Semana Farroupilha 2023
Acampamento Farroupilha de Canoas inicia atividades e atrações musicais
As atividades do Acampamento Farroupilha iniciaram na quarta-feira, 13, em Canoas. A programação teve início durante a manhã, no Parque do Gaúcho, com oficinas e contação de histórias para crianças da rede municipal de ensino.
À noite, aconteceu no local a abertura oficial da 29ª Semana Farroupilha, que segue até o dia 20.
Prendas do CTG Seiva Nativa ensinaram a fazer bonecas artesanais. “Muito lindo e legal, o nome dela é Alice, que é o meu nome”, comentou Alice Castro, 5 anos, da EMEI Tia Lourdes.
“Eu achei super fofo, essa aqui tem um cabelo cacheado que nem o meu”, descreveu Cecília Corrêa, 6 anos, também da EMEI Tia Lourdes.
A Coordenadoria de Igualdade Racial e Imigrantes promoveu a Contação de Histórias – Lanças Farroupilhas, voltada também para a rede municipal de ensino, com Jonatan Borges e Cauã Soares, sobre os Lanceiros Negros.
“É muito importante a gente poder contar a história dos lanceiros negros para resgatar a nossa cultura, mostrar a negritude, que é presente no nosso Estado. Contar a história é resgatá-la como uma forma de não repetirmos os erros do passado”, comentou Jonatan.
Culinária gaúcha
Para os apreciadores da culinária gaúcha, os piquetes contam com almoço durante o Acampamento.
“É muito bom e gratificante estar aqui, a gente se renova. Quando estou em casa, estou cheia de dor, aqui eu me renovo, estou trabalhando e não sinto nada. Eu estou distraída, conversando com as pessoas, me sinto muito bem aqui”, destacou Maria Beatriz Menin, mais conhecida como Tia Bia, 69 anos, moradora do bairro Guajuviras e uma das integrantes do Piquete Tio Ivo.
Abertura oficial
A abertura oficial ocorreu às 23h45, com a chegada da Chama Crioula, na Cancha de Tiro de Laço. Antes, teve show do grupo Canção Nativa, às 20h, e de Joca Martins, às 22h, no Multipalco.
Chama Crioula
A Chama Crioula, símbolo do Movimento Tradicionalista Gaúcho, conduzida por cavalarianos e representantes da 12ª Região Tradicionalista do Estado, foi gerada no dia 19 de agosto no município de Cristal.
No ato de celebração, a Chama Crioula passou a ficar sob a guarda da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC).
“É o momento de recuperar a cultura, a tradição e a história tradicionalista. É uma honra recebermos o símbolo da celebração Farroupilha”, salientou o presidente da AETC, Jairo Lopes.
Palavras do Prefeito
Durante a abertura do evento, o prefeito Jairo Jorge destacou a importância de celebrar as tradições gauchescas no município.
“A 29ª Semana Farroupilha de Canoas é um ato de amor e união ao tradicionalismo. Estamos celebrando os costumes tradicionalistas de um povo que muito lutou pelo nosso Estado”, disse.
Prendado
Durante a abertura, um encontro, organizado pela Associação das Entidades Tradicionalistas (AETC), e implementado pelo Departamento Campeiro e Cultural da entidade, formalizou o Prendado da gestão 2023/2024, outorgando as faixas de Prendas da AETC-Cidade de Canoas para: Srta. Aurora Uequed, Prenda Pre-Mirim, CTG Sentinela do Rio Grande da Base Aérea de Canoas; Srta. Cecília Uequed, Prenda Mirim, CTG Sentinela do Rio Grande da Base Aérea de Canoas; Srta Giovana Garcia Cardoso, Prenda Mirim, Piquete Guardião de Estância; Srta. Laura Voelz Zardo, Prenda Juvenil, CTG Mata Nativa.
O Departamento Cultural da AETC é dirigido pela Sra. Lorena Beatriz Milão Winckler e composto ainda pela Sra. Solange Gonçalves, Sr. Arthur Scalcon e Tamarisa Lopes.
Semana Farroupilha 2023
Shows de artistas gaúchos renomados marcaram a festa tradicionalista no Parcão
Com entrada gratuita, a programação das atrações artísticas iniciou na quinta-feira, 14, com a realização dos shows de Tranco Monarca, às 20h, e da apresentação de Sandro Coelho, às 22h, no Multipalco.
A noite de sexta-feira, 15, foi de muita festa, alegria e honra às tradições na terceira noite da 29ª Semana Farroupilha de Canoas. As atrações musicais ficaram por conta da Banda Gurias Gaúchas, Fábio Duzac – Cardeal Missioneiro e Grupo Oh de Casa, que movimentaram o público.
No sábado, 16, a partir das 21h iniciou a apresentação do grupo Alma Gaudéria, seguido por Pedro Ortaça e Família Ortaça; finalizando com o show de Pedro Ernesto Denardin.
Dando sequência às celebrações da cultura e tradição gaúchas, a 29° Semana Farroupilha de Canoas apresentou shows de artistas consagrados no domingo, 17. O Grupo Recuerdos abriu a noite. Na sequência, foi a vez de Marco Lima. O encerramento ficou por conta de Tchê Guri, que reuniu um dos maiores públicos desta edição da festa.
A noite de segunda-feira, 18, o evento foi embalado pelo conjunto tradicionalista Os Monarcas, além do show de Graciele Sousa em conjunto com o Grupo Flor de Mate.
Na véspera do feriado, dia 19, três shows ocorreram Multipalco do Parque do Gaúcho.
O primeiro deles foi do canoense de coração, O Cancioneiro, que há 29 anos escolheu a cidade para morar e seguir a carreira artística. No segundo show da noite, o músico Daniel Torres misturou diversos ritmos, desde clássicos da música latina, entre tangos, chamamés e boleros, de autores de países como Paraguai e Uruguai.
O Dia do Gaúcho, 20 de Setembro, encerrou as atividades artísticas com apresentações de Leandro Cachoeira, com participação especial de Marcelo Cachoeira, seguido dos shows do Tchê Barbaridade e de Luiz João Corrêa. O músico Leandro Cachoeira estava entusiasmado nos bastidores do show que realizou ao lado do irmão, no Multipalco.
Semana Farroupilha 2023
Chama Crioula é extinta e marca encerramento da Semana Farroupilha de Canoas
Com a extinção da Chama Crioula, a 29ª Semana Farroupilha de Canoas chegou ao fim na noite de quarta-feira, 20.
A cerimônia ocorreu no Multipalco, com a presença de tradicionalistas e visitantes. Nesta edição, o público superou as expectativas da organização do evento.
Mais de 150 mil pessoas passaram pelo Parque do Gaúcho, localizado no Parque Eduardo Gomes (Parcão), no bairro Fátima, desde a abertura da programação, em 13 de setembro.
O feriado foi de movimento intenso no parque. Visitantes de todas as querências aproveitaram o Dia do Gaúcho e curtiram as atrações culturais e artísticas do evento.
À tarde, houve a cerimônia de premiação das entidades, com a entrega de 164 troféus aos tradicionalistas que se destacaram no evento.
Edemar Costa Oliveira, 57 anos, e Maria Cleidia Klein Oliveira, 55, que formam a Patronagem do CTG Seiva Nativa, do bairro São José, avaliaram positivamente o evento. A entidade conquistou 18 troféus.
“Ao longo do ano, planejamos o nosso desfile temático que representou a Revolução de 1923 e, para a nossa surpresa, fomos o primeiro colocado na categoria Desfile Temático”, declarou o Patrão, que também se destacou nas categorias Esporte Campeiro, Comida Típica e Participação Farroupilha.
A noite contou com as apresentações de Leandro Cachoeira, com participação especial de Marcelo Cachoeira, seguido dos shows do Tchê Barbaridade e de Luiz João Corrêa.
Público supera expectativa e passa de 150 mil visitantes
Conforme o secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco, a 29ª Semana Farroupilha de Canoas superou todas as expectativas.
“Tivemos mais de 150 mil visitantes no Parque do Gaúcho em uma semana de evento. Conseguimos proporcionar cultura tradicionalista e uma ampla programação cultural tradicionalista, com entrada gratuita à nossa comunidade canoense e aos visitantes de outras cidades. Também incentivamos o público infantil, trazendo as escolas para acompanharem a programação farroupilha por meio de oficinas educativas”, avaliou.
A festividade contou com a parceria da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC) e da Coordenadoria da 12ª Região Tradicionalista.
Semana Farroupilha 2023
Provas de Laço do 17º Rodeio Farroupilha de Canoas reúnem mais de 500 laçadores em três dias
Mais de 500 laçadores de todo o Estado participaram das provas de Laço do 17º Rodeio Farroupilha de Canoas, que iniciou na sexta-feira, 15, e se encerrou no domingo, 17.
Na Cancha de Tiro de Laço ocorreram as disputas nas modalidades de Laço Vaqueano, Veterano, Patrão e as provas de Gineteada, Taça Farroupilha e Vaca Parada, dentro da programação da 29ª Semana Farroupilha de Canoas.
Segundo o diretor campeiro da 12ª Região Tradicionalista e responsável pelo 17º Rodeio Farroupilha de Canoas, Igor Scherdien, as competições movimentaram participantes de todo o Rio Grande do Sul.
“Superamos as nossas expectativas e obtivemos mais de 500 participantes nas provas campeiras durante os três dias de rodeio. A Cancha de Tiro de Laço ficou movimentada com a grande quantidade de laçadores acampados nos arredores da cancha”, destacou Igor.
Rafaela Saraiva, 11 anos, moradora do bairro Mathias Velho, demonstrou isso durante as provas campeiras. Com título de Campeã estadual e nacional de Vaca Parada, na modalidade Prendinha, a menina incentivou os laçadores iniciantes.
“Desde os cinco anos, Rafaela demonstra afinidade com as provas de laço. Somos de uma família tradicionalista e sempre a incentivamos. Temos que manter viva as nossas tradições gauchescas”, declarou Taiane Saraiva, 38 anos, mãe da Rafaela.
- Emprego1 semana atrás
Banco de Oportunidades de Canoas tem 354 vagas de emprego
- Policial1 semana atrás
Carro de vereador Alexandre Gonçalves é baleado em Canoas
- Habitação1 semana atrás
Prefeitura de Canoas prepara terrenos para 51 moradias para vítimas das enchentes
- Cultura5 dias atrás
Raça Negra apresenta turnê comemorativa aos 40 anos de carreira no Clube Tradição, em Canoas
- Serviços1 semana atrás
Prefeito Airton Souza pede providências urgentes e reparos à Corsan
- Política5 dias atrás
DJ Cabeção pede exoneração do cargo de secretário da Defesa Civil de Canoas
- Emprego1 semana atrás
Mega Feira de Oportunidades em Canoas terá uma oferta de 1.450 vagas em 23 empresas
- Esporte1 semana atrás
Confirmado Campeonato Brasileiro Regional de Judô em Canoas em março