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08/12/2024
 

Saúde

Novo boletim aponta 424 casos de dengue em Canoas

Redação

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Novo boletim aponta 424 casos de dengue em Canoas

Um grupo de agentes de Combate às Endemias vistoriou dezenas de residências do bairro Harmonia, nesta quarta-feira, 28. O ponto de partida foi a rua Zumbi e se estendeu para outras vias paralelas, num raio de 150 metros. Ralos no pátio, piscinas, vasos de plantas e outros recipientes são identificados como possíveis criadouros para as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

O trabalho de Pesquisa Vetorial Especial (PVE) é feito tão logo haja confirmação de algum morador infectado pela dengue.

“É uma estratégia de ação. Procuramos identificar os possíveis criadouros e outros casos de doença na localidade, além de realizar orientação em saúde e entrega de repelentes aos usuários suspeitos identificados, objetivando mitigar a transmissão do vírus no local”, explica o médico veterinário e técnico da Vigilância, Roger Halla.

A supervisora da Vigilância em Saúde, Denis Garcia Kenes, destaca que, ao contrário do que muitos pensam, a maior concentração de focos do mosquito não é encontrada em terrenos baldios, e sim nos pátios de domicílios.

“Estamos enfrentando um dos piores momentos da dengue no país. Orientamos os moradores a manterem os cuidados com possíveis recipientes que possam acumular água depois das chuvas, por exemplo”.

A diarista Carilei Lima, 52 anos, moradora do Harmonia, diz procurar adotar todos os cuidados para proteger a família contra a dengue. “O pote do cachorro, troco a água todos os dias. Tenho cuidado com os vasinhos de planta também”, afirma.

424 casos de dengue em Canoas

Desde janeiro, quando a Secretaria de Saúde (SMS) emitiu Alerta Epidemiológico para a dengue em Canoas, o trabalho é intenso e conta com ações estratégicas de combate ao mosquito transmissor. Conforme boletim semanal desta semana, há 424 casos de dengue, sendo 419 autóctones (transmitidos dentro da cidade) e cinco importados.

O bairro com a maioria dos registros segue sendo o Estância Velha, com 225 ocorrências, seguido pelo Guajuviras, com 66; o Nossa Senhora das Graças, com 30 casos, Niterói, com 23 casos, Olaria, com 16, Mathias Velho, com 15 e o Harmonia, com 14.

Após a Pesquisa Vetorial Especial, a Secretaria de Saúde realiza a aplicação de inseticida. As pulverizações são feitas visando minimizar a circulação do vírus na região.

“Tenho acompanhado semanalmente todo esse trabalho de conscientização e fiscalização feito pelos agentes de combate às endemias, assim como as pulverizações para bloqueio vetorial. Pedimos o apoio de toda a população, adotando as medidas preventivas, para vencermos essa guerra contra a dengue”, enfatiza o secretário de Saúde, Jurandir Maciel.

Prevenção

Eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas, manter caixas d’água tapadas, colocar tela nos ralos de água da chuva, secar pneus e protegê-los das intempéries e limpar calhas da residência.

É necessário, também, escovar os potes (1x por semana) e trocar a água dos pets diariamente, manter piscinas limpas e com água tratada. Usar repelente para o corpo e de ambiente e telar portas e janelas das casas, fazem parte ainda das principais medidas de prevenção.

Denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones: 08005101234 ou 3236-1079.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores de cabeça, muscular e atrás dos olhos, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral. Ao perceber algum desses sinais, é necessário procurar uma unidade de saúde ou UPA. É fundamental ter um diagnóstico rápido para um tratamento oportuno, a fim de evitar o agravamento da doença.

Casos de Dengue confirmados em Canoas 2024:

424 casos de dengue, sendo 419 autóctones (transmitidos dentro da cidade) e 5 importados.

Segue a distribuição dos casos por bairro:
Estância Velha: 225
Guajuviras: 66 (autóctones) + 1 (importado)
Nossa Senhora das Graças: 30 (autóctone) e 1 (importado)
Niteroi: 23
Olaria: 16
Mathias Velho: 15
Harmonia: 14
Marechal Rondon: 6 autóctones e 1 (importado)
São José: 5 autóctones+ 1 (importado)
Rio Branco: 4
Mato Grande: 4
Igara: 4
Fátima: 4
Centro: 3 autóctones e 1 (importado)

Fonte: SinanWeb Dengue e setor de epidemiologia de Canoas (Dados atualizados dia 27/02, sujeito a alterações)

Saúde

Manifestação em frente ao HU chama atenção para risco de suspensão de atendimentos

Redação

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Manifestação em frente ao HU chama atenção para risco de suspensão de atendimentos

Na manhã de terça-feira, 3, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realizou uma mobilização em frente ao Hospital Universitário (HU) de Canoas.

A ação contou com faixas e a distribuição de panfletos para alertar a população sobre o risco de suspensão dos atendimentos ambulatoriais e de novas internações a partir do dia 7 de dezembro, caso o pagamento de setembro não seja realizado até o dia 6.

O sindicato afirma que os atendimentos de urgência, emergência e aos pacientes já internados não serão afetados.

O coordenador da Região Metropolitana do Simers, Daniel Wolff, conta que foram encaminhados ofícios ao HU, gestores de saúde, Ministério Público e Justiça sobre a possibilidade de restrição na assistência, e que, além disso, faltam insumos e medicamentos como anticoagulantes, materiais para cateterismo e para Circulação Extracorpórea (CEC) em cirurgias cardíacas.

“A situação crítica no HU, pois a falta de materiais leva ao cancelamento de cirurgias, agravando a fila de espera e o risco de complicações para os pacientes. Precisamos sensibilizar as autoridades para que medidas urgentes sejam tomadas para reverter todo este caos instaurado na Saúde de Canoas”, destaca Wolff.

O que diz a Prefeitura

Procurada pela nossa reportagem, a atual gestão municipal garantiu que não há risco de paralisação ou restrição nos atendimentos no hospital, nem falta de insumos, e que todos os profissionais CLTs estão com pagamentos em dia, inclusive com adiantamento da primeira parcela do 13º, com pagamento no dia 20 de novembro.

“Em relação aos vencimentos dos médicos PJs, o contrato prevê que os pagamentos sejam realizados 60 dias após a emissão das notas. Os salários referentes a setembro serão quitados ainda nesta semana, conforme já havia sido acordado com os médicos”, diz a nota.

“Em relação ao mês de outubro, o pagamento está dentro do prazo e será realizado ainda no mês de dezembro. Nas últimas semanas, a Prefeitura de Canoas obteve três decisões favoráveis contra o Simers, determinando que fosse garantido o pleno atendimento nos Hospitais Nossa Senhora das Graças e de Pronto Socorro, dada a irregularidade das paralisações, e tomará todas as medidas para que a decisão se estenda também ao Hospital Universitário”, finaliza.

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Saúde

Justiça concede decisão favorável à Prefeitura de Canoas contra Simers, que se manifesta em nota

Redação

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Justiça concede decisão favorável à Prefeitura de Canoas contra Simers

Em decisão favorável à Prefeitura de Canoas, emitida na terça-feira, 19, a juíza da 4° Vara Cível do Foro de Canoas determinou que o Simers não mobilize os médicos PJ a realizar qualquer tipo de paralisação nos atendimentos hospitalares na cidade.

O mandado foi entregue ao sindicato em regime de plantão ainda na quarta-feira, 20, e deverá ser cumprido, sob pena de multa de R$ 10 mil por descumprimento.

Sobre a decisão

Conforme a gestão municipal, a decisão se baseia na “ilegalidade dos movimentos praticados pelo Simers e no fato do município estar cumprindo rigorosamente os cronogramas de pagamento estabelecidos em contrato para os profissionais do Hospital de Pronto Socorro e do Hospital Nossa Senhora das Graças”.

A nota da Prefeitura ainda diz que, “nas últimas semanas, a juíza já havia emitido duas decisões favoráveis ao Município, garantindo a suspensão das paralisações e a garantia do pleno atendimento médico-hospitalar na cidade”.

Nota do Simers

O jornal O Timoneiro entrou em contato com o  Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), que enviou a seguinte nota sobre o assunto:

“O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) esclarece que sempre pautou suas ações pela defesa e proteção dos médicos e pela garantia de um atendimento digno e qualificado à população.

Destaca que em relação às reivindicações dos médicos do Hospital Pronto Socorro de Canoas (HPSC) deve ser observado o grave descumprimento contratual por parte da Prefeitura de Canoas e das proposições acordadas em audiência de mediação e que, mesmo diante do flagrante desrespeito, estamos seguindo a decisão da 4ª Vara Cível do Foro de Canoas, entretanto, reiterando nosso compromisso com a defesa incansável da categoria médica.

É importante chamar a atenção para o fato de que a referida decisão desconsidera a realidade enfrentada pelos médicos do HPSC – à qual se refere -, assim como de todo o município, que frequentemente têm seus pagamentos atrasados e estão submetidos a condições de trabalho precárias. Essa postura coloca em risco não apenas a subsistência dos profissionais, mas também a adequação dos serviços de saúde à população. Os médicos, não podem ser obrigados a trabalhar sem a garantia de receber seus honorários de forma justa e pontual, o que é uma afronta aos seus direitos fundamentais.

O Sindicato reforça que cumpre todas as decisões judiciais, mas está adotando todas as medidas legais e recursos cabíveis para reverter todas as determinações que considere injusta e em dissonância com a realidade dos fatos. Já foi enviado relatório sobre os vencimentos para a Magistrada e aguardamos resposta. A atuação do Simers visa assegurar condições dignas de trabalho e não pactuar com a precarização dos serviços de saúde ou com a desvalorização dos médicos.

 

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Saúde

CAOS NA SAÚDE: Empresa responsável por médicos das Upas e Caps de Canoas rompe contrato por falta de pagamentos

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CAOS NA SAÚDE Empresa responsável por médicos das Upas e Caps de Canoas rompem contrato por falta de pagamentos

A Medlife Serviços Médicos de São Leopoldo comunicou a rescisão do contrato com o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IB Saúde), de Canoas. A empresa era responsável pelo fornecimento de médicos para quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município.

A empresa explicou que a decisão de encerrar o contrato se deve à falta de pagamentos, que já dura há três meses, somando uma dívida superior a R$ 5 milhões. De acordo com o advogado da empresa, Jean Piery Pedroso Torman, o último pagamento foi realizado em agosto deste ano.

Mais de 100 médicos, contratados pela Medlife, atuam nas UPAs Rio Branco, Niterói e Boqueirão, além de quatro Caps. Com a rescisão do contrato, esses profissionais podem deixar de prestar atendimentos.

O que diz a Prefeitura

A reportagem de O Timoneiro entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Canoas, que respondeu em nota que Canoas é referência no pronto atendimento no Rio Grande do Sul, com cinco Upas, o maior do estado, e que a situação envolvendo o IB Saúde neste momento é pontual.

“A administração municipal já notificou o IB Saúde para que seja encontrada uma solução para a complementação dos profissionais. A situação, segundo a entidade, deverá ser normalizada nesta quarta-feira (20).  A Prefeitura alerta que entrará com medidas jurídicas diante da interferência indevida de instituições de fora da cidade, que estão prejudicando a contratação de médicos, um ato considerado ilegal, já que existem decisões judiciais que garantem o pleno atendimento médico-hospitalar na cidade”.

“Reforça, ainda, que vem realizando os pagamentos em dia ao IB Saúde desde abril, inclusive com aumento do repasse mensal. A pendência existente no momento, no valor de R$ 4.238.070,52, deve-se a repasses menores realizados entre os meses de janeiro a março deste ano. Esse valor equivale a quase um mês do pagamento mensal feito à entidade. Valores pagos ao IB Saúde nos últimos meses: R$ 4.213.027,18 (agosto), R$ 4.164.816,30 (setembro) e R$ 4.574.150,77 (outubro)”.

E finaliza o texto afirmando que neste momento todas as UPAS seguem com cobertura clínica e que nos casos de atendimentos pediátricos, que hoje só estão ocorrendo na UPA Caçapava, os mais graves são encaminhados à retaguarda pediátrica do Hospital Universitário, até que a situação seja normalizada.

Medlife Serviços em Telemedicina, Saúde e Tecnologia se manifesta

Após divulgação da primeira matéria referente ao assunto nas redes sociais pela GZH, a empresa Medlife, com sede em Canoas, se manifestou:

“A MEDLIFE SERVIÇOS EM TELEMEDICINA, SAÚDE E TECNOLOGIA LTDA , CNPJ n° 18.511.967.0001-01, fundada em 2013, com sede em Canoas, tomou conhecimento da reportagem da RBS veiculada no dia 19/11/2024, intitulada “Empresa responsável por médicos de UPAs e Caps de Canoas rescinde contrato alegando falta de pagamento”.

“Esclarecemos que nunca prestamos serviços para o Município de Canoas e também não mantemos qualquer relação com a empresa citada na reportagem”.

“Recomendamos à população que está entrando em contato conosco devido à reportagem que procure esclarecimentos junto aos responsáveis, bem como esperamos que a RBS esclareça em seus veículos de comunicação que o assunto não diz respeito à nossa empresa, tendo em vista que sem o esclarecimento causa confusão na população e prejudica a reputação de nossa empresa”.

 

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