).
Transporte
Inauguração da Havan garante reforço na linha de ônibus Rede Fort x Park Shopping no sábado, 23

A prefeitura de Canoas informou que, devido à inauguração da Loja da Havan, neste sábado, 23, haverá reforço da linha Rede Fort X Park Shopping, a partir das 9h35.
A frequência de partida das viagens será de 20 minutos da área central. Os horários podem ser consultados no link: https://ngsservicos.com/sogal/horarios/#/horarios.
- Saúde1 semana atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde7 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião7 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Transporte1 semana atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Política1 semana atrás
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira
- Cultura1 semana atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana
- Trânsito7 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13