Transporte
ÔNIBUS INSUFICIENTES: Sem Trensurb, ir à Porto Alegre virou desafio

Marcelo Grisa
marcelogrisa@gmail.com
Os efeitos das enchentes de maio de 2024 ainda atingem os usuários dos sistemas de transporte público em Canoas. Muitos motoristas perderam seus carros, bem como trabalhadores de aplicativos. Mesmo com menos carros nas ruas, as alterações de trânsito geradas pela ação das águas tornaram alguns horários e locais mais movimentados que o normal.
Além disso, os serviços das estações da Trensurb até o Centro Histórico de Porto Alegre devem ser normalizados somente no ano que vem. Por fim, nem todas as linhas urbanas de ônibus da Sogal estão em atividade, mesmo com as passagens atualmente custeadas pela Prefeitura de Canoas. Algumas delas já foram retomadas desde o final de maio, como a São Luís-Ulbra, Machadinho e o circular C1.
Dessa forma, os ônibus canoenses estão com um fluxo muito maior de passageiros, incluindo pessoas que se deslocam para outras cidades da Região Metropolitana e do Vale dos Sinos.
Usuários insatisfeitos
A reportagem de O Timoneiro percorreu as rotas utilizadas hoje pelos canoenses para ir e voltar da capital gaúcha.
No N161 – Mathias Velho, da empresa Transcal, a linha foi colocada em funcionamento para suprir a falta das estações de trens urbanos. As reclamações dos usuários vão desde a lotação dos veículos, com pessoas ficando à espera dos próximos horários na saída da linha em Porto Alegre, sob o Viaduto da Conceição, até mesmo a ausência de alguns horários.
A autônoma Leontina Bueno ia da capital para Novo Hamburgo. “Deveria ter mais vias para a gente ir direto, com empresas das outras cidades ajudando”, afirmou.
Em nota, a Transcal afirmou que “opera o trecho com 327 viagens, o que atende e supre a demanda da Estação Mathias Velho.”
Alternativa metropolitana
Outra alternativa é a linha TM1, do Consórcio Metropolitano. Com itinerário que começa na Av. Rio Grande do Sul e final da linha na Estrada João Antônio da Silveira, no bairro Restinga, em Porto Alegre, é a principal via para quem vem das Zonas Sul e Norte da capital. Passa também por Cachoeirinha, Alvorada e Viamão.
Nicole Peuckert, moradora de Cachoeirinha, usa o TM1 para vir ao trabalho, em Canoas. Mesmo sem a mesma lotação fora do horário de pico, ela se atrasa para o trabalho todos os dias. “Mas o Cachoeirinha-Canoas [da Transcal] é ainda pior. Tentei pegar para voltar para casa, e o das 18h simplesmente não apareceu. Às 18h40min, a condução estava lotada”, lembrou.
Usuários também reclamam da falta de outras linhas, como o Fátima, ônibus urbano, e o intermunicipal Porto Alegre-Harmonia, que faz o caminho da capital passando pelo lado Oeste da cidade, em bairros como o Rio Branco e o Fátima.

Foto: Vanderlei Dutra/OT
Transporte
Sogal anuncia programação especial do transporte coletivo neste fim de ano

A Sogal divulgou o funcionamento do transporte coletivo durante o período de final de ano, com programação especial. A operação prevê adequações nos horários das linhas, conforme a demanda registrada neste intervalo.
De acordo com a empresa, alguns dias terão operação com horários equivalentes aos de domingo, enquanto outros contarão com tabela de sábado, com reforço em determinadas linhas.
No início de janeiro, o transporte coletivo operará no dia 1º de janeiro com horários de domingo, em 2 de janeiro, com horários de sábado com reforços, no dia 3 de janeiro com horários de sábado, e em 4 de janeiro, com horários de domingo.
A Sogal também informou que, neste ano, não haverá redução de horários durante o período de verão. Os usuários podem consultar os horários completos e planejar seus trajetos por meio do site oficial da concessionária.
Transporte
Trensurb divulga horários e atendimento especial para o período de festas de fim de ano

A Trensurb informa à população os horários e intervalos de operação para o período de Natal e Ano-Novo. Nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro, os trens circularão conforme a tabela de domingos e feriados, com intervalos de 20 a 22 minutos entre as viagens.
Nos demais dias do período, incluindo 24, 26 e 31 de dezembro, bem como 2 de janeiro, o metrô funcionará normalmente, seguindo os horários regulares de cada dia. Para consultar as tabelas completas, acesse: gov.br/trensurb/pt-br/servicos/linha-metroviaria/horarios.
Atendimento do quiosque do SIM em Canoas
O quiosque do SIM – Sistema Integrado Metropolitano, localizado na Estação Canoas, terá funcionamento diferenciado durante o período de festas. No local, é possível realizar o cadastramento para a confecção do cartão de passagem antecipada e do cartão de isenção para idosos com 65 anos ou mais.
O quiosque, que normalmente atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, terá horários especiais: funcionará das 8h às 12h na véspera do Natal (24) e permanecerá fechado de 25 a 28 de dezembro. Retorna ao horário normal nos dias 29 e 30, e fecha novamente de 31 de dezembro a 4 de janeiro.
Transporte
Passe Livre em Canoas é prorrogado até fevereiro de 2026

A Prefeitura de Canoas anunciou, nesta segunda-feira, 22, a prorrogação do Passe Livre no transporte coletivo do município até 28 de fevereiro de 2026. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 402. Anteriormente, a gratuidade estava prevista até 31 de dezembro deste ano.
Segundo o prefeito Airton Souza, a decisão considera o transporte público como um serviço essencial.
“Decidimos ampliar o período do Passe Livre. A gratuidade na passagem trouxe mais mobilidade urbana e auxilia na retomada econômica e social dos canoenses após a enchente de 2024”, afirmou.
Implantado em 2024, o programa já contabiliza mais de 14,5 milhões de passageiros transportados entre janeiro e novembro de 2025. Somente no mês de novembro, cerca de 1,5 milhão de usuários utilizaram o sistema de transporte coletivo de forma gratuita. Canoas é atualmente a maior cidade do Brasil, em número de habitantes, a oferecer transporte público gratuito.
O secretário de Mobilidade Urbana, Thiago Moyses, destacou a importância da continuidade da política pública.
“A tarifa zero garante o acesso a outros direitos da população, como saúde, educação e trabalho, além de movimentar o comércio. Sem a gratuidade, o custo seria alto para o usuário. Ao economizar na passagem, sobra recurso para outras despesas no fim do mês”, declarou.
Oportunidade6 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Educação7 dias atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas
Geral1 semana atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Educação1 semana atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal

Política1 semana atrásFelipe Martini assume como secretário adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS

Saúde6 dias atrásGrupo São Pietro anuncia Hospital de Olhos em Gravataí com início das atividades em fevereiro de 2026
Fazenda1 semana atrásIPTU 2026: hoje é o último dia para pagar cota única com desconto de até 15% em Canoas

Desenvolvimento1 semana atrásEstado efetua primeiro pagamento a famílias atendidas pelo Programa Família Gaúcha































































