Geral
Mais de 700 moradores da Vila União dos Operários de Canoas se reúnem para tratar de regularização fundiária

No último sábado, 29, os moradores da Vila União dos Operários, localizada no bairro Mathias Velho, se reuniram em um evento no ginásio da EMEF Prof. Thiago Würth para discutir sobre a regularização fundiária dos lotes na região.
Mais de 700 pessoas estiveram presentes na reunião, que foi organizada pela Associação de Moradores da Vila União dos Operários (AMVUO) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) e a Coordenadoria de Relações Comunitárias.
Processo de regularização
A Vila União dos Operários deu início ao processo de regularização fundiária em 2011, através de processos judiciais de usucapião, possibilitando a regularização de quase 800 famílias, referentes a 1,2 mil lotes irregulares na época.
No entanto, a Lei Federal 13465/2017 (REURB), que trata da regularização fundiária rural e urbana, permitiu acelerar esse processo.
Segundo a diretora de Regularização Fundiária da SMDUH, Priscila Machado, muitos moradores da União dos Operários já possuem a posse de suas moradias há décadas e aguardam ansiosamente a entrega do termo de legitimação de posse.
Os trâmites judiciais, devido às suas peculiaridades, podem ser morosos e, por isso, alguns processos ainda estão em andamento, o que pode demandar muito tempo para conclusão. A REURB surge como uma alternativa para dar continuidade às titulações.
A Lei 13465/2017 agiliza o processo de regularização e possibilita a titulação dos moradores. Para que os moradores da região possam participar desse processo conforme a nova legislação, a AMVUO organizou a reunião para esclarecer o procedimento de regularização, permitindo que os autores desistam dos processos judiciais.
Isso possibilitará que o município realize a REURB para todos os casos que já haviam ingressado com processos judiciais de usucapião e estavam sem previsão de andamento. Além disso, as famílias da União dos Operários que ainda não haviam aderido ao procedimento terão a oportunidade de ingressar no processo.
O presidente da AMVUO, João Delci Teixeira, destaca que a regularização através da REURB é uma chance de dar andamento ao processo e garantir que os moradores tenham seus lotes regularizados.
Plantão de atendimento
Um plantão de atendimento está previsto para o início do mês de agosto, entre os dias 8 e 11, das 13h30 às 17h, e no dia 12, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, realizado pela SMDUH em parceria com a AMVUO, para atualizar a documentação dos moradores e dar continuidade à regularização fundiária de acordo com a nova legislação.
Geral
Começa nesta quarta-feira, 7, a Feira de Dia das Mães da Economia Solidária na Antiga Estação de Trem

A partir desta quarta-feira, 7, até sábado, 10, das 9 às 19 horas, acontece a tradicional Feira de Dia das Mães da Economia Solidária (Ecosol), na Antiga Estação de Trem de Canoas, na Avenida Victor Barreto, 2301, em frente ao Colégio La Salle.
Segundo o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Odavir de Melo Júnior, Juninho, “Além da feira teremos também parceria com diversas atividades de outras secretarias, como a Educação, com atividades infantis, a Saúde, com vacinação e testes rápidos e também participação da Cultura, com várias atrações para os visitantes.”
Já para Dauto Pacheco, expositor da Ecosol, “Conseguimos um espaço muito bom aqui na Antiga Estação de Trem de Canoas e estamos fazendo o possível para que a Feira aconteça, por isso convidamos todos os canoenses a nos visitar e prestigiar o nosso evento”.
Geral
Canoas conclui reforma elétrica das casas de bombas e reforça proteção contra cheias

A Prefeitura de Canoas entregou, na manhã desta terça-feira, 6, a reforma elétrica das oito casas de bombas do município, essenciais para o sistema de drenagem da cidade. Todas foram atingidas pela enchente de 2024 e passaram por um processo completo de recuperação elétrica. A cerimônia simbólica ocorreu na Casa de Bombas 6, no bairro Mathias Velho.
As obras incluíram o envio dos equipamentos a uma oficina especializada, onde passaram por testes, substituição de componentes danificados e atualização dos sistemas de segurança. Também foi restabelecida a dupla alimentação elétrica em parte das casas de bombas, aumentando a confiabilidade do sistema. Com os reparos, todas voltaram a operar conectadas à rede elétrica da concessionária, o que reduz os custos operacionais — os geradores seguem disponíveis apenas como backup.
O prefeito em exercício, Airton Souza, destacou o empenho da gestão desde o primeiro dia.
“As obras não pararam um segundo desde que assumimos o governo. Quem passar pela região vai ver: são dezenas de caminhões e máquinas trabalhando diariamente para elevar os diques e garantir a segurança da população”, afirmou.
Para o vice-prefeito Rodrigo Busato, a obra representa mais que infraestrutura: é um avanço na reconstrução da cidade.
“A prioridade sempre foi a proteção de Canoas. Agora, para que possamos continuar avançando nas obras dos diques, tão importantes para nossa cidade, precisamos que o governo estadual libere com celeridade os recursos necessários. Temos lutado diariamente para que o repasse ocorra o mais rápido possível”, declarou.
Moradora da região, Maria Madalena Renner, de 67 anos, que vive em frente à Casa de Bombas 6, reconheceu o trabalho. “Eu moro aqui e vejo que está sendo bem feito. Eles socaram, reforçaram tudo com camadas e mantas. A gente sente mais segurança”, disse.
Segundo o secretário de Obras e Reconstrução, engenheiro Victor Hampel, o restabelecimento da energia elétrica representa um marco na operação do sistema.
“Tivemos que operar com geradores, o que tem custo alto e é arriscado. Agora, com a rede restabelecida, ganhamos em eficiência, segurança e capacidade de resposta. As casas de bombas estão em pleno funcionamento”, garantiu.
Comunidade
Entidades canoenses recebem certificado de inscrição no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas

Na quarta-feira, 30, o cadastro das entidades inscritas no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas (COMDI-CANOAS) foi atualizado. As organizações que receberam o certificado de inscrição são: Grupo Chimarrão da Amizade, Associação Vanilda Faviero, Conselho Municipal do Bairro Rio Branco (CONSECOM), Lar da Solidariedade, Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, Lar Vicentino Décio Rosa, Lar Nossa Casa, ACADEF, Lar Vó Picurrucha.
O COMDI-CANOAS é um órgão permanente coletivo, paritário, articulador, consultivo, deliberativo, fiscalizador e avaliador da Política Social dos Direitos do Idoso, além de gestor do Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
O certificado é renovado a cada dois anos, um critério para que as Instituições de Longa Permanência para Idosos obtenham o alvará sanitário de funcionamento, já para as entidades, o certificado é uma obrigatoriedade para que possam participar de editais de financiamento de projetos.
O processo para obter o certificado inclui visita dos conselheiros para verificação das atividades desenvolvidas em prol da longevidade dos idosos.
- Saúde2 dias atrás
Canoas tem mais de 1260 notificações de casos suspeitos de dengue; 310 confirmados
- Saúde1 semana atrás
Passam de 900 notificações de casos de suspeita de dengue em Canoas
- Saúde1 semana atrás
Cremers interdita ensino de medicina da Ulbra no HU; universidade contesta
- Saúde1 semana atrás
Daniela Oliveira toma posse como diretora do Hospital Nossa Senhora das Graças
- Geral1 semana atrás
Abertas inscrições gratuitas para qualificação na construção civil focada na reconstrução em Canoas
- Cultura1 semana atrás
Cantora Simone traz nova turnê a Porto Alegre no dia 23 de maio
- Geral1 semana atrás
Quarta-feira, 30, é o último dia para pagar o IPVA 2025
- Esporte1 semana atrás
Programa Talentos do Esporte realiza peneira de basquete masculino nesta quarta-feira, 30