Conecte-se conosco

header-top







 

14/04/2026
 

Comunidade

Árvores em rede de alta tensão preocupam moradores do Graças

Avatar

Publicado

em

Morador de 60 anos diz que problema ocorre desde sempre na rua José Bonifácio sem solução

Árvores na rua José Bonifácio preocupam moradores. Foto: Bruno Lara/OT

Árvores na rua José Bonifácio preocupam moradores. Foto: Bruno Lara/OT

Árvores que crescem na fiação elétrica não é nenhuma novidade no município. São diversas as ruas que apresentam o mesmo problema ainda sem solução. A principal reclamação dos munícipes é que o descaso é recorrente e ninguém resolve a situação. Quando procurada pelos moradores, a Prefeitura de Canoas informa que a solução deve vir por parte da AES Sul, concessionárias de energia elétrica responsável.

A AES Sul, por sua vez, informa que as solicitações e resoluções devem partir dos representantes, neste caso a prefeitura e a Câmara Municipal de Vereadores. Para Telmo Tadeu Vargas, 62 anos, operador de seccionadora, o impasse se alastra há muitos anose nada se resolve. Em um temporal pode cair em cima de alguém, rebentar os fios, cair em cima dos carros, das crianças que brincam na rua todos os dias ou até dos pedestres. Um terreno baldio que está aí desde que eu nasci, alerta.

Questionada, a Prefeitura Municipal de Canoas assumiu que A responsabilidade pela arborização urbana é do Município, conforme prevê a Lei 4328/1998, que institui o Código Municipal de Meio Ambiente, regulamentado pelo Decreto 95/2013. É responsabilidade também inspeções rotineiras, a partir de uma demanda manifestada pelos cidadãos, por meio de um dos canais de atendimento ao cidadão do Município. O técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) vai ao local para examinar o espécime vegetal e qual o tipo de manejo adequado este requer (poda, corte, afastamento da rede elétrica). Se a referida árvore estiver na rede elétrica de média ou alta tensão, a SMMA emite uma autorização de poda para a AES Sul, esclarece.

Para o morador da José Bonifácio, Valcir Tomaz Gomes, 61 anos, muitos anos já se passaram desde que começaram as reclamações. Mais de 40 anos crescendo. Eles vem aqui, dão uma podadinha e nada de resolver o problema. Segundo o órgão, é sob o monitoramento da Prefeitura que a AES Sul atende essas demandas, conforme um cronograma de serviço. Além desses casos isolados, a SMMA também emite uma autorização anual de manejo vegetal para pontos específicos que têm que ser podados, regularmente, para evitar falta de energia. O corte, ou a poda, em via pública deve ser realizado somente mediante laudo emitido pela Secretaria, sendo proibido esse procedimento pelo cidadão, informa.

A Prefeitura aproveita para divulgar um número da Central de Atendimento do Cidadão, canal no qual estes devem continuar tentando o corte das árvores. Além de multa prevista na legislação vigente, tal prática apresenta riscos desnecessários. Solicitações de podas e serviços afins pela Prefeitura devem ser realizadas por meio da Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800 5101234

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.  

A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.  

Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.  

A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva. 

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 21 de fevereiro, no bairro Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Foto: Bruno Ourique/PMC

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 21, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Mathias Velho. A ação acontece das 9h às 12h, na EMEF Prof. Thiago Würth, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 4240.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para regularização fundiária e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, banco de oportunidades. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques