Geral
43 candidatos: eleição do Conselho Tutelar de Canoas é domingo e terá passe livre nos ônibus

Canoas se prepara para a eleição do Conselho Tutelar, que ocorre neste domingo (1º), das 8h às 17h. Serão 20 conselheiros tutelares eleitos para o mandato de 2024-2027.
Ao todo, 43 candidatos estão aptos a concorrer ao pleito eleitoral na cidade.
O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorre a cada quatro anos, em data unificada, em todo o território nacional, no primeiro domingo do mês de outubro.
A eleição é organizada pela Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e conta com o apoio da Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Inclusão e Proteção Social.
“Não é uma votação obrigatória, mas é aberta a todo munícipe, desde que esteja em dia com as obrigações eleitorais. É importante que toda a comunidade participe do processo de escolha dos novos representantes, que possuem a missão de garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados”, salienta a presidente do Comdica, Valquíria da Rosa Schoenardie.
A Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social é responsável pelo apoio no processo de escolha dos conselheiros e conselheiras tutelares de Canoas.
“Nós estamos aqui para fortalecer e estruturar o Conselho Tutelar do município, de forma que os conselheiros e conselheiras tutelares possam garantir o atendimento integral das crianças e adolescentes”, destaca a secretária especial da Coordenadoria, Taiane Luisa Cunha Dal Pizzol.
Quem pode votar:
Todo cidadão canoense, a partir dos 16 anos, com título de eleitor, desde que esteja em dia com as obrigações eleitorais.
Onde votar:
Os eleitores podem conferir os locais de votação neste link. É importante conferir a escola, pois, em muitos casos, não é o mesmo colégio eleitoral das eleições federais, estaduais e municipais.
Os eleitores que votariam na EMEF Duque de Caxias terão que se deslocar para o Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças.
Passe livre:
Canoas terá gratuidade nas tarifas de ônibus da linha municipal. O decreto foi assinado pelo prefeito Jairo Jorge na manhã da sexta-feira, 29.
O transporte público seguirá a tabela de horários de domingo. Confira mais detalhes da operação, como itinerários disponíveis, no site da Sogal: www.sogal.com.br.
O que faz o Conselho Tutelar:
É o órgão responsável por desempenhar uma função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Os conselheiros agem sempre que esses direitos são ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais/responsáveis ou em razão de sua própria conduta.
O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, permanente e não jurisdicional, que integra a Administração Municipal. Em Canoas, ele está vinculado à Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social.
Candidatos:
– Alcindo Rodrigues Pereira – Nome na urna: Alcindo Pereira – Número: 101
– Alexandre Cunha dos Santos – Nome na urna: Xandão – Número: 102
– Angela Maria Treib – Nome na urna: Angela Treib – Número: 103
– Angélica Ribas da Silva Lemes – Nome na urna: Angelica Ribas – Número: 104
– Apparicio Lafayete Izidro de Lima – Nome na urna: Apparicio Lafayette – Número: 105
– Carlos Eduardo da Silva Carvalho – Nome na urna: Duda – Número: 106
– Carlos Fernando de Almeida Thober – Nome na urna: Fernando Thober – Número: 107
– Carmem Conceição dos Santos Bois – Nome na urna: Carmem Bois Dica – Número: 108
– Carmem Regina da Silva Nunes – Nome na urna: Carmem Nunes – Número: 109
– Catia Sirlene Ramos Corrêa – Nome na urna: Catia Correa – Número: 110
– Cristiane Schuster Flores – Nome na urna: Cristiane Schuster – Número: 111
– Daiane Almeida Machado – Nome na urna: Daiane Machado – Número: 112
– Denier Larroyd da Silva – Nome na urna: Irmão Denier Larroyd – Número: 113
– Dilvio de Oliveira Ramos – Nome na urna: Dilvio – Número: 114
– Elen Lucia de Freitas – Nome na urna: Elen Freitas – Número: 115
– Elenita Terezinha de Araújo – Nome na urna: Elenita – Número: 116
– Flávia da Silva Gonçalves – Nome na urna: Conselheira Flávia – Número: 117
– Francisco Ferrando Severino – Nome na urna: Chicco – Número: 118
– Gisele Flores Soares – Nome na urna: Gisele – Número: 119
– Grasiela Aragão Mauer – Nome na urna: Grasiela Mauer – Número: 120
– Janice dos Santos Werner – Nome na urna: Janice dos Santos Werner – Número: 121
– Jaqueline Andrigo da Silva – Nome na urna: Jaque Andrigo – Número: 122
– Julia Buffi da Silva Accinelli – Nome na urna: Julia Accineli – Número: 123
– Karla Custodio da Silva – Nome na urna: Karla Custódio – Número: 124
– Luciana Medina dos Santos – Nome na urna: Luciana Medina – Número: 126
– Luis Paulo Barbosa Dornelles – Nome na urna: Luís Paulo – Número: 127
– Maiara da Silva de Souza – Nome na urna: Professora Maiara Souza – Número: 129
– Maria de Lourdes Fucilini – Nome na urna: Maria Fucilini – Número: 130
– Maria Madalena Hertzog Behenck – Nome na urna: Madalena – Número: 131
– Mariana Bonatto – Nome na urna: Mariana Bonatto – Número: 132
– Marisa Fernanda Ritzel – Nome na urna: Fernanda – Número: 133
– Neusa Regina Kaspary – Nome na urna: Prof. Neusa Kaspary – Número: 135
– Paulo Cesar Ferreira Facio – Nome na urna: Paulo Facio – Número: 136
– Raquel Alves dos Santos – Nome na urna: Professora Raquel Alves – Número: 137
– Rogério Bahi Behn – Nome na urna: Rogério Bahi Behn – Número: 138
– Rosane Sabrina Pinto – Nome na urna: Dra. Rosane Sabrina – Número: 139
– Shirlei Padilha Silva Santos – Nome na urna: Professora Shirlei – Número: 140
– Simone Kober Pereyra – Nome na urna: Profe. Simone Kober – Número: 141
– Sônia Mara Souza Bitencourt do Canto – Nome na urna: Sônia Souza – Número: 142
– Susana Lima Andrade – Nome na urna: Susana Lima Andrade – Número: 143
– Verlaine Almeida de Oliveira – Nome na urna: Professora Verlaine – Número: 144
– Verônica de Jesus Leindecker Trindade – Nome na urna: Verônica Trindade – Número: 145
– Vinícius Vieira Arend – Nome na urna: Vinícius Arend – Número: 146
Geral
Prêmio Picucha Milanez será entregue nesta terça-feira, dia 10; saiba quem são as homenageadas

A Câmara Municipal de Canoas realiza, nesta terça-feira, 10, a cerimônia de entrega do Prêmio Picucha Milanez. A homenagem reconhece dez mulheres com trajetórias de destaque em diferentes áreas de atuação e pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade.
A premiação é concedida anualmente pelo Legislativo municipal e tem como objetivo valorizar iniciativas e histórias de mulheres que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e comunitário da cidade.
Criado em 1997 por meio de decreto legislativo, o prêmio leva o nome de Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”. Nascida em Rivera, no Uruguai, em 1888, ela se mudou ainda criança para a região onde hoje está localizada Canoas.
Picucha ficou conhecida pela forte atuação comunitária, especialmente na mobilização de moradores e no incentivo a ações sociais. Entre suas contribuições está a participação na mobilização que ajudou na construção do Hospital Nossa Senhora das Graças, além do trabalho voltado ao cuidado e apoio de crianças em situação de vulnerabilidade.
Homenageadas
Mara Lúcia Togni Pereira construiu sua trajetória profissional na área da saúde, atuando como Técnica e Instrumentadora Cirúrgica, profissão da qual hoje está aposentada. Há mais de duas décadas também trabalha como podóloga, mantendo o cuidado com a saúde e o bem-estar das pessoas. Inspirada pelos pais, fundadores do Lions Clube Canoas Santa Rita, desenvolveu forte atuação voluntária e há 19 anos participa de ações sociais promovidas pelo Lions, com iniciativas voltadas à saúde, educação e apoio a famílias em situação de vulnerabilidade – indicação da bancada do PSD.
Edna Aparecida Alegro é auditora fiscal aposentada da Receita Federal, com mais de 34 anos de atuação no serviço público federal. Especialista nas áreas de assistência social e certificação de entidades beneficentes, tornou-se referência nacional no fortalecimento de políticas públicas e organizações da sociedade civil. Desde 2015 atua em Canoas, onde liderou a reestruturação da Associação Pestalozzi, garantindo a continuidade do atendimento a pessoas com deficiência e implantando programas de inclusão e aprendizagem profissionalizante – indicação da bancada do PL.
Priscila Rosa dos Santos recebe a homenagem em reconhecimento à sua luta por justiça após a morte de sua irmã, a enfermeira Patrícia Rosa dos Santos, vítima de feminicídio em 2024. Desde então, transformou o luto em mobilização social, dando visibilidade ao caso e reforçando a importância do enfrentamento à violência contra a mulher. Sua atuação tornou-se símbolo de resistência e defesa da memória da irmã e de tantas outras vítimas – indicação da bancada do PV.
Angélica Giovanella Marques é delegada da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e atualmente responde pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Canoas. Formada em Direito pela PUCRS e pós-graduada em Processo Civil, ingressou na Polícia Civil em 2019 e assumiu o cargo de delegada em 2022. Seu trabalho é voltado ao acolhimento das vítimas e ao combate à violência de gênero, contribuindo para a proteção e garantia de direitos das mulheres – indicação da bancada do Progressistas.
Shirley Dilecta Panizzi Fernandes é advogada com atuação na área de Direito do Trabalho Empresarial desde 1992, prestando assessoria jurídica a empresas de diversos segmentos. Também atua como professora convidada em cursos de pós-graduação da Universidade Feevale, nas áreas de Direito do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho, contribuindo para a formação de novos profissionais – indicação da bancada do NOVO.
Claci Lutz Allenbrandt, conhecida como Gladis, reside em Canoas há mais de três décadas e tem forte atuação comunitária no bairro Guajuviras. Desde 2003 dedica-se a atividades de apoio à comunidade e à defesa dos direitos dos usuários do sistema de saúde, participando de conselhos locais e auxiliando moradores em demandas relacionadas ao acesso aos serviços públicos – indicação da bancada do PSDB.
Fernanda Gonçalves Bassôa é jornalista formada pela Unisinos e atua há mais de duas décadas na comunicação. Trabalhou por nove anos como repórter policial no Grupo Editorial Sinos e atualmente é repórter correspondente do jornal Correio do Povo em Canoas, função que exerce há mais de uma década. Seu trabalho é marcado pelo compromisso com a informação e pela cobertura de temas relevantes para a sociedade – indicação da bancada do Republicanos.
Isabel Ferrari é jornalista e comunicadora reconhecida nacionalmente por sua atuação na defesa da inclusão e da neurodiversidade. Mãe de uma criança autista, transformou sua experiência pessoal em trabalho de conscientização social, promovendo debates sobre maternidade atípica, direitos das pessoas com deficiência e políticas públicas de inclusão – indicação da bancada do PDT.
Priscila Pereira é fisioterapeuta e atua há duas décadas em ações sociais em Canoas. Atualmente é gerente geral da Ação Social Santa Isabel, instituição com mais de 60 anos de atuação no município, além de coordenar iniciativas em abrigos e projetos voltados ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Seu trabalho é marcado pela dedicação ao cuidado e à assistência social – indicação da bancada do União Brasil.
Miriam Ribeiro Cabreira é engenheira mecânica e servidora da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP) desde 2007. Com trajetória marcada pela atuação sindical, tornou-se em 2022 a primeira mulher eleita presidenta do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS). Sua liderança representa um marco na ampliação da participação feminina em espaços de representação da classe trabalhadora – indicação da bancada do PT.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.
A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.
Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.
A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva.
Policial
Polícia Civil cumpre 16 ordens judiciais durante Operação Mulher Segura na Região Metropolitana do RS

A Polícia Civil participou, na quarta-feira, 4, da Operação Mulher Segura 2026, uma ação voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra mulheres. A iniciativa foi conduzida pela Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, ligada ao Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis.
Durante a operação, foram cumpridas 16 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão de armas de fogo e de prisão de suspeitos de violência doméstica. Também foram verificadas 20 denúncias anônimas.
As ações ocorreram nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Alvorada e Viamão. Até o momento, duas pessoas foram presas.
A operação integra uma mobilização nacional voltada à prevenção e ao combate da violência contra mulheres e meninas. No Rio Grande do Sul, mais de 60 policiais civis do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis e de outros setores da Polícia Civil participaram da ação.
A Polícia Civil reforça que casos de violência doméstica podem ser denunciados por diferentes canais. As denúncias podem ser feitas pelo site da Delegacia Online, pelo e-mail dpgv-dipam@pc.rs.gov.br ou pelo telefone 180, que atende gratuitamente em todo o Brasil.

Defesa Civil2 dias atrásDefesa Civil promove drive-thru de arrecadação para vítimas das chuvas em Ubá (MG)
Oportunidade3 dias atrásCaixa Econômica Federal abre inscrições para estágio 2026 nos níveis médio e superior com bolsas de até R$ 1.800

Transporte7 dias atrásPrefeito de Canoas anuncia Passe Livre definitivo nos coletivos municipais

Geral3 dias atrásGovernador do Estado oficializa troca de comando do Corpo de Bombeiros no RS

Policial1 semana atrásEx-prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo é preso em operação da Polícia Federal por suspeita de desvio de recursos das enchentes

Canoas1 semana atrásCorsan promove reunião com moradores do bairro Nossa Senhora das Graças para esclarecer implantação da rede de esgoto

Educação1 semana atrásAbertura do ano letivo em Canoas reúne mais de 2 mil profissionais da rede municipal

Esporte4 dias atrásSecretaria de Esporte e Lazer abre inscrição para seleção do programa Talentos do Esporte nesta terça-feira, 3


























































