Conecte-se conosco

header-top

sulgas publicidade







 

30/10/2026
 

Saúde

Comitê contra o Aedes aegypti anuncia reforço da Força Aérea Brasileira

Redação

Publicado

em

Após a publicação do decreto que declara situação de emergência em saúde pública no município, o Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegypti) fez uma reunião de alinhamento para as ações que devem ser desenvolvidas. Durante o encontro, foi comunicado que a partir desta quarta-feira, 27, um grupo de 20 soldados do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) vai participar da força-tarefa, em parceria com a Defesa Civil e Agentes de Combate às Endemias, para conscientizar a população e combater os focos do mosquito.

O secretário de Saúde, Jurandir Maciel, enfatizou a importância da iniciativa no combate à proliferação do mosquito da dengue e a agilidade que essa situação exige. “Precisamos de muito mais braços para fazer com que a dengue não se alastre por toda a cidade. Importante o nosso planejamento para que as estruturas de atendimento suportem a demanda que hoje está concentrada, principalmente, nas UPAs Rio Branco e Boqueirão”, salientou o secretário.

Composto por representantes de diferentes secretarias municipais, além de integrantes das instituições de saúde do município, o Comitê tem por objetivo promover a união de esforços na prevenção e enfrentamento da epidemia de dengue. “Os números registrados até o momento só não são maiores graças ao trabalho iniciado no bairro Estância Velha, onde, através do mapeamento dos pontos de risco, foi possível realizar o bloqueio químico das áreas”, enfatizou Jurandir. Ele lembra que a ação que vai começar nesta semana possibilitará a realização de uma varredura na região, a fim de estancar novos focos.

O médico veterinário Roger Halla apresentou do mapa da distribuição de casos no município, que inicialmente eram tratados como surtos epidêmicos, isolados no bairro Estância Velha e nos setores 6 e 4A do Guajuviras. As regiões de maior incidência da doença são conhecidas através da inclusão dos resultados positivos das testagens de dengue no sistema, permitindo o georreferenciamento.

A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos de dengue na cidade, ao mesmo tempo em que promove ações de conscientização da população, fiscalizando possíveis focos e combatendo a presença do mosquito em diferentes bairros. Com mais de 1.100 casos de dengue confirmados, quase metade deles estão concentrados no bairro Estância Velha.

Saúde

Dia Mundial do AVC: saiba identificar os sinais de alerta e quando buscar ajuda imediata

Avatar

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 29, é celebrado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), data que chama a atenção para a importância de reconhecer os sintomas e buscar atendimento médico imediato. A rapidez no diagnóstico e no tratamento é fundamental para reduzir o risco de sequelas permanentes e mortes.

Entre os principais sinais de AVC estão alterações na fala, perda de força ou dormência em um dos lados do corpo e assimetria no rosto. Tontura súbita, perda de equilíbrio, alterações visuais e dificuldade para caminhar também podem indicar a ocorrência da doença.

No Rio Grande do Sul, foram registradas 7.306 mortes por AVC em 2024, segundo dados preliminares do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, divulgados em outubro de 2025.

Para a neurologista Tiemi Thais Tomonaga, o diagnóstico tardio pode comprometer as possibilidades de tratamento. “O diagnóstico tardio pode reduzir as possibilidades de tratamento adequado e aumentar o risco de sequelas permanentes, como alterações motoras, visuais e de equilíbrio, incapacidade funcional e até morte”, afirma.

Em Santa Catarina, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 2.404 atendimentos por AVC entre janeiro e setembro de 2025, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Nas Unidades de Suporte Avançado, a doença representou 24,5% dos atendimentos por causas neurológicas no período.

Já no Paraná, um levantamento com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Ministério da Saúde, contabilizou 15.478 internações por AVC em 2024.

Sintomas exigem atenção imediata

Segundo Tiemi, os sintomas mais comuns incluem perda de força ou dormência de um lado do corpo, assimetria no rosto e alterações na fala, como dificuldade para pronunciar palavras ou nomear objetos. Mesmo quando os sinais são discretos ou desaparecem espontaneamente, é necessário procurar avaliação médica.

A neurologista alerta que nem todos os casos apresentam os sintomas mais conhecidos. Tontura súbita, perda de equilíbrio, alterações visuais e dificuldade para caminhar também podem indicar um AVC.

“Esses sintomas podem ser confundidos com labirintite, cansaço ou problemas musculares, atrasando o diagnóstico. O principal sinal de alerta é o início súbito de um sintoma neurológico novo, mesmo que seja discreto ou desapareça espontaneamente”, destaca.

Frio pode aumentar os riscos

As baixas temperaturas também são um ponto de atenção, especialmente na Região Sul. De acordo com a especialista, estudos internacionais sugerem uma associação entre temperaturas extremas e o aumento da ocorrência e da mortalidade por AVC, principalmente em pessoas acima de 65 anos.

No AVC isquêmico, causado pela obstrução de um vaso sanguíneo, a associação com o frio aparece de forma mais consistente. A relação ainda não está totalmente esclarecida, mas pode envolver a contração dos vasos e a elevação da pressão arterial.

“Este risco é, portanto, mais relevante em pessoas com hipertensão, diabetes, arritmia cardíaca, tabagismo ou doença vascular prévia”, explica.

Prevenção começa antes da terceira idade

A prevenção deve fazer parte da rotina em todas as estações do ano. Entre os principais fatores de risco estão hipertensão, diabetes, tabagismo, sobrepeso, obesidade e sedentarismo.

A prática de atividades físicas, evitar o cigarro e o consumo de álcool e manter acompanhamento médico para identificar e tratar doenças crônicas estão entre as medidas recomendadas pela neurologista, inclusive para pessoas mais jovens.

O que fazer diante de uma suspeita de AVC

Ao identificar possíveis sinais de AVC, a orientação é ligar imediatamente para o Samu, pelo telefone 192, e informar os sintomas observados.

A neurologista recomenda anotar o horário em que as manifestações começaram. Caso a pessoa acorde com alterações, é importante registrar quando foi vista bem pela última vez. Enquanto aguarda a equipe de emergência, não se deve oferecer alimentos, líquidos ou medicamentos por conta própria.

“Na neurologia, existe uma premissa fundamental: ‘tempo é cérebro’”, ressalta a médica.

No AVC isquêmico, a interrupção da circulação compromete o fornecimento de oxigênio e nutrientes ao tecido cerebral.

“Quanto mais tempo o cérebro permanece sem circulação adequada, maior pode ser a área em sofrimento e maiores as chances de sequelas permanentes”, conclui.

Continuar a ler

Saúde

Unidade de Saúde Santo Operário fecha a partir desta quinta-feira em Canoas; veja onde buscar atendimento

Avatar

Publicado

em

A Unidade de Saúde Santo Operário, localizada no bairro Harmonia, em Canoas, ficará temporariamente fechada a partir desta quinta-feira, 29, para a realização de obras no prédio. O atendimento será suspenso durante todo o período de execução dos serviços.

Durante o fechamento, os moradores poderão procurar atendimento nas unidades de saúde Natal, Cerne, Harmonia, Mathias Velho e União.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, os usuários serão acolhidos nessas unidades conforme a organização dos serviços. A pasta informa que as equipes seguem trabalhando para reduzir os transtornos à população e manter a continuidade da assistência durante as obras.

Continuar a ler

Saúde

Sala de vacinação da US Harmonia fecha temporariamente em Canoas; veja onde se vacinar

Avatar

Publicado

em

A sala de vacinas da Unidade de Saúde (US) Harmonia, em Canoas, ficará temporariamente fechada a partir desta terça-feira, 27, devido a obras na unidade. Durante o período de reforma, os moradores deverão procurar outras unidades de saúde do município para receber as doses do calendário vacinal.

A Secretaria Municipal da Saúde orienta que a população busque a unidade de saúde mais próxima para realizar a vacinação. No entanto, a US Praça América não deve ser procurada para esse atendimento, pois também está com a sala de vacinas fechada temporariamente para reforma.

A vacinação deverá ser realizada em outras unidades que estejam oferecendo o serviço durante o período de fechamento das salas.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto