Conecte-se conosco

header-top







 

12/01/2026
 

Esporte

Perseguição e atos racistas contra jogador Vini Jr. ultrapassam todos os limites aceitáveis, dentro e fora do futebol

Redação

Publicado

em

Perseguição e atos racistas contra jogador Vini Jr. ultrapassam todos os limites aceitáveis, dentro e fora do futebol - Foto: GABRIEL BOUYS / AFP

“Vou até o fim contra os racistas”, foi o que disse Vinicius Junior, jogador brasileiro que atualmente atua pelo Real Madrid, na Espanha, e que vem sendo vítima constante de atos racistas nos estádios.

No último domingo, Vini Jr mais uma vez foi chamado de “macaco” por parte da torcida do Valencia, o que culminou na paralisação da partida por quase dez minutos.

Nervoso, o atacante se envolveu em uma confusão com outros jogadores e foi expulso. Após a partida, o brasileiro se manifestou nas redes sociais ironizando a LaLiga, que tem registrado somente nesta temporada oito reclamações na Justiça por racismo contra Vinicius Junior, tendo ainda criado uma comissão específica para lidar com casos relacionados ao brasileiro.

Real Madrid lança nota

O Real Madrid C.F. agradece pelas inúmeras manifestações de carinho, solidariedade e carinho recebidas de todas as partes do mundo o nosso jogador Vinicius Junior.

Os ataques odiosos e racistas devem ser erradicados de nossa sociedade para sempre e assim se pronunciaram personalidades de todas as esferas da vida e de diferentes instituições nacionais e internacionais após o que aconteceu ontem no estádio Mestalla.

Nosso clube agradece à maior autoridade do futebol mundial, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, que disse que as partidas em que esses crimes de ódio são cometidos devem ser interrompidas e suspensas.

Também o nosso agradecimento ao Presidente do Brasil, Lula da Silva, que apela a que sejam tomadas medidas sérias para combater este problema e cuja vítima é, como disse, “um jovem que venceu na vida e que está se tornando um dos melhores futebolistas do mundo”.

Da mesma forma, seus companheiros demonstraram solidariedade e apoio a Vinícius, tanto os do Real Madrid quanto os de outras seleções do mundo. Lendas, jogadores e treinadores, alguns deles tão significativos no panorama internacional como Ronaldo Nazario, Mbappé, Rio Ferdinand, Neymar, Kaká, Jadon Sancho, Lineker, Roberto Carlos ou Casemiro, entre dezenas e dezenas de figuras do futebol mundial.

Os infelizes acontecimentos ocorridos correram o mundo e envergonham o nosso futebol, ao serem refletidos e denunciados nos principais meios de comunicação internacionais. Do Washington Post ou do L’Équipe, para citar apenas alguns exemplos emblemáticos, sublinham fortemente o grave problema do futebol espanhol.

E, finalmente, estamos surpresos com as declarações do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, porque sendo o chefe do futebol espanhol e do estabelecimento de arbitragem, ele permitiu que não fossem tomadas medidas contundentes, de acordo com os protocolos da FIFA, para evitar a situação que foi alcançada. A imagem do nosso futebol está seriamente danificada e deteriorada aos olhos de todo o mundo.

Sua passividade tem contribuído para a impotência e indefesa do nosso jogador Vinicius. Os árbitros, longe de agir com firmeza e aplicar os protocolos regulamentares, optaram na maioria dos casos por se inibir e evitar tomar as decisões que lhes correspondiam. Ainda ontem, o árbitro e os responsáveis ​​pelo VAR fugiram de suas responsabilidades e tomaram decisões injustas com base em imagens incompletas, não vistas na íntegra, tendenciosas e que levaram à expulsão direta do nosso jogador Vinicius Junior.

Infelizmente, o que aconteceu ontem e a gestão que foi feita pelos árbitros e pelo VAR, não percebemos como algo isolado, mas sim como algo que se repetiu em muitas de nossas partidas. A vítima que a sofre nunca poderá ser responsabilizada pelo crime.

Por todas estas razões, estamos muito preocupados que nenhuma ação tenha sido tomada pela Federação Espanhola de Futebol durante todo este tempo, apesar dos óbvios e repetidos sinais de alarme que o nosso clube tem vindo a denunciar.

O Real Madrid espera que, dada a gravidade da situação atual e a imagem que o futebol espanhol está oferecendo ao mundo, ações contundentes e imediatas sejam tomadas por todos aqueles que têm responsabilidades e poderes para combater esses flagelos que são o racismo, a xenofobia e ódio. O nosso clube continuará a trabalhar para que os valores que sustentaram a nossa história continuem a ser um modelo de convivência e exemplaridade.

Postagem de Vini nas redes sociais:

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”.

O que disse o Valencia

Em um comunicado à imprensa, o clube Valencia se disse contra qualquer tipo de insulto e ataque no futebol, se declarando contrário à violência física e verbal nos estádios e lamentou o ocorrido no jogo contra o Real Madrid.

Mas amenizou ao citar o caso como “episódio isolado”.

Esporte

Clube Cultural Canoense anuncia investimentos em infraestrutura e novidades para a temporada 2026

Redação

Publicado

em

O Clube Cultural Canoense inicia a temporada 2026 com investimentos em infraestrutura voltados à segurança e ao desempenho dos atletas. A principal novidade é a instalação de um novo piso modular de alta performance, material que passa a ser utilizado pela primeira vez no município.

De acordo com a direção da entidade, o piso conta com tecnologia antiderrapante e sistema de amortecimento composto por 30 bolhas de ar em cada peça, o que possibilita a absorção de aproximadamente 80% a 90% do impacto durante a prática esportiva. A medida tem como objetivo reduzir o risco de lesões causadas por impactos repetitivos.

O investimento foi viabilizado por meio de doação destinada ao Clube e incluiu, além da aquisição do material, a contratação de mão de obra especializada para a preparação e nivelamento da base onde o piso será instalado.

O valor aplicado na compra do piso foi de R$ 114 mil, somado aos custos técnicos para adequação do solo. Conforme o cronograma divulgado, a pintura final da quadra ocorreu na sexta-feira, 9, enquanto a abertura oficial da temporada ocorre no dia 12 de janeiro.

Além das melhorias estruturais, o Clube Cultural Canoense também anunciou o fortalecimento da parceria com o Futebol de Mesa. A modalidade passa a integrar de forma mais intensa o calendário esportivo da entidade em 2026. Atletas já utilizam o espaço e devem representar o clube em competições municipais, estaduais e nacionais, com expectativa de participação em torneios internacionais ainda neste ano.

Continuar a ler

Esporte

Inscrições para a etapa inaugural do Circuito Sesc de Corridas 2026 encerram nesta quinta-feira, 8

Redação

Publicado

em

Encerram nesta quinta-feira, 8, as inscrições para a etapa inaugural do Circuito Sesc de Corridas 2026. A prova ocorre no próximo domingo, 11, na praia de Atlântida Sul, no município de Osório, marcando o início da nova temporada do campeonato.

Ao longo de 2026, o circuito contará com etapas confirmadas nos municípios de Uruguaiana, Caxias do Sul, Santa Maria, Camaquã, Ijuí, Rio Grande, São Luiz Gonzaga, Guaíba, Passo Fundo, Porto Alegre, Santana do Livramento, Cruz Alta, Pelotas, Lajeado, Santa Cruz do Sul e São Leopoldo. A grande final está prevista para o dia 6 de dezembro, em Cruz Alta.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do Sesc/RS (www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas ) ou em qualquer unidade do Sesc no Estado. Cada etapa inclui provas infantis de 1 km e 2 km, destinadas a crianças de 8 a 10 anos e de 11 a 13 anos, além de percursos adultos de 3 km, 5 km e 10 km. Também são oferecidas caminhada participativa de 3 km e provas adaptadas, conforme regulamento. As categorias infantis são isentas de taxa de inscrição.

A largada da etapa de Atlântida Sul está marcada para as 8h30, entre os quiosques 3 e 4 da Avenida Beira-Mar. Os participantes podem competir de forma individual ou disputar o ranking estadual, acumulando pontos ao longo das etapas.

Mais informações estão disponíveis pelo telefone ou WhatsApp (51) 3684-3736.

Continuar a ler

Esporte

Governo do Estado abre inscrições para primeiro lote do Programa Pró-Esporte 2026

Redação

Publicado

em

O governo do Rio Grande do Sul abriu as inscrições para o primeiro lote de projetos de 2026 do Programa Pró-Esporte/RS – Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). Os interessados podem se inscrever até as 12h do dia 31 de janeiro. A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) e permite a captação de recursos por meio de incentivo fiscal para a execução de projetos esportivos em diversas regiões do Estado.

Além desta etapa inicial, o programa contará com uma nova janela de recebimento de propostas em julho de 2026, ampliando as possibilidades de participação ao longo do ano. Neste primeiro lote, poderão ser inscritos projetos com início ou execução prevista entre 1º de agosto de 2026 e 31 de janeiro de 2027, contemplando as linhas de financiamento de I a IX, conforme estabelece a Instrução Normativa SEL nº 02/2024.

Para participar do processo seletivo, é obrigatório que o proponente esteja inscrito no Cadastro Estadual de Proponente (CEP). Cada interessado pode manter até quatro projetos ativos simultaneamente no sistema.

Na última janela de inscrições, referente a 2025, o Pró-Esporte registrou um número recorde de 704 projetos inscritos, o maior volume já contabilizado em uma única etapa do programa. A avaliação das propostas está em fase final pela Câmara Técnica, com divulgação dos resultados prevista ainda para este mês.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do programa (https://www.proesporte.rs.gov.br/). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail proesporte@esporte.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 3215-9405 e (51) 3215-9446.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques