Conecte-se conosco

header-top







 

22/06/2026
 

Geral

Dívida milionária leva à paralisação parcial de recolhimento de entulhos

Redação

Publicado

em

Moradores que usam o Ecoponto da Guajuviras foram surpreendidos ao irem ao local nesta semana. Funcionários da empresa SBR, que administra esses estabelecimentos desde 2019, em contrato com a Prefeitura de Canoas, entraram em greve. Eles alegam falta de pagamento. O serviço foi paralisado pela terceirizada na terça-feira, 6.

Segundo a administração municipal, a dívida com a SBR é de mais de R$ 6 milhões de reais. O débito estaria acumulado desde agosto de 2023, quando Jairo Jorge estava à frente da Prefeitura, antes de ser afastado pela terceira vez pela justiça.

A falta de pagamentos impacta na limpeza da cidade, já que, além dos Ecopontos, o contrato engloba também a Usina de Triagem, o recolhimento de galhos e entulhos. O prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques, apontou que tentou evitar a paralisação. Em reunião na terça-feira, o Poder Executivo buscou negociar parte dos débitos. Foi feito um depósito de R$ 300 mil.

Nedy afirmou que a situação não se aplica apenas ao recolhimento de lixo. “As contas da prefeitura estão muito mal. Há credores que não estão recebendo. Então esse é um dos itens que vai impactar na cidade”, lamentou.

O prefeito ainda se mostrou preocupado com a situação das contas públicas municipais. “Aceitamos administrar a cidade e precisamos ter capacidade de honrar com esses compromissos. Em tese, a prefeitura arrecada para oferecer um serviço condizente. Me parece que o problema não está na população, nem nos credores. Mas sim em quem administrou a cidade esse tempo e não fez os pagamentos para que os serviços públicos não cessem”, apontou.

O secretário da Fazenda, Luis Davi Siqueira, salientou que, quando o prefeito Nedy reassumiu a prefeitura, em dezembro, havia uma dívida de R$ 15 milhões, inscrita na pasta, com empresas de limpeza urbana. Do total, R$ 6 milhões eram referentes à SBR.

“Por determinação do prefeito, apuramos os dados e estamos priorizando a regularização dos serviços essenciais. A SBR recebeu R$ 1,5 milhão dos valores atrasados e temos a previsão de pagar mais R$ 800 mil na próxima quarta-feira, dia 14”, explicou o secretário.

O secretário de Serviços Urbanos, Lucas Garlet, afirmou que a prefeitura está fazendo a sua parte para dar celeridade aos trâmites. “Buscamos fazer os repasses com agilidade e dentro da legalidade por entender a importância que tem este trabalho para a população”, afirmou. A equipe da pasta está fazendo parte do recolhimento dos entulhos.

O prefeito Nedy deve reunir os secretários municipais na segunda-feira, 12, para avaliar a situação e buscar soluções para sanar as dívidas atuais do poder público para com fornecedores e terceirizadas.

Geral

Conselho da Cidade de Nova Santa Rita discute balanços e planejamento do município nesta segunda-feira

Redação

Publicado

em

Nova Santa Rita vota reforma da Previdência nesta terça e mobiliza servidores em protestos na cidade

A Prefeitura de Nova Santa Rita realiza nesta segunda-feira, 22, às 19h, mais uma reunião do Conselho da Cidade, no Centro de Eventos Olmiro Brandão, no Centro. O encontro vai reunir lideranças locais e representantes da gestão municipal para apresentar balanços, discutir ações em andamento e trazer novidades sobre o desenvolvimento do município.

Durante a reunião, serão apresentados o balanço financeiro do primeiro semestre de 2026, além das políticas de inclusão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação. Também entram na pauta as ações da área de Segurança Pública e a apresentação dos conselheiros responsáveis pela revisão do Plano Diretor, junto com a ordem de serviço e o cronograma de execução dos trabalhos.

O prefeito Rodrigo Battistella afirma que o momento reforça a importância da participação popular nas decisões da cidade e antecipa que novos encaminhamentos serão apresentados.

“O Conselho da Cidade é um espaço fundamental de participação e construção coletiva. Nesta reunião, além da prestação de contas das ações realizadas pela Administração Municipal, também apresentaremos anúncios importantes que terão impacto direto no desenvolvimento de Nova Santa Rita nos próximos anos”, destacou.

Continuar a ler

Policial

Criança de 10 anos morre em Canela e padrinhos são presos por suspeita de tortura

Redação

Publicado

em

Foto. Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a morte de uma criança de 10 anos registrada na quinta-feira, 18, em Canela, na Serra Gaúcha. O caso levou à prisão em flagrante de um casal suspeito do crime de tortura com resultado morte.

Segundo a investigação, a vítima, natural do Suriname, foi encaminhada ao Hospital de Canela com fortes dores abdominais e diversas lesões pelo corpo. Conforme relato dos profissionais que realizaram o atendimento, a criança teria afirmado, enquanto ainda estava consciente, que sofria agressões.

Diante das evidências observadas pela equipe médica, a Brigada Militar foi acionada e realizou os primeiros procedimentos no hospital. Posteriormente, a Polícia Civil assumiu a investigação do caso.

Os responsáveis pela guarda provisória da criança, um casal de padrinhos, foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canela. Segundo a polícia, ambos são naturais do Pará e residem no município desde o ano 2000. As identidades não foram divulgadas.

Com base na análise preliminar de documentos médicos, registros hospitalares e nos depoimentos dos profissionais de saúde que atenderam a vítima, a autoridade policial entendeu haver indícios suficientes para a prisão em flagrante dos suspeitos pelo crime de tortura com resultado morte.

O casal foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça.

O corpo da criança foi levado ao Posto Médico-Legal para a realização de exames periciais que deverão determinar a causa da morte e detalhar a extensão das lesões. A investigação segue em andamento.

Continuar a ler

Geral

Canoas realiza mesa temática sobre sistemas de proteção e resiliência na revisão do Plano Diretor

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas promove, na próxima segunda-feira, 15, mais uma etapa de participação popular no processo de revisão do Plano Diretor do município. Desta vez, será realizada a mesa temática sobre Sistemas de Proteção e Resiliência, com o objetivo de discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da capacidade de resposta da cidade diante de situações de risco e emergências.

O encontro ocorrerá das 15h às 17h30, na sede da Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC), localizada na Rua Nerci Pereira Flores, 179, no Centro.

De acordo com a proposta apresentada pela administração municipal, a atividade servirá como espaço para ouvir a população, identificar desafios e debater alternativas relacionadas aos sistemas de proteção e resiliência da cidade. As contribuições apresentadas pelos participantes deverão subsidiar a elaboração da nova versão do Plano Diretor.

Durante a mesa temática, também serão apresentadas ações e diretrizes relacionadas ao tema. O encontro prevê ainda manifestações da sociedade civil e de demais interessados, além de debates sobre oportunidades e propostas para Canoas.

A participação é aberta ao público. Pessoas que necessitarem de recursos de acessibilidade devem informar a necessidade com antecedência pelo e-mail planodiretor@canoas.rs.gov.br.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques