Saúde
Covid e gripe: Veja onde se vacinar em Canoas

A vacinação contra Covid-19 segue em Canoas nesta segunda-feira, 19. A dose bivalente é aplicada nas unidades de saúde, das 8h às 17h, e na Central de Vacinas, das 7h às 19h. Já a monovalente está disponível exclusivamente na Central de Vacinas.
Na Central de Vacinas, localizada na Estação Canoas, a vacinação da Covid e da gripe está disponível apenas para a população a partir de 12 anos.
Gripe
Continua também a vacinação contra a gripe para toda a população com mais de seis meses de idade. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h, e na Central de Vacinas, das 7h às 19h. Para receber a vacina, os canoenses devem apresentar o CPF ou o cartão do SUS.
Operação Inverno
Durante a Operação as vacinas contra a gripe e Covid estarão disponíveis, no Park Shopping e Canoas Shopping, aos sábados e domingos das 13h às 19h. Nestes espaços, equipes da Secretaria Municipal da Saúde estarão atendendo maiores de 18 anos que desejam aplicar as doses.
Nas unidades Caic, Mato Grande, União e Nova Niterói, os horários de atendimento foram estendidos, valendo também para a aplicação das vacinas. Elas estão atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e, aos sábados, das 8h às 17h.
COVID INFANTIL
Pfizer pediátrica:
D1 5 anos
D2 para quem recebeu D1 até 24/04/2023
Reforço (D3) para crianças de 5 a 11 anos para quem recebeu a D2 até 19/02/2023;
Coronavac:
– D1 crianças de 3 anos
– D1 crianças de 4 anos
– D1 crianças de 6 a 11 anos
– D2 Coronavac para crianças que receberam a D1 até 22/05/2023.
– #D3 para crianças de 3 e 4 anos que fizeram D2 com Coronavac até 19/02/2023.
COVID BABY
COM COMORBIDADES
– D1 crianças de 6m aos 2a 11m e 29 dias
– D2 para crianças que receberam a D1 até 20/05/2023.
– D3 para crianças que receberam a D2 até 0
24/04/2023.
SEM COMORBIDADES
– D1 crianças de 6m aos 11m e 29 dias
– D2 para crianças que receberam a D1 até 22/05/2023
– D3 para crianças que receberam a D2 até 23/04/2023.
Local: Unidade de Saúde Santa Isabel – Frei Orlando, 141 – Centro
Horário: 8h às 16h (Entrega de fichas até 15h45)
COVID ADOLESCENTE
– D2 Pfizer para quem recebeu D1 até 25/04/2022
– Reforço 1 para que recebeu D2 até 19/02/2023
– Janssen Reforço 2 para quem realizou Reforço 1 até 19/04/2023
– Coronavac D2 para quem realizou D1 até 24/05/23
– Astrazeneca D2 para quem realizou D1 até 22/05/2022
– Pfizer D2 para quem realizou D1 até 22/05/2022
– D3 18+ e Profissionais da Saúde com D2 realizada até 19/02/2023
– Imunossuprimidos Dose Adicional (DA) com intervalo mínimo de 28 dias da realização da D2 (19/05/23)
– Imunossuprimidos DOSE DE REFORÇO (4°dose) para quem fez a Dose Adicional (DA) até 22/02/2023.
– GESTANTES e PUÉRPERAS intervalo de 4 meses da D2 para o reforço (19/02/2023)
– D4 para pessoas com 18 anos ou mais e Trabalhadores da Saúde, para quem recebeu a D3 até 19/02/2023 (intervalo de 4 meses da D3)
– D4 para pessoas 18 anos ou mais com comorbidades que receberam D3 até 19/02/2023.
Unidade que aplica doses da monovalente
Central de Vacinas – Estação Canoas, da Trensurb
Horário: 7h às 19h (com distribuição de senha até 18h45)
DTUnidades que aplicam a dose bivalente
Central de Vacinas – Estação Canoas, da Trensurb
Horário: 7h às 19h (com distribuição de senha até 18h45)
– UBS Igara (8h às 17h – Rua Guilherme Calmo, 68)
– UBS Concoban (8h às 17h – Rua Fernando Ferrari, 2674)
– UBS Praça América (7h às 19h – Av. Rio Grande do Sul, 42)
– UBS Rio Branco (8h às 17h – Rua Edgar Fritz Müller, 83)
– UBS Caic (7h às 21h – Av. 17 de Abril, 241)
– UBS Estância Velha (8h às 20h – Rua São Matheus s/n.°)
– UBS Fátima (8h às 17h – Rua João Nicolau, 218)
– UBS Niterói (7h às 19h – Rua Marechal Rondon, 132)
– UBS Harmonia (7h às 19h – Rua Machado de Assis, 201)
– UBS Pedro Luís da Silveira (8h às 17h – Rua Mauá, 1724)
– UBS União (7h às 21h – Rua São Borja, 395)
Saúde
RS investiga caso suspeito de Ebola em paciente atendido em Novo Hamburgo

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul acompanha a investigação de um caso suspeito de doença pelo vírus Ebola em um homem de 64 anos, que esteve recentemente em Uganda, país localizado na África Oriental.
O paciente procurou atendimento em uma unidade de saúde de Novo Hamburgo. De acordo com a pasta, diante do histórico de viagem e dos sintomas apresentados, foram adotadas imediatamente as medidas previstas nos protocolos nacionais de vigilância e resposta para casos suspeitos da doença.
Durante a investigação, foi realizado um teste rápido para malária, que teve resultado positivo para Plasmodium falciparum. O tratamento específico foi iniciado logo após a confirmação do diagnóstico. Apesar disso, o caso segue em investigação para Ebola, conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
O descarte definitivo da suspeita dependerá do resultado dos exames laboratoriais realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório nacional de referência para esse tipo de análise.
Seguindo os protocolos clínicos, o paciente será transferido para o Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, unidade de referência estadual para acompanhamento especializado e coleta de amostras para exames complementares. Caso a infecção pelo vírus Ebola seja confirmada, ele será encaminhado para um hospital de referência nacional.
A Secretaria Estadual da Saúde informou que o caso foi comunicado ao Ministério da Saúde e que as ações estão sendo conduzidas em conjunto com as autoridades municipais e federais, conforme os protocolos de vigilância, assistência e biossegurança.
Também foi iniciado o rastreamento das pessoas que tiveram contato com o paciente. Os contactantes serão monitorados por um período de 30 dias para a identificação precoce de possíveis sintomas. As equipes dos serviços de saúde envolvidos receberam orientações sobre as medidas de prevenção e controle de infecções previstas nos protocolos vigentes.
Saúde
Anvisa suspende venda de milho para pipoca da marca Provatti por irregularidade na rotulagem

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada do mercado e suspendeu a comercialização de todos os lotes do milho para pipoca da marca Provatti. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 12.
Conforme a agência, foram encontradas divergências nas informações presentes na embalagem do produto. Enquanto o rótulo informava que o alimento “não contém glúten”, também havia alertas sobre a presença de trigo ou sobre o risco de contaminação cruzada pelo ingrediente.
De acordo com a Anvisa, as normas sanitárias não permitem que produtos com esse tipo de advertência utilizem a indicação de ausência de glúten.
Com a decisão, ficam suspensos a venda, a distribuição, a divulgação e o uso dos lotes do produto até que as inadequações na rotulagem sejam regularizadas pela fabricante.
Saúde
Nova Santa Rita oferece Implanon gratuitamente pelo SUS; veja como solicitar o implante

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Santa Rita está oferecendo gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a aplicação do Implanon, método contraceptivo de longa duração com eficácia superior a 99% na prevenção da gravidez.
O Implanon é um pequeno implante subdérmico inserido sob a pele do braço. O dispositivo libera hormônios do tipo progesterona e pode atuar por até três anos. O procedimento de colocação é realizado com anestesia local e, após a retirada do implante, a fertilidade retorna rapidamente.
Para ter acesso ao método pelo SUS no município, é necessário ter entre 14 e 49 anos e realizar uma pré-consulta de enfermagem na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Durante essa etapa, as pacientes recebem orientações sobre o procedimento, passam por avaliação clínica e fazem o preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
De acordo com as informações divulgadas pela prefeitura, as aplicações para quem já concluiu a pré-consulta começam a partir da próxima sexta-feira, 12, e serão realizadas nas unidades de saúde do município.
A Secretaria de Saúde orienta que as interessadas procurem a UBS de referência para obter mais informações sobre o processo e verificar os critérios necessários para a inserção do implante.

Oportunidade1 semana atrásAberta as inscrições para seleção de estagiários de níveis médio, técnico e superior em Canoas

Geral1 semana atrásVereadores acompanham andamento das obras do Dique Mathias Velho em Canoas

Serviços1 semana atrásSaiba como ficam os serviços públicos de Canoas durante o feriado de Corpus Christi

Saúde1 semana atrásPanvel inaugura primeira unidade de farmácia em Nova Santa Rita

Canoas1 semana atrásJunho Violeta terá atividades de conscientização sobre direitos da pessoa idosa em Canoas
Geral1 semana atrásAssembleia Legislativa aprova fim da taxa de licenciamento de veículos no RS

Policial1 semana atrásMulher de 27 anos é morta a tiros em frente de casa em Santo Ângelo

Mobilidade Urbana1 semana atrásCanoas inicia recuperação da sinalização na Avenida Rio Grande do Sul, no bairro Mathias Velho






















































