Cultura
Artista visual Paulo Corrêa ministra oficina gratuita dia 28 de julho em Canoas

O artista visual Paulo Corrêa ministra no dia 28 de julho de 2023, sexta-feira, a oficina Terragrita – Liberdade Criativa em Canoas (RS), na Casa das Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270), das 9h às 12h (turma 1) ou das 14h às 17h (turma 2).
O projeto convida o observador para dialogar com figuras humanas que evocam a resistência da ancestralidade afro-brasileira. Os alunos serão estimulados livremente para o processo criativo com materiais reciclados e naturais.
A atividade é voltada a jovens, adultos, alunos e professores da rede pública, gestores culturais e pessoas com deficiência. A coordenação é da socióloga Michelle Stephanou.
As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo Instagram @terragrita ou pelo link: bit.ly/terragrita-lc. Vagas limitadas.
Materiais utilizados
A base de trabalho da oficina será o papelão descartado, papel resistente, com estrutura ondulada, que é responsável pelo seu bom desempenho. Já as tintas utilizadas, são pigmentos naturais, com cores variadas de terra, cascas de árvores, urucum, pó xadrez e carvão.
A sustentabilidade está no material acessível, que com a orientação de Paulo Corrêa, busca o primor técnico e criativo. A oficina busca a valorização da oralidade e dos saberes tradicionais, com o diálogo servindo de elo para a inclusão social.
O projeto Terragrita ainda dará origem a uma exposição coletiva em outubro deste ano, também na cidade de Canoas. A mostra vai reunir obras do artista visual e as realizadas nas oficinas, com curadoria de Sabrina Stephanou.

Obra Diagonal Visual – crédito Paulo Corrêa
As criações de Paulo Corrêa são telas produzidas com materiais reciclados. A questão étnica fica implícita nas obras visuais, que transitam e mesclam diversas técnicas: da pintura à colagem e recorte de papelão, utilizando tinta acrílica e pigmentos naturais, sempre valorizando a liberdade criativa e pluralidade de expressões culturais.
Sobre o artista
Natural de Pelotas (RS), Paulo Corrêa é pintor, escultor e fotógrafo. Também atua como pesquisador. Desde 2018, fundou o “Coletivo Terragrita”.
Atualmente vem participando de seminários, palestras, cursos de artes, exposições individuais e coletivas, sempre aprimorando seu conhecimento em arte, com inclusão para a acessibilidade e compartilhando com o público e, em especial, a comunidade afro-brasileira.
O Projeto Terragrita em Canoas tem o financiamento do Programa de Incentivo à Cultura – PIC 2022, da Prefeitura Municipal de Canoas, e produção da Stephanou Cultural.
Cultura
Casa de Artes Villa Mimosa abre calendário de exposições de 2026 com mostra de Alice Rossoni

A Casa de Artes Villa Mimosa iniciou o calendário de exposições de 2026 com a mostra da artista Alice Rossoni. A exposição reúne obras produzidas pela artista de 17 anos e permanece aberta à visitação por 30 dias no espaço cultural.
A Villa Mimosa mantém programação ao longo de todo o ano e recebe exposições de artistas interessados em apresentar seus trabalhos ao público. O local é voltado à difusão cultural e ao incentivo às artes visuais.
Segundo Alice Rossoni, o projeto começou no fim de 2024, a partir da produção de pinturas com peixes e de pesquisas sobre o peixe beta, espécie comum em aquários.
“A ideia de fazer essa exposição surgiu no fim de 2024, quando comecei a pintar muitos peixes e a pesquisar mais sobre os peixes betas, que são peixes de aquário. A partir disso, passei a usar a arte como uma crítica social. Com o tempo, todo o contexto foi se modificando, porque eu olhava para a parede e me via ali: eles tinham minha alma, minha personalidade, meus medos e inseguranças”, afirmou a artista.
A gestora da Casa de Artes Villa Mimosa, Rosangela Cardoso, destacou o papel do espaço no cenário artístico.
“Aqui é um espaço tanto para artistas já renomados quanto para aqueles que estão começando agora. A casa é um nome extremamente importante para o currículo”, declarou.
Cultura
Dança Swag 2025 celebra a força feminina em espetáculo com mais de 80 bailarinos

O palco do Anfiteatro Padre Werner, em São Leopoldo, será tomado pela arte e pela homenagem à mulher na noite de sábado, 20, a partir das 19h. O Swag Dance Studio, de Canoas, apresenta o espetáculo “Dança Swag 2025 – E.V.A. | Ela Vibra Arte”, reunindo mais de 80 bailarinos em uma produção que mistura dança, teatro e canto ao vivo.
Com duração de 1h30, a performance vai além do entretenimento, utilizando a arte como ferramenta de reflexão sobre a história, as lutas e as conquistas femininas. O roteiro passeia por diferentes áreas da cultura e da ciência, trazendo à tona nomes marcantes do cinema, da música e do feminismo.
Um dos destaques do espetáculo é o bloco “Ela Resiste”, que revisita a história de Anne Frank por meio da dança contemporânea. O objetivo do E.V.A. é também evocar figuras como Frida Kahlo e Anita Garibaldi, convidando o público a reconhecer e refletir sobre a trajetória feminina.
O diretor e roteirista da produção, Matheus Costa, CEO do Swag Dance Studio, explica a inspiração por trás do tema:
“Venho de uma família majoritariamente feminina e hoje, com um estúdio composto por 95% de mulheres, observo de perto a força e a resiliência das mulheres. O Dança Swag deste ano nasceu desse lugar: de fazer uma grande homenagem a tudo que as mulheres enfrentaram e conquistaram, transformando o palco em um espelho que reflete o poder e a história feminina.”
Serviço:
Espetáculo: Dança Swag 2025 | E.V.A – Ela Vibra Arte
Data e horário: Sábado, 20 de dezembro de 2025, às 19h (abertura às 18h)
Local: Anfiteatro Padre Werner (Unisinos), Av. Unisinos, 950 – Cristo Rei, São Leopoldo/RS
Ingressos: Disponíveis no TicketCenter, sem taxa administrativa. Opção de Ingresso Solidário mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Compre aqui https://www.eticketcenter.com.br/eventos/danca/danca-swag-2025-eva-ela-vibra-arte/20-12/19-00/
Cultura
Guajuviras recebe hoje sessão gratuita do CineSolar, cinema movido a energia solar

O bairro Guajuviras, em Canoas, recebe nesta terça-feira, 2, a 9ª edição do CineSolar, primeiro cinema itinerante do país movido a energia solar. A partir das 18h30, a Praça da Contel será palco de exibições de curtas ambientais e do filme nacional Saneamento Básico, o Filme. A programação é aberta ao público, com distribuição de pipoca e recursos de acessibilidade.
O projeto é viabilizado pela Lei Rouanet, com patrocínio da CPFL RGE e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Cultura. A realização é da Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Idealizado para ampliar o acesso à cultura e promover a educação ambiental, o CineSolar utiliza um furgão adaptado com placas fotovoltaicas que abastecem toda a estrutura do cinema, incluindo som, projeção, iluminação, cadeiras e tela. O veículo também funciona como uma estação itinerante de ciência, arte e tecnologia, com elementos interativos que explicam a transformação da luz solar em energia elétrica.
O circuito 2025 passou por 35 cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul entre outubro e dezembro, tendo Canoas como ponto final da rota. As sessões incluem curtas que apresentam aspectos da cultura chinesa.
Em alguns municípios, o projeto também promove a oficina on-line Oficinema Solar, voltada à sensibilização ambiental e à introdução de técnicas audiovisuais em stop motion. Em Canoas, a atividade foi realizada com estudantes da EMEF Guajuviras, que produziram um curta exibido na programação noturna.
Para o Instituto CPFL, parceiro da iniciativa, o projeto reforça o compromisso com ações culturais acessíveis e alinhadas à sustentabilidade. “As atividades democratizam o acesso à cultura e despertam a consciência para um desenvolvimento mais sustentável”, afirma a head do instituto, Daniela Ortolani Pagotto.
PROGRAMAÇÃO – Canoas/RS
Sessões de Cinema
(filmes com recursos de acessibilidade)
Data: Terça-feira (02/12)
Horários: 18h30 – 1ª sessão: curtas-metragens
19h30 – 2ª sessão: ‘Saneamento Básico, o Filme’
Entrada: livre – não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Local: Praça da Contel – Rua YY, s/n – Guajuviras – Canoas/RS
Local em caso de chuva: Hangar Cultural Oli Borges – Estrada do Nazário, 3150 – Guajuviras

Geral1 semana atrásParque Canoas de Inovação aprova instalação de duas novas empresas

Mobilidade1 semana atrásCanoas retomará uso de radares móveis para fiscalização do trânsito em 2026

Mobilidade1 semana atrásObras de revitalização da Avenida Guilherme Schell já estão em andamento

Obras1 semana atrásGoverno do Estado assina contrato autorizando início da duplicação do Caminho do Meio em Viamão

Trânsito6 dias atrásTúnel da Domingos Martins integra obra viária para melhoria da mobilidade Urbana

Geral6 dias atrásEstado registra mais de 11 mil emissões de identidade pelo sistema Identidade Fácil em 2025

Obras1 semana atrásSecretaria de Obras inicia substituição do asfalto na Rua Dona Maria Isabel, em Canoas

Educação6 dias atrásNovo chamamento deve zerar fila da creche e ampliar matrículas na educação infantil




























































