Geral
Trote Solidário Simers: Há 15 anos dizendo SIM à vida e NÃO à violência nas faculdades de Medicina

Desde 2008, os alunos de Medicina do Rio Grande do Sul vêm mudando a história da recepção aos calouros.
No lugar de ações violentas ou as humilhações que alguns ainda tentam manter nas instituições que formam futuros médicos, há 15 anos o Trote Solidário já mobilizou mais de 21 mil acadêmicos, deixando para trás uma cultura da vergonha pela consciência e a empatia com o próximo.
Para se ter uma ideia do tamanho da iniciativa do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS Simers), ao longo da trajetória do Trote Solidário já foram arrecadadas mais de 408 toneladas de itens alimentícios, o que representa comida na mesa para mais de 816 mil pessoas.
“Estamos acompanhando a repercussão dos atos promovidos por estudantes e ficamos entristecidos ao ver como ainda sobrevive a errônea ideia de que um veterano precisa subjugar o colega recém-chegado. Isso não pode mais ocorrer em nossa sociedade. Precisamos de médicos que deem exemplo de como tratar o ser humano e é isso que o Trote Solidário quer levar para todos aqueles que passam ou vão passar por ele. Estamos lidando com pessoas que vão salvar vidas”, reforça o diretor de Políticas Estratégicas do Simers, Vinícius de Souza, que também já passou pela experiência do Trote Solidário.
Para se ter uma ideia do tamanho da ação do NAS Simers, todas as 20 faculdades de Medicina gaúchas participam da atividade, que conta com a parceria do Banco de Alimentos do RS, Lions Clubs International e Rotary Club International.
São essas as entidades responsáveis em direcionar o que foi arrecadado às cidades onde foram realizadas as doações, tanto na Capital como na região Metropolitana e Interior.
Somente na edição 2023 do Trote Solidário, foram arrecadados 48.286,52 quilos de itens alimentícios. O terceiro maior volume de doações da história da iniciativa e que também beneficiou as vítimas das enchentes no Vale do Taquari, a maior tragédia natural vivenciada no estado.
Além de alimentos
E o Trote Solidário também vai além dos alimentos. Ele também movimenta os alunos para a doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea, em parceria com os hemocentros de cada cidade onde acontecem as ações de solidariedade.
Já foram 8.185 bolsas de sangue coletadas junto aos hemocentros do RS, sendo que uma bolsa pode salvar até quatro vidas. Sem falar na arrecadação de cerca de 6,5 toneladas de tampinhas plásticas, revertidas para a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) — o valor de 150 quilos equivale a uma cadeira de rodas ou uma cadeira de banho. Outro exemplo de cidadania foram os 31.233 mil livros doados para cursinhos populares de pré-vestibular em Medicina.
Toda essa movimentação em prol da vida também já foi reconhecida duas vezes com o prêmio TOP Cidadania 2022, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) e entregue às entidades gaúchas que se destacam por suas práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento humano e responsabilidade social.
Além disso, o Trote já acumula diversos prêmios de expressão nacional ao longo de sua trajetória, como o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2014, da ABRH-Nacional, na modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social/Organização Cidadã.
Policial
Polícia Civil identifica suspeito e apreende veículo em investigação de caso envolvendo criança em Canoas

A Polícia Civil cumpriu, na tarde desta segunda-feira, 27, um mandado de busca e apreensão durante a investigação de uma suposta abordagem suspeita contra uma criança de 7 anos, registrada no dia 6 de julho, no bairro Rio Branco, em Canoas.
A ação foi realizada por policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas, sob coordenação do delegado Maurício Barison. O mandado foi cumprido na residência de um investigado de 26 anos, também localizada no bairro Rio Branco.
No local, os policiais apreenderam um automóvel identificado ao longo da investigação por meio de perícia técnica e análise de imagens de videomonitoramento. Também foram recolhidos um aparelho celular e uma câmera de monitoramento veicular. Segundo a Polícia Civil, os equipamentos serão submetidos à perícia para extração e análise de dados que possam contribuir para o esclarecimento dos fatos.
De acordo com a corporação, o investigado será ouvido formalmente na delegacia para prestar esclarecimentos sobre o caso.
Em nota, o delegado Maurício Barison afirmou que a Polícia Civil conduz a investigação com rigor técnico e observando o devido processo legal, sem prejuízo da rapidez necessária na apuração dos fatos.
Ainda segundo a Polícia Civil, a identificação do suspeito foi possível após exame pericial de imagens realizado por peritos do Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS). As investigações seguem em andamento para esclarecer todas as circunstâncias da ocorrência.
Em cumprimento ao artigo 143 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a identidade da vítima é preservada e não serão divulgadas informações que possam permitir sua identificação.
A Polícia Civil orienta que informações sobre crimes envolvendo crianças e adolescentes podem ser repassadas de forma anônima à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 98459-0259 ou pela linha direta (51) 3425-9056.
Geral
Nova Santa Rita lança nesta quinta-feira programa de capacitação voltado a empreendedores

A Prefeitura de Nova Santa Rita lança oficialmente, no dia 23 de julho, o Programa Capacita Nova Santa Rita. A iniciativa é realizada em parceria com o SEBRAE-RS e prevê uma série de atividades gratuitas voltadas a empreendedores, micro e pequenas empresas e pessoas interessadas em abrir ou ampliar um negócio.
Ao longo do programa, estão previstas 12 ações de capacitação, entre workshops, oficinas, palestras, assessorias individuais e uma Sessão de Negócios. A programação aborda temas como inteligência artificial, marketing digital, vendas, comunicação, planejamento financeiro, gestão empresarial e inovação.
Entre as atividades programadas estão os workshops “Inteligência Artificial para Negócios”, “Fechamento de Vendas com WhatsApp”, “Instagram em Bom Tom” e “Precificação de Alimentos”. Também serão realizadas oficinas sobre produção de vídeos, comunicação, pitch empresarial, organização de rotinas e fortalecimento da presença digital. O programa inclui ainda assessorias individuais com especialistas do SEBRAE-RS e uma Sessão de Negócios voltada à aproximação entre empresas da região.
O prefeito Rodrigo Battistella comentou a proposta do programa.
“Nosso objetivo é criar um ambiente cada vez mais favorável para quem empreende em Nova Santa Rita. O Capacita Nova Santa Rita vai oferecer conhecimento, inovação e ferramentas para que nossos empreendedores possam crescer, gerar empregos e fortalecer ainda mais a economia do município. Essa parceria com o SEBRAE amplia as oportunidades para quem deseja investir no próprio negócio ou aperfeiçoar sua gestão.”
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rodrigo Feijó, afirmou que a programação foi elaborada com foco nas demandas atuais do mercado.
“Hoje, empreender exige atualização constante. Por isso buscamos uma parceria sólida com o SEBRAE para oferecer conteúdos extremamente práticos e atuais, que vão desde inteligência artificial até marketing digital, gestão financeira e estratégias de vendas. Nosso compromisso é oferecer capacitação de qualidade para fortalecer os negócios locais e estimular o surgimento de novos empreendedores.”
As inscrições para as atividades serão abertas nos próximos dias. A programação completa, o cronograma e as orientações para inscrição serão apresentados durante o lançamento oficial do programa.
O evento de lançamento está marcado para o dia 23 de julho, às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores de Nova Santa Rita.
Geral
Canoas tem duas propostas na Consulta Popular 2026; votação segue até domingo

A votação da Consulta Popular 2026 começou nesta segunda-feira, 20, e segue até domingo, 26. Em Canoas, duas propostas foram incluídas no processo após as etapas locais e regionais de definição das prioridades.
As demandas apresentadas pelo município envolvem a destinação de recursos para ações de prevenção a enchentes e para políticas sociais voltadas à primeira infância imigrante.
A votação pode ser feita por meio de uma conta gov.br no portal da Consulta Popular ou pelo WhatsApp da assistente virtual GurIA, pelo número (51) 3210-3939. Para participar pelo aplicativo, o eleitor deve enviar a mensagem “Quero votar na Consulta Popular”.
A Consulta Popular é realizada pelo Governo do Estado em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), responsáveis pela organização do processo nas 28 regiões do Rio Grande do Sul.
As propostas mais votadas serão incluídas no orçamento estadual de 2027. O Estado prevê a destinação de R$ 60 milhões, distribuídos entre os Coredes conforme critérios técnicos.

Canoas3 dias atrásLivraria Pandorga celebra 5 anos com sarau e participação de escritores de Canoas

Previsão do tempo6 dias atrásGuaíba volta a subir e deve chegar à cota de alerta entre sexta e sábado

Trânsito6 dias atrásChuvas deixam 18 rodovias estaduais com bloqueios totais ou parciais no Rio Grande do Sul
Defesa Civil4 dias atrásDefesa Civil do RS emite alerta de risco muito alto para inundação nas Ilhas de Porto Alegre

Canoas4 dias atrásPlano Diretor de Canoas terá debate sobre infraestrutura e saneamento na próxima segunda-feira, 27

Transporte3 dias atrásTrensurb terá circulação parcial neste domingo, 26, devido às obras do Dnit; confira as mudanças
Defesa Civil6 dias atrásDefesa civil Rs diz que Guaíba deverá ficar próximo da cota de alerta
Fazenda1 semana atrásPrazo para licenciamento anual de veículos no RS termina em 31 de julho
























































