Conecte-se conosco

header-top


 






 

05/02/2025
 

Saúde

Câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum no Brasil

Redação

Publicado

em

Câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) 70% dos casos estão concentrados nas regiões Sudeste e Sul.

O mês de março é conhecido pela cor Azul-Marinho em conscientização ao câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), que estima o surgimento de 41 mil novos casos por ano no País. De acordo com o Inca, 70% dos casos estão nas regiões Sudeste e Sul.

O coloproctologista do Hospital Divina, da Rede de Saúde da Divina Providência, dr. Enrico Sfoggia, explica que o câncer colorretal origina-se no intestino grosso, também chamado de cólon e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus.

“Acomete homens e mulheres, principalmente, idosos, podendo iniciar-se antes mesmo dos 40 anos de idade. Os sintomas mais comuns são dores abdominais, alteração do hábito intestinal, perda de peso, sangramento anal, e fadiga, entre outros”, contextualiza.

Conforme Sfoggia, é um câncer tratável e, mais ainda, prevenível. Ele cita cuidados que as pessoas devem fazer para sua prevenção e destaca que estão relacionados a uma vida mais saudável.

“Alimentação rica em fibras e pobre em gorduras, frituras, embutidos e enlatados, carne vermelha assim como a perda de peso, a atividade física regular, parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas, entre outras”, exemplifica.

Ainda na linha de prevenção, o médico alerta que existem exames que avaliam o cólon à procura dos pólipos, que podem ser os precursores do câncer.

“O exame de colonoscopia, além de localizar esses pólipos, retira-os, encaminhando-os para a patologia – após avaliá-los, uma estratégia de observação e acompanhamento é feita. Assim, a colonoscopia – além de um exame diagnóstico – é considerada como tratamento ao mesmo tempo”, revela.

Sfoggia alerta que homens e mulheres com mais de 45 anos devem realizar o exame preventivo. Além desses, os pacientes com menos de 45 anos e com sintomas como os elencados ou história familiar positiva para câncer colorretal, devem procurar o médico e solicitar que o exame seja feito.

Saúde

Canoas registra nove casos de dengue no primeiro mês do ano

Redação

Publicado

em

Canoas registra nove casos de dengue no primeiro mês de 2025

De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Canoas, há nove casos de dengue registrados no mês de janeiro de 2025. No ano passado, logo nos primeiros dias, constatou-se surto da doença no bairro Estância Velha, com dez casos positivos, e até o final do mesmo período já registrava mais de 60.

O surto de dengue atingiu diversas regiões do país em 2024 e, em Canoas, a doença causada pelo mosquito transmissor Aedes Aegypti, fez com que a então gestão municipal montasse um hospital de campanha para triagem de contaminados junto à UPA Boqueirão.

Ações de pulverizações

Foram tomadas ações de pulverização para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti em diversos bairros da cidade. Agentes de combate às endemias vistoriaram terrenos e conversaram com moradores, destacando iniciativas que podem ajudar a evitar a proliferação – em especial, tampar baldes que estejam servindo para guardar água.

As pulverizações foram feitas após Pesquisa Vetorial Especial (PVE) e somente com registros positivos, visando o bloqueio do mosquito transmissor para minimizar a circulação do vírus. Quando é feito registro de um novo caso, são realizadas ações em um raio de 150 metros, para eliminar possíveis focos. Os trabalhos seguem nas áreas secas da cidade.

Casos em Canoas em 2024

Segundo boletim emitido em maio do ano passado pela Secretaria da Saúde do município, Canoas registrou 5.010 casos em 2024. Desses, 10 eram importados, contraídos fora da cidade, e 5 mil ocorreram dentro do município, sendo classificados como autóctones.

Estância Velha, Guajuviras e Mathias Velho concentraram a maioria dos casos, com 2.721 (54,31% do total). Um em cada 69 canoenses tiveram a doença desde o dia 1º de janeiro de 2024.

Continuar a ler

Saúde

Médicos do HU dão voto de confiança a declarações do prefeito e retomam atividades

Redação

Publicado

em

Médicos do HU dão voto de confiança a declarações do prefeito e retomam atividades

Os médicos do Hospital Universitário (HU) de Canoas decidiram retomar o atendimento à população, depois de quatro dias de suspensão da admissão de novos pacientes e dos atendimentos eletivos. A definição se deu durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) em formato virtual, na noite de terça-feira, 4.

Os profissionais resolveram dar um voto de confiança à prefeitura, depois de declarações do prefeito, Airton Souza, à imprensa. O chefe do executivo de Canoas prometeu em entrevista que os pagamentos atrasados de novembro serão feitos até o dia 15 de fevereiro e que a dívida relativa a dezembro será quitada até 15 de março.

O presidente do Simers, Marcelo Matias, comandou a assembleia, que condicionou o aceite da proposta ao pagamento dos meses vigentes, evitando que o atraso de 60 dias se torne regra. Complementarmente, os médicos aceitaram também a proposta do presidente do Simers de retomarem a assembleia na segunda-feira, dia 17, para avaliar a situação e confirmar se o compromisso assumido pela prefeitura na mídia foi cumprido.

“Embora não tenhamos recebido esse comprometimento oficialmente, acreditamos que as datas prometidas publicamente na imprensa para a regularização dos honorários serão cumpridas. Mas reforçamos aos médicos que estaremos aqui para defendê-los caso isso não ocorra”, garantiu o presidente do Simers.

Segundo Matias, a mobilização da categoria no HU trouxe impacto positivo no sentido de dar visibilidade à demanda, sem que isso resultasse em desassistência à população.

“Cumprimos nosso compromisso ético de cuidado à população e, ao mesmo tempo, mostramos à sociedade o tamanho do desrespeito a que os médicos de Canoas estão sendo submetidos”, avaliou.

Continuar a ler

Saúde

Prefeitura de Canoas tem edital aberto para contratação de médicos especialistas

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas tem edital aberto para contratação de médicos especialistas

A Prefeitura de Canoas está com edital aberto para a seleção e contratação de médicos especialistas para prestação de serviços de consulta para atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

O credenciamento está sendo realizado pela Comissão Permanente de Licitações (CPL), por meio do e-mail licitacoes@canoas.rs.gov.br, e os documentos necessários para o credenciamento podem ser consultados no edital nº 070/2024 – Chamamento Público.

“Abrimos este credenciamento para complementar as especialidades que a gente precisa nesse momento”, explica o secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez.

O chamamento é para o credenciamento de cardiologista adulto, cardiologista vascular, cardiologista pediatra, endocrinologista adulto, gastroenterologista, hematologista, nefrologista, neurocirurgião, neurocirurgião pediátrico, neurologista adulto, neurologista pediátrico, otorrinolaringologista, pneumologista, dermatologista e proctologista.

Os credenciados podem habilitarem-se para atuar em uma ou mais especialidades médicas, conforme sua qualificação. Poderão participar da licitação empresas reunidas em consórcio ou isoladamente, que satisfaçam plenamente as condições do edital e termo de referência.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques