Saúde
Canoas e Estado estudam ampliação de serviços hospitalares para aumentar repasses

A possível ampliação dos serviços nos três hospitais de Canoas pautou uma reunião da Prefeitura de Canoas com o Governo do Estado. O encontro ocorreu na tarde de terça-feira, 6, entre o prefeito, Nedy de Vargas Marques, e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
Nedy e Arita avaliaram soluções para os desafios financeiros e operacionais enfrentados com a redução dos repasses do Estado a partir da implementação do Programa de Incentivos Hospitalares – Assistir. Os três hospitais de Canoas foram afetados pela iniciativa: Hospital Nossa Senhora das Graças, o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e o Hospital Universitário de Canoas (HU).
“Estamos estudando alternativas para amenizar os cortes de recursos previstos com o programa Assistir e ainda qualificar os atendimentos de saúde à população. Recuperar a saúde da nossa cidade é nossa prioridade”, salientou o prefeito.
O encontro, que contou com secretários de governo de Canoas e com diretores e profissionais da Regulação do Estado, teve como foco principal a revisão dos recursos destinados ao HU e ao HPSC. Além disso, falou-se da implementação de medidas para otimizar a regulação municipal dos serviços de saúde.
Nos próximos dias, Canoas deve receber nova capacitação para o uso do Gerenciamento de Consultas do Estado (Gercon RS). A ferramenta permite priorizar, através da informatização, as demandas por consultas especializadas mais graves e urgentes. O prefeito quer retomar a implantação do sistema, que foi descontinuado em março de 2023, quando Nedy deixou o cargo de prefeito.
O secretário da Fazenda de Canoas e Interventor do HU e do HNSG, Luis Davi Vicensi, explicou que desde a implementação do Assistir em 2022 até o início deste ano, já foram quase R$ 23 milhões de verbas a menos para os hospitais de Canoas. “O município de Canoas investe aproximadamente 30% de receita constitucional em saúde, onde o patamar mínimo exigido é 15%. Já contribuímos com quase o dobro de valor e não há mais espaço financeiro para essa compensação”.
Davi afirmou que os hospitais têm capacidade para oferecer mais serviços para a população em parceria com o Governo do Estado. “Com a criação do Comitê para a Reorganização dos Serviços Hospitalares de Canoas, nos próximos 15 dias queremos sinalizar em quais especialidades podemos ampliar os serviços, desde que possamos contar com novas receitas do Estado”.
A secretária Arita Bergmann mencionou a importância da regulação no município, especialmente em relação ao HPSC e o progresso na gestão e atendimentos do HU. Após o anúncio de revisão dos parâmetros e percentuais, a Secretaria Estadual da Saúde propõe avaliar, junto aos municípios, possíveis ampliações de serviços que se alinhem ao programa Assistir, visando a redução do déficit operacional dos hospitais.
Saúde
Canoas reforça atendimento do SAMU com a entrega de três novas motolâncias

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Canoas passou a contar com três novas motolâncias. Os veículos, do modelo Honda NX 500, foram entregues pela Prefeitura nesta sexta-feira, 30, e adquiridos com recursos próprios do município.
As motocicletas serão utilizadas principalmente em ocorrências que exigem atendimento rápido, como paradas cardiorrespiratórias e acidentes de trânsito. Por terem maior facilidade de deslocamento em meio ao tráfego, as motolâncias podem chegar ao local da ocorrência antes das ambulâncias e iniciar os primeiros procedimentos de socorro.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os novos veículos ampliam a estrutura de atendimento do serviço e oferecem melhores condições de trabalho às equipes responsáveis pelas operações.
Durante a entrega, o prefeito Airton Souza destacou a importância da rapidez no atendimento às situações de emergência e afirmou que o investimento busca fortalecer a rede municipal de saúde.
A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, também ressaltou que as motocicletas podem facilitar o acesso a locais de difícil deslocamento e contribuir para uma resposta mais rápida das equipes.
Equipamentos permitem primeiros socorros
As motolâncias são conduzidas por técnicos de enfermagem capacitados e contam com equipamentos utilizados nos primeiros atendimentos, como desfibrilador externo automático, materiais para aferição de sinais vitais, imobilização, controle de hemorragias e realização de acesso venoso.
A estrutura permite que os profissionais iniciem os procedimentos necessários enquanto aguardam a chegada da ambulância, que poderá dar continuidade ao atendimento e realizar o transporte do paciente, quando necessário.
O técnico de enfermagem e condutor de motolância Everton Pereira Anelo, que atua no SAMU desde 2008, destacou a importância da renovação dos veículos e dos equipamentos para a rotina dos profissionais. Com experiência tanto no atendimento em ambulâncias quanto em motocicletas, ele considera que melhores condições de trabalho contribuem para a prestação do serviço à comunidade.
Serviço funciona desde 2010 em Canoas
O sistema de motolâncias está presente em Canoas desde 2010. Com a incorporação das três novas motocicletas, o município renova parte da estrutura utilizada pelas equipes de atendimento pré-hospitalar.
A iniciativa busca ampliar a capacidade de resposta do SAMU, especialmente em situações nas quais o tempo de chegada dos socorristas pode ser decisivo para o atendimento e a preservação da vida.
Saúde
Dia Mundial do AVC: saiba identificar os sinais de alerta e quando buscar ajuda imediata

Nesta quinta-feira, 29, é celebrado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), data que chama a atenção para a importância de reconhecer os sintomas e buscar atendimento médico imediato. A rapidez no diagnóstico e no tratamento é fundamental para reduzir o risco de sequelas permanentes e mortes.
Entre os principais sinais de AVC estão alterações na fala, perda de força ou dormência em um dos lados do corpo e assimetria no rosto. Tontura súbita, perda de equilíbrio, alterações visuais e dificuldade para caminhar também podem indicar a ocorrência da doença.
No Rio Grande do Sul, foram registradas 7.306 mortes por AVC em 2024, segundo dados preliminares do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, divulgados em outubro de 2025.
Para a neurologista Tiemi Thais Tomonaga, o diagnóstico tardio pode comprometer as possibilidades de tratamento. “O diagnóstico tardio pode reduzir as possibilidades de tratamento adequado e aumentar o risco de sequelas permanentes, como alterações motoras, visuais e de equilíbrio, incapacidade funcional e até morte”, afirma.
Em Santa Catarina, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 2.404 atendimentos por AVC entre janeiro e setembro de 2025, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Nas Unidades de Suporte Avançado, a doença representou 24,5% dos atendimentos por causas neurológicas no período.
Já no Paraná, um levantamento com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Ministério da Saúde, contabilizou 15.478 internações por AVC em 2024.
Sintomas exigem atenção imediata
Segundo Tiemi, os sintomas mais comuns incluem perda de força ou dormência de um lado do corpo, assimetria no rosto e alterações na fala, como dificuldade para pronunciar palavras ou nomear objetos. Mesmo quando os sinais são discretos ou desaparecem espontaneamente, é necessário procurar avaliação médica.
A neurologista alerta que nem todos os casos apresentam os sintomas mais conhecidos. Tontura súbita, perda de equilíbrio, alterações visuais e dificuldade para caminhar também podem indicar um AVC.
“Esses sintomas podem ser confundidos com labirintite, cansaço ou problemas musculares, atrasando o diagnóstico. O principal sinal de alerta é o início súbito de um sintoma neurológico novo, mesmo que seja discreto ou desapareça espontaneamente”, destaca.
Frio pode aumentar os riscos
As baixas temperaturas também são um ponto de atenção, especialmente na Região Sul. De acordo com a especialista, estudos internacionais sugerem uma associação entre temperaturas extremas e o aumento da ocorrência e da mortalidade por AVC, principalmente em pessoas acima de 65 anos.
No AVC isquêmico, causado pela obstrução de um vaso sanguíneo, a associação com o frio aparece de forma mais consistente. A relação ainda não está totalmente esclarecida, mas pode envolver a contração dos vasos e a elevação da pressão arterial.
“Este risco é, portanto, mais relevante em pessoas com hipertensão, diabetes, arritmia cardíaca, tabagismo ou doença vascular prévia”, explica.
Prevenção começa antes da terceira idade
A prevenção deve fazer parte da rotina em todas as estações do ano. Entre os principais fatores de risco estão hipertensão, diabetes, tabagismo, sobrepeso, obesidade e sedentarismo.
A prática de atividades físicas, evitar o cigarro e o consumo de álcool e manter acompanhamento médico para identificar e tratar doenças crônicas estão entre as medidas recomendadas pela neurologista, inclusive para pessoas mais jovens.
O que fazer diante de uma suspeita de AVC
Ao identificar possíveis sinais de AVC, a orientação é ligar imediatamente para o Samu, pelo telefone 192, e informar os sintomas observados.
A neurologista recomenda anotar o horário em que as manifestações começaram. Caso a pessoa acorde com alterações, é importante registrar quando foi vista bem pela última vez. Enquanto aguarda a equipe de emergência, não se deve oferecer alimentos, líquidos ou medicamentos por conta própria.
“Na neurologia, existe uma premissa fundamental: ‘tempo é cérebro’”, ressalta a médica.
No AVC isquêmico, a interrupção da circulação compromete o fornecimento de oxigênio e nutrientes ao tecido cerebral.
“Quanto mais tempo o cérebro permanece sem circulação adequada, maior pode ser a área em sofrimento e maiores as chances de sequelas permanentes”, conclui.
Saúde
Unidade de Saúde Santo Operário fecha a partir desta quinta-feira em Canoas; veja onde buscar atendimento

A Unidade de Saúde Santo Operário, localizada no bairro Harmonia, em Canoas, ficará temporariamente fechada a partir desta quinta-feira, 29, para a realização de obras no prédio. O atendimento será suspenso durante todo o período de execução dos serviços.
Durante o fechamento, os moradores poderão procurar atendimento nas unidades de saúde Natal, Cerne, Harmonia, Mathias Velho e União.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, os usuários serão acolhidos nessas unidades conforme a organização dos serviços. A pasta informa que as equipes seguem trabalhando para reduzir os transtornos à população e manter a continuidade da assistência durante as obras.

Acidente1 semana atrásCarro bate em poste e provoca sequência de estragos no Centro de Canoas

Transporte1 semana atrásNova Santa Rita terá transporte coletivo gratuito no domingo de eleições

Transporte1 semana atrásEleitores terão transporte metropolitano e intermunicipal gratuito no domingo de eleição em Canoas

Policial1 semana atrásPolícia prende suspeito e apreende armas em operação que investiga fraude em licitações de Guaíba

Cultura2 dias atrásBiblioteca Pública de Canoas completa 60 anos e celebra seis décadas de história, cultura e memórias
Saúde3 dias atrásUnidade de Saúde Santo Operário fecha a partir desta quinta-feira em Canoas; veja onde buscar atendimento

Policial1 semana atrásCondenada por assassinato de fotógrafo em Canoas entra na lista vermelha da Interpol

Política5 dias atrásFlávio Bolsonaro anuncia pedido de anulação das eleições e questiona decisão do STF































































