Geral
Trote Solidário Simers: Há 15 anos dizendo SIM à vida e NÃO à violência nas faculdades de Medicina

Desde 2008, os alunos de Medicina do Rio Grande do Sul vêm mudando a história da recepção aos calouros.
No lugar de ações violentas ou as humilhações que alguns ainda tentam manter nas instituições que formam futuros médicos, há 15 anos o Trote Solidário já mobilizou mais de 21 mil acadêmicos, deixando para trás uma cultura da vergonha pela consciência e a empatia com o próximo.
Para se ter uma ideia do tamanho da iniciativa do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS Simers), ao longo da trajetória do Trote Solidário já foram arrecadadas mais de 408 toneladas de itens alimentícios, o que representa comida na mesa para mais de 816 mil pessoas.
“Estamos acompanhando a repercussão dos atos promovidos por estudantes e ficamos entristecidos ao ver como ainda sobrevive a errônea ideia de que um veterano precisa subjugar o colega recém-chegado. Isso não pode mais ocorrer em nossa sociedade. Precisamos de médicos que deem exemplo de como tratar o ser humano e é isso que o Trote Solidário quer levar para todos aqueles que passam ou vão passar por ele. Estamos lidando com pessoas que vão salvar vidas”, reforça o diretor de Políticas Estratégicas do Simers, Vinícius de Souza, que também já passou pela experiência do Trote Solidário.
Para se ter uma ideia do tamanho da ação do NAS Simers, todas as 20 faculdades de Medicina gaúchas participam da atividade, que conta com a parceria do Banco de Alimentos do RS, Lions Clubs International e Rotary Club International.
São essas as entidades responsáveis em direcionar o que foi arrecadado às cidades onde foram realizadas as doações, tanto na Capital como na região Metropolitana e Interior.
Somente na edição 2023 do Trote Solidário, foram arrecadados 48.286,52 quilos de itens alimentícios. O terceiro maior volume de doações da história da iniciativa e que também beneficiou as vítimas das enchentes no Vale do Taquari, a maior tragédia natural vivenciada no estado.
Além de alimentos
E o Trote Solidário também vai além dos alimentos. Ele também movimenta os alunos para a doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea, em parceria com os hemocentros de cada cidade onde acontecem as ações de solidariedade.
Já foram 8.185 bolsas de sangue coletadas junto aos hemocentros do RS, sendo que uma bolsa pode salvar até quatro vidas. Sem falar na arrecadação de cerca de 6,5 toneladas de tampinhas plásticas, revertidas para a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) — o valor de 150 quilos equivale a uma cadeira de rodas ou uma cadeira de banho. Outro exemplo de cidadania foram os 31.233 mil livros doados para cursinhos populares de pré-vestibular em Medicina.
Toda essa movimentação em prol da vida também já foi reconhecida duas vezes com o prêmio TOP Cidadania 2022, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) e entregue às entidades gaúchas que se destacam por suas práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento humano e responsabilidade social.
Além disso, o Trote já acumula diversos prêmios de expressão nacional ao longo de sua trajetória, como o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2014, da ABRH-Nacional, na modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social/Organização Cidadã.
Geral
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

O Procon de Canoas, a Vigilância Sanitária, a Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e a Guarda Municipal realizaram, na manhã desta terça-feira, 14, uma operação de fiscalização em mercados e lojas de bebidas da cidade. A ação teve como foco principal verificar a procedência e as condições de comercialização de bebidas alcoólicas, além de inspecionar alimentos.
A operação foi motivada pelo recente caso suspeito de intoxicação por metanol registrado em Canoas. Ao todo, quatro estabelecimentos foram fiscalizados. Em um deles, foram apreendidas cerca de 40 garrafas de bebidas alcoólicas por descaminho, ou seja, por não possuírem comprovação de importação legal ou pagamento dos devidos impostos.
O proprietário do local foi nomeado fiel depositário, procedimento legal que o torna responsável pela guarda dos produtos até que a investigação seja concluída. Esse termo significa que o comerciante deve manter as mercadorias sob sua custódia, sem poder utilizá-las, vendê-las ou descartá-las, até decisão das autoridades competentes.
A Delegacia de Polícia será oficialmente comunicada sobre a ocorrência para dar continuidade às apurações. De acordo com os órgãos municipais envolvidos, ações integradas como essa são fundamentais para garantir a segurança dos consumidores e coibir práticas ilegais que colocam em risco a saúde da população.
Geral
Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Desde segunda-feira, 13, até sexta-feira, 17, canoenses podem conferir a exposição “Leveza em Tons de Rosa”, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), por meio da Diretoria da Mulher, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas (LFCC).
A mostra poderá ser visitada na Prefeitura de Canoas, das 9h às 17h e reúne fotografias de mulheres que vivenciaram o processo de diagnóstico do câncer de mama, em diferentes momentos da jornada de tratamento e cura.
A exposição dá visibilidade a histórias reais de coragem, resiliência e superação, destacando mulheres que enfrentaram o câncer com determinação e esperança. Entre elas estão Zilma Biasuz, presidente de honra da LFCC e curada desde 2020; Maria Delourde dos Santos, aposentada e também curada; Ivone Melânia Frare, professora em tratamento oncológico de pulmão desde 2023; Lucia Elisabeth Colombo, professora e atual secretária de Educação, em tratamento oncológico de mama desde 2023; e Marilene Rocho Neumann, empresária em tratamento oncológico de mama desde 2020.
Mais do que um tributo às mulheres retratadas, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre a importância do autocuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce. A ação integra as atividades do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama.
Geral
Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Na sexta-feira, 17, os canoenses poderão participar do Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos. A ação será das 16h30 às 20 horas, em frente à Prefeitura de Canoas (Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas). O objetivo é arrecadar brinquedos novos ou usados em bom estado, que serão destinados ao Hospital Universitário de Canoas
Além disso, o público poderá aproveitar diversas atrações, como música ao vivo, a participação da Prof. Maluquinha, pintura artística, personagens infantis, food trucks e interação com o grupo de escoteiros. O evento é organizado pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão.
Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos
Data: Sexta-feira (14)
Horário: Das 19h às 22h
Local: Prefeitura de Canoas – Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas
- Saúde1 semana atrás
Médicos das UPAs de Canoas decidem manter as restrições nos atendimentos
- Saúde5 dias atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião5 dias atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Canoas1 semana atrás
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas
- Transporte1 semana atrás
Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb
- Trânsito5 dias atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Política1 semana atrás
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira
- Cultura1 semana atrás
3º Festival de Cinema de Canoas promove quarto encontro do Curta FECIC e workshop esta semana