Geral
Bairro Mathias Velho tem alerta para iminente surto de Dengue

Após monitoramento das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o bairro Mathias Velho apresentou alta infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Entre os dias 18 e 26 de outubro, foi realizado o Levantamento do Índice de Infestação Rápido em toda a cidade, no qual a região apresentou risco iminente de surto epidêmico. A amostragem ocorreu através da identificação das larvas encontradas em recipientes dentro dos imóveis.
Diante da situação encontrada, a equipe de zoonoses, com apoio dos agentes de combate a endemias, está planejando uma varredura em todo bairro, visitando imóveis com o objetivo de eliminar todos os focos encontrados, com tratamento mecânico e químico, além de fiscalização sanitária.
Também acontece a coleta das larvas, que são encaminhadas para identificação em laboratório. O objetivo das ações é diminuir a infestação do Aedes, evitando uma possível circulação viral e dificultando o estabelecimento do ciclo de transmissão no local.
A diretora de Atenção à Vigilância em Saúde da SMS, Simone Rodrigues, destaca a importância da atenção dos canoenses para o risco da doença.
“Neste momento, é fundamental que a população seja parceira do poder público no enfrentamento da dengue. Os munícipes devem permitir o acesso dos agentes aos seus imóveis e acatar as orientações prestadas por eles. Somente com o esforço mútuo teremos condições de evitar uma eventual epidemia em Canoas”, ressaltou.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça, dor muscular, dor atrás dos olhos, febre alta, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral.
Caso perceba algum desses sintomas, procure uma unidade de saúde ou UPA. É fundamental ter um diagnóstico rápido para um tratamento oportuno, a fim de evitar o agravamento da doença.
Prevenção
O mosquito Aedes aegypti se prolifera em depósitos de água limpa como garrafas, pneus velhos, piscinas, caixas d’água sem tampa, latas, ralos, calhas, cisternas, vasos e potes de água de animais.
Todos esses locais servirão para a fêmea do mosquito depositar seus ovos, que, em contato com a água e condições ideais, como alta temperatura e alta umidade, em sete dias transformam-se em novos mosquitos adultos.
Por isso, o trabalho de prevenção à dengue é fundamental. É responsabilidade do cidadão controlar seu imóvel, descartando o lixo adequadamente, não acumulando entulhos e limpando os recipientes de água.
Tirar as condições que favoreçam a proliferação do mosquito é o método mais eficaz de controle e combate ao aedes e às doenças transmitidas por ele.
Fiscalização
As equipes da SMS realizam diferentes ações de fiscalização e controle da doença. Alguns pontos que apresentam maior risco são monitorados quinzenalmente, como os cemitérios, floriculturas, borracharias e depósitos de veículos.
No caso de uma notificação de suspeita de dengue, é realizada uma visitação imóvel por imóvel em um raio de 150 metros. Além disso, realiza-se uma pulverização com inseticida na mesma área, para minimizar o ciclo de transmissão no local.
Após a atuação no Mathias Velho, as equipes seguirão para os demais bairros que apresentam índice de alerta: Guajuviras, Niterói, Rio Branco, São Luís e Nossa Senhora das Graças. Os demais bairros da cidade tiveram índices satisfatórios no levantamento do SMS.
Geral
Inscrições para Feira de Artesanato em Canoas terminam nesta segunda-feira, 7

Os interessados em participar da Feira de Artesanato da Economia Solidária, em Canoas, podem se inscrever entre esta sexta-feira, 4, e segunda-feira, 7. O evento será realizado de 9 a 11 de setembro, nas estações Niterói e Mathias Velho.
A inscrição deve ser feita por meio de formulário.
A feira contará com exposição e comercialização de produtos artesanais. Cada expositor deverá levar o próprio estande e os materiais necessários para a montagem.
A programação é destinada a artesãos e trabalhadores da Economia Solidária do município.
Geral
Nova Santa Rita realiza Desfile Cívico na próxima segunda-feira, 7 de Setembro

Nova Santa Rita realiza na próxima segunda-feira, 7 de setembro, o tradicional Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil. A programação começa às 9h, na Rua Dr. Lourenço Záccaro, junto à Praça da Bíblia.
Participam do desfile escolas e entidades do município, além da Brigada Militar e do 3º Batalhão de Suprimentos.
O prefeito Rodrigo Battistella destacou a importância da participação da comunidade na programação.
“O 7 de Setembro é uma data que nos convida a olhar para a nossa história e também para o futuro que queremos construir. É muito importante reunir nossas famílias, nossas escolas e nossas instituições para celebrar o civismo e o orgulho de fazer parte de Nova Santa Rita”, afirmou.
O secretário de Cultura e Turismo, Vagner Silva, ressaltou que o desfile também está relacionado à valorização da cultura e das tradições locais.
“O desfile é também uma forma de valorizar a nossa cultura, as nossas tradições e as pessoas que fazem parte da história do município”, disse.
Já a secretária de Educação, Margarete Ferretti, destacou a participação dos estudantes.
“A presença das nossas escolas torna esse momento ainda mais especial. O desfile contribui para que nossas crianças e jovens conheçam e valorizem a nossa história, desenvolvendo desde cedo o sentimento de cidadania, respeito e pertencimento”, afirmou.
Policial
Polícia Civil mira suspeitos de homicídio em operação contra disputa entre facções em Canoas

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira, 2, a Operação Retomada para cumprir dois mandados de prisão preventiva contra suspeitos de envolvimento em um homicídio e uma tentativa de homicídio registrados recentemente em Canoas.
Segundo as investigações, os crimes podem estar relacionados a uma disputa territorial entre facções criminosas no município.
De acordo com a responsável pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Canoas, Graziela Zinelli, os dois investigados são considerados foragidos da Justiça. As identidades não foram divulgadas.
A Polícia Civil também apura a possível participação dos dois suspeitos em um duplo homicídio registrado na região.
As investigações seguem para esclarecer a relação entre os crimes e identificar outros possíveis envolvidos.

Educação4 dias atrásUnilasalle oferece 400 bolsas integrais para graduação; veja como se inscrever

Canoas1 semana atrásDesfile Cívico retorna às ruas de Canoas neste domingo; veja programação

Sem categoria1 semana atrásExpointer 2026 terá debates sobre meio ambiente, água e futuro do agronegócio

Transporte1 semana atrásTrensurb terá operação especial durante a Expointer 2026; confira as mudanças
Sem categoria1 semana atrásUnidade móvel do Tudo Fácil oferece emissão da CIN e outros serviços na Expointer

Policial6 dias atrásHomem é morto a tiros no bairro Mato Grande, em Canoas

Política1 semana atrásCâmara de Canoas solicita cessão do atual prédio do Fórum para nova sede do Legislativo

Oportunidade1 semana atrásBombeiros abrem 440 vagas para Guarda-Vidas no RS com salário de até R$ 4,2 mil

























































