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07/09/2024
 

Cultura

SAPUCAÍ: enredos são marcados por Literatura, mitos e história

Redação

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SAPUCAÍ: enredos são marcados por Literatura, mitos e história

Por Daniela Uequed e Douglas Angeli

Boa parte dos desfiles do grupo especial do carnaval carioca que acontecem nos próximos dias de 11 e 12 de fevereiro, serão conduzidos por leituras da história, das mitologias e por adaptações de livros. Os enredos, concebidos pelos pesquisadores e carnavalescos, são ao tema dos sambas, das alegorias, fantasias e demais quesitos. Quatro escolas usarão este recurso: Portela, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Paraíso do Tuiuti.

Já os mitos e lendas ligados a Portugal serão tema da Unidos da Tijuca, enquanto o Paraíso do Tuiuti exaltará a figura de João Cândido, líder da revolta da Chibata em 1910.

Portela

A Portela, dos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga, prepara uma adaptação da obra de Ana Maria Gonçalves, Um defeito de cor, enquanto a Grande Rio, dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, baseia seu enredo no livro Meu destino é ser onça, de Alberto Mussa.

Na primeira, o olhar está na história da luta contra a escravidão no Brasil tendo como  condutor o protagonismo de Luzia Mahin e de Luís Gama, mãe e filho.

A luta contra a opressão estará presente na Portela. No livro Um defeito de cor, Ana Maria Gonçalves se inspira na figura de Luiza Mahin, ou Kehinde, narrando a saga de sofrimento, rebelião e a busca por reencontrar seu filho, que, liberto, se tornaria o advogado abolicionista de Luís Gama. Os carnavalescos da Portela imaginaram uma carta onde o filho responde a mãe, prometendo um desfile onde a tônica será o afeto e o questionamento, como no argumento da sinopse do enredo: “Narrar essa história é como narrar a busca pelo sentido da nossa existência enquanto sujeitos negros ativos neste Brasil. Por que somos? Por que assim fazemos? Por quem lutamos? Em memória do que?”.

No ensaio técnico do domingo, dia 28, a Portela encerrou sua apresentação com a presença de mulheres que se identificavam como “Mães da Maré” e “Mães de Manguinhos”, indicando que a parte final do desfile trará a história de Kehinde para o presente.

Grande Rio

O foco está na cosmovisão tupinambá. Com o mito tupinambá de criação e recriação do mundo, baseado no livro Meu destino é ser onça, de Alberto Mussa. Seu fio condutor é a onça e sua posição central nas narrativas míticas dos povos originários e sua presença no imaginário brasileiro. Os mitos também são o eixo central do enredo da Unidos da Tijuca, mas para falar de outro lado da história e do Atlântico: Portugal.

A sinopse de Um conto de fados, do carnavalesco Alexandre Louzada, apresenta o tom do enredo: “Navegar é preciso, nesse lendário lugar, onde, por mais que se procure diferir, tudo rima com mar, desbravar, invadir, glorificar. […] Dos ilês de África, contidos nas conchas do Ifá, lavar a alma, o espírito de aventureiro de sal e de sol, ao vento, percorrer no intento, contornos do Reino de Matamba até as praias de Zanzibar”.

Tijuca

Contudo, conseguirá a Tijuca executar seu desfile sem incorrer em narrativa acrítica acerca do mito de um povo predestinado a navegar e descobrir? Conseguirá demonstrar que não se trata de uma romantização dos mitos e ideologias que justificaram a dominação colonial de tantas terras e povos?

A cosmovisão tupinambá do enredo da Grande Rio nos lembra que os mares navegados pelos portugueses levaram à colonização da própria natureza, à modificação drástica dos modos de se relacionar com essa natureza e sua exploração – que se deu através da escravização de seres humanos. O que podemos antecipar é que as escolas de samba, mais uma vez, apresentarão um espetáculo que nos permitirá ler e reler o mundo, imaginar e reimaginar a vida, e pensar a vida e o mundo historicamente.

Paraíso do Tuiuti

É com viés de revisitar a história que o carnavalesco Jack Vasconcelos promete contar a vida e a luta de um herói geralmente esquecido: o gaúcho João Cândido, que comandou a revolta dos marinheiros em 1910. Passadas duas décadas da abolição da escravidão, em 1888, e da Proclamação da República, em 1889, a vida dos marinheiros negros não havia melhorado, restando baixos soldos, alimentação ruim e o castigo das chibatadas. Diante de tal cenário, estoura aquela que mais tarde, pelo livro do jornalista Edmar Morel, ficaria conhecida como a Revolta da Chibata.

Esse não é um passado que já não ressoa no presente: em 2023, mais de cem anos após a revolta liderada pelo almirante negro contra as chibatadas, o entregador Max Ângelo dos Santos foi agredido com uma coleira de cachorro por uma mulher branca na zona Sul do Rio de Janeiro. Heroicizando os oprimidos e relendo a nossa história, a Tuiuti convidou Max para representar João Cândido em seu desfile.

História

A aposta na literatura, nos mitos e na história não constitui novidade na trajetória das escolas de samba. A centenária Portela destacou-se nos anos 1960 e 1970 por apresentar obras da literatura em seus desfiles: Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, em 1966, e Macunaíma, de Mário de Andrade, em 1975, entre outros. As mitologias africanas e dos povos originários foram tema de diversos enredos da Beija-Flor de Nilópolis, como A criação do mundo na tradição nagô, em 1978, e O mundo místico dos caruanas em 1998.

Desde os carnavais realizados sob a ditadura do Estado Novo (1937-1945), a história do Brasil foi muitas vezes lida e relida nos desfiles. Dos heróis oficiais, como D. João VI e Duque de Caxias, passando por episódios tantas vezes repisados como a guerra contra os holandeses, a independência do Brasil e a guerra do Paraguai, o que mudou ao longo do tempo foi o enfoque da história dos vencedores para a história dos vencidos, dos oprimidos, dos grupos que lutam por emancipação.

Isso desde os históricos enredos do Salgueiro, que imprimiram protagonismo aos personagens e às lutas afro-brasileiras, como Navio Negreiro, em 1957, e Quilombo dos Palmares, em 1960, até o desfile questionador da Mangueira em 2019, quando a escola apresentou a “história que a história não conta, o avesso do mesmo lugar”.

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Cultura

Festival de Cinema de Canoas abre inscrições para seleção de curtas

Redação

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Festival de Cinema de Canoas abre inscrições para seleção de curtas

Estão abertas as inscrições de filmes curta-metragem para a segunda edição do FECIC – Festival de Cinema de Canoas. O evento busca proporcionar um espaço para a exibição de obras desenvolvidas na cidade e no estado, fomentando a produção de novos filmes e a formação de público.

Os concorrentes podem participar gratuitamente, nas categorias Estudantil, Municipal e Estadual. O FECIC ocorrerá de 15 a 17 de novembro, com entrada franca, no SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro).

O Festival estava inicialmente programado para junho, mas teve sua data adiada em razão da tragédia climática.

“É uma iniciativa de grande importância cultural e, chega, também, como um alento à cidade e à região, duramente atingidas pela maior enchente já registrada no Rio Grande do Sul”, destaca o cineasta Alexandre Derlam, um dos responsáveis pela realização.

Alexandre Derlam

Alexandre Derlam

As inscrições seguirão até o dia 20 de setembro, pelo site do festival, no endereço: https://festivaldecinemadecanoas.com.br/inscricoes.  

Categorias

A categoria Estudantil é direcionada a estudantes de toda a Rede de Ensino de Canoas, do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As categorias Municipal e Estadualsão voltadas a realizadores independentes (pessoas físicas) e produtoras (pessoas jurídicas) com residência ou sede em Canoas e no Rio Grande do Sul, respectivamente.

A categoria Regional, de 2023, foi substituída pela Estadual para ampliar a abrangência do Festival.

Histórico

A primeira edição do FECIC demonstrou a grande carência do setor audiovisual gaúcho e do público por eventos neste formato.

“O que era para ser um projeto-piloto ganhou proporções estaduais, com muita garra e paixão para que fosse viabilizado”, lembra Derlam.

“No final, tanto nós, da organização, quanto a plateia e os competidores ficamos todos com o mesmo sentimento. Era preciso ir além, garantir a continuidade da proposta e ampliar sua relevância”, afirma o organizador.

Com esse propósito, o 2º FECIC está sendo promovido.

Realização

O 2º Festival de Cinema de Canoas é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

Conta com apoio do SESC Canoas e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora.

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Cultura

Edital da Lei Aldir Blanc para projetos culturais recebe inscrições até 28 de agosto

Redação

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Edital da Lei Aldir Blanc para projetos culturais recebe inscrições até 28 de agosto

A Secretaria Municipal de Cultura de Canoas está com inscrições abertas para o novo edital de fomento, proporcionando uma oportunidade para grupos e movimentos culturais se conectarem com o poder público e promoverem seus trabalhos.

Sobre o edital

Lançado pela Prefeitura, tem como objetivo selecionar projetos culturais que contribuam para o fortalecimento da cultura local, alinhados com as diretrizes da Lei Complementar nº 14.399/2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, regulamentada pelos Decretos Federais nº 11.740/2023 e nº 11.453/2023.

A PNAB faz parte do Sistema Nacional de Cultura, sendo uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento humano, social e econômico, incentivando a diversidade cultural. Essa política é fruto de parceria entre a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e a sociedade civil.

As inscrições estão abertas até o dia 28 de agosto, e os interessados devem enviar suas propostas por meio do e-mail pnab@canoas.rs.gov.br.

Áreas culturais contempladas pelo edital

Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Dança, Tradição ou Folclore, Livro, Leitura e Literatura, Patrimônio Cultural, Artes Integradas, Capoeira e Audiovisual.

Quem pode participar

Podem se inscrever no edital todos os agentes culturais que residam no município de Canoas há pelo menos 12 meses. Agente cultural é qualquer pessoa ou grupo responsável por criar, produzir e promover manifestações culturais, como artistas, músicos, escritores, cineastas, dançarinos, artesãos, curadores, produtores culturais, gestores de espaços culturais, entre outros.

As categorias de inscrição incluem:

– Pessoa física ou Microempreendedor Individual (MEI)
– Pessoa jurídica com fins lucrativos (empresas de pequeno ou grande porte)
– Pessoa jurídica sem fins lucrativos (associações, fundações, cooperativas)
– Coletivo/Grupo sem CNPJ, representado por uma pessoa física.

Categorias de financiamento

O edital prevê a seleção de 65 projetos, divididos em três categorias de financiamento:

– Categoria I: projetos com orçamento de R$ 32.500,00.
– Categoria II: projetos com orçamento de R$ 25.000,00.
– Categoria III: projetos de agentes culturais iniciantes, com orçamento de R$ 12.500,00.

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Cultura

25ª Feira do Livro de Esteio segue até sábado, 17; veja programação

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25ª Feira do Livro de Esteio segue até sábado, 17; veja programação

Desde a manhã de terça-feira, 12 de agosto, estão abertos os estandes da 25ª Feira do Livro de Esteio. A abertura oficial do evento, realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Sesc Canoas, aconteceu no espaço Rei Pelé (Av. Gov. Ernesto Dorneles, s/nº), dando início a uma extensa programação que segue até sábado, dia 17.

A feira tem o objetivo de difundir a cultura e a paixão pela leitura e escrita à comunidade de todas as idades. O homenageado deste ano é o jornalista e escritor Alberto Dal Molin Filho.

“Momentos lúdicos, alegres e apreciação a cultura são muito importantes nesse recomeço que estamos atravessando. É por isso que neste ano a Feira do Livro ganha um novo significado e importância para toda a comunidade”, destaca a Agente de Programas Sociais do Sesc Canoas, Vitoria Titton.

A agenda da Feira do Livro busca inspirar o público leitor a expandir suas vivências a partir da magia dos livros.

As apresentações literárias, contações de histórias, bate-papos, palestras e apresentações teatrais são gratuitas, abertas a todos os públicos em um horário estendido para maior democratização do acesso. A agenda completa pode ser conferida a seguir.

Arte Sesc

É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos.

Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.

25ª Feira do Livro de Esteio – Sesc Canoas

  • Data: de 13 a 17 de agosto
  • Local: Espaço de eventos Rei Pelé (Av. Gov. Ernesto Dorneles, s/nº – Santo Inácio)
  • Patrono: Alexandre Brito
  • Autor homenageado: Alberto Dal Molin Filho
  • Tema: Imaginando outros mundos a partir da leitura

Programação

15/08 (quinta-feira)

  • 09h30 – “O Museu Desmiolado – Um espetáculo verbo-cênico-musical” (Trupe Onde a Palavra se Diverte/RS)
  • 10h30 – Contação de histórias com Bárbara Catarina (RS)
  • 14h – Contação de histórias com Bárbara Catarina (RS)
  • 14h30 – Bate-papo literário com Alexandre Brito, patrono da 25ª Feira do Livro de Esteio

Debate literário

  • 15h30 – Palestra “Literatura e Youtube: formação de jovens leitores e a comunidade BookTube”

Influenciadora digital Tamirez Santos do Canal Resenhando sonhos (RS)

  • 17h – Sarau literário

16/08  (sexta-feira)

  • 09h – Premiação Soletra Esteio (anos finais do Ensino Fundamental) – Realização: SME/Prefeitura de Esteio
  • 14h – Premiação Soletra Esteio (anos iniciais do Ensino Fundamental) – Realização: SME/Prefeitura de Esteio
  • 19h – Premiação Soletra Esteio (EJA) – Realização: SME/Prefeitura de Esteio

17/08  (sábado)

  • 10h30 – Roda de canções e jogos folclóricos (Carmem Lima/RS)
  • 14h30 – Contação de histórias com Lamparina (Carmem Lima/RS)
  • 16h – Espetáculo “CIRCOlando por aí” (Cia. Espicula/RS)
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