Comunidade
Árvores em rede de alta tensão preocupam moradores do Graças
Morador de 60 anos diz que problema ocorre desde sempre na rua José Bonifácio sem solução
Árvores que crescem na fiação elétrica não é nenhuma novidade no município. São diversas as ruas que apresentam o mesmo problema ainda sem solução. A principal reclamação dos munícipes é que o descaso é recorrente e ninguém resolve a situação. Quando procurada pelos moradores, a Prefeitura de Canoas informa que a solução deve vir por parte da AES Sul, concessionárias de energia elétrica responsável.
A AES Sul, por sua vez, informa que as solicitações e resoluções devem partir dos representantes, neste caso a prefeitura e a Câmara Municipal de Vereadores. Para Telmo Tadeu Vargas, 62 anos, operador de seccionadora, o impasse se alastra há muitos anose nada se resolve. Em um temporal pode cair em cima de alguém, rebentar os fios, cair em cima dos carros, das crianças que brincam na rua todos os dias ou até dos pedestres. Um terreno baldio que está aí desde que eu nasci, alerta.
Questionada, a Prefeitura Municipal de Canoas assumiu que A responsabilidade pela arborização urbana é do Município, conforme prevê a Lei 4328/1998, que institui o Código Municipal de Meio Ambiente, regulamentado pelo Decreto 95/2013. É responsabilidade também inspeções rotineiras, a partir de uma demanda manifestada pelos cidadãos, por meio de um dos canais de atendimento ao cidadão do Município. O técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) vai ao local para examinar o espécime vegetal e qual o tipo de manejo adequado este requer (poda, corte, afastamento da rede elétrica). Se a referida árvore estiver na rede elétrica de média ou alta tensão, a SMMA emite uma autorização de poda para a AES Sul, esclarece.
Para o morador da José Bonifácio, Valcir Tomaz Gomes, 61 anos, muitos anos já se passaram desde que começaram as reclamações. Mais de 40 anos crescendo. Eles vem aqui, dão uma podadinha e nada de resolver o problema. Segundo o órgão, é sob o monitoramento da Prefeitura que a AES Sul atende essas demandas, conforme um cronograma de serviço. Além desses casos isolados, a SMMA também emite uma autorização anual de manejo vegetal para pontos específicos que têm que ser podados, regularmente, para evitar falta de energia. O corte, ou a poda, em via pública deve ser realizado somente mediante laudo emitido pela Secretaria, sendo proibido esse procedimento pelo cidadão, informa.
A Prefeitura aproveita para divulgar um número da Central de Atendimento do Cidadão, canal no qual estes devem continuar tentando o corte das árvores. Além de multa prevista na legislação vigente, tal prática apresenta riscos desnecessários. Solicitações de podas e serviços afins pela Prefeitura devem ser realizadas por meio da Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800 5101234
Comunidade
Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil

De acordo com a gestão municipal, desde a quinta-feira, 19, quando as águas começaram a subir na Praia do Paquetá, a comunidade local começou a receber suporte da Prefeitura de Canoas, com coordenação da Defesa Civil e contando com a ação integrada entre diversas secretarias.
Entre as ações voltadas a quem optou por permanecer no local, ocorreram entregas de cestas básicas e suporte com acolhimento a famílias atingidas, além de resgate de pets encontrados na região. Na localidade vivem 120 famílias, das quais 100 optaram por permanecer nas suas casas.
Para o secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, a estratégia prioritária é antecipar o suporte humanitário, mitigando o impacto sobre a vida das pessoas. Além da entrega de ranchos completos, a Defesa Civil atuou no alerta sobre riscos e na oferta de transporte para quem necessitasse buscar segurança por decorrência da cheia.
Já o secretário da Assistência Social, Márcio Freitas, trabalhou na entrega de alimentos e comandou o serviço de abrigos públicos para desalojados. A secretária de Bem-estar Animal, Paula Lopes, liderou o resgate de bichinhos de estimação para castração e encaminhamento a tutores. As atividades prosseguirão ao longo do final de semana.
“A nossa comunidade vive da pesca e do turismo. Com o tempo adverso, não tem como pescar, nem tem pessoas para comprar nosso pescado. Esse alimento garante segurança para estes dias difíceis”, pontuou o presidente da Associação de Moradores e Pescadores da Praia de Paquetá, Paulo Denilto.
Moradora de Paquetá, Elisabete Saroba agradeceu o donativo que irá manter a família formada por sete pessoas, cujos adultos trabalham na pesca e na construção, pelas próximas semanas. A Defesa Civil mantém plantão na entrada do bairro para orientar e transportar pessoas para acolhimento. As demais áreas da cidade não apresentam mais zonas de alagamento.
Comunidade
Abrigo em Canoas acolhe 129 pessoas atingidas pelas fortes chuvas da madrugada

Na tarde desta quarta-feira, 18, a cidade de Canoas segue monitorando os impactos das fortes chuvas registradas na noite anterior. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, 129 pessoas seguem acolhidas no Ginásio São Luís, no bairro São Luís.
O abrigo emergencial foi estruturado para garantir acolhimento seguro e digno à população afetada. Além disso, 35 pessoas que estavam abrigadas já puderam retornar com segurança para suas residências no bairro Mathias Velho, uma das regiões mais atingidas.
A Prefeitura reforça que permanece mobilizada, por meio de suas equipes técnicas e voluntários, para oferecer suporte imediato às famílias em situação de vulnerabilidade durante este período de instabilidade climática. A estrutura no Ginásio São Luís conta com alimentação, espaço para higiene, roupas, colchões, atendimento ambulatorial e também acolhimento de animais de estimação.
Comunidade
Canoas lança Campanha do Agasalho 2025 com o tema “O seu roupeiro não sente frio”

Com o tema “O seu roupeiro não sente frio – desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a Campanha do Agasalho 2025 de Canoas foi lançada oficialmente na manhã de sábado, 14, durante a 3ª edição do evento Prefeitura na Tua Casa, na Praça Dona Mocinha, no bairro Niterói.
A iniciativa busca mobilizar a comunidade para a doação de roupas e cobertores, com foco no acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social e em situação de rua. Diante da antecipação das ondas de frio, antes mesmo do início oficial do inverno, a campanha ganha ainda mais relevância neste momento.
Neste ano, a ação contará com telebusca de doações, facilitando a entrega dos itens pela população, além de uma parceria com uma lavanderia industrial de Cachoeirinha, que garantirá a higienização das peças arrecadadas.
Coordenada pela Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática, a campanha envolve a parceria das secretarias de Assistência Social, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Inovação e Cidadania, Mulher e Inclusão, integrando esforços para ampliar o alcance das ações.
O secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, ressaltou o papel fundamental da população na construção de uma cidade mais solidária:
“Essa campanha é um esforço coletivo que depende do engajamento de toda a sociedade. Cada doação representa uma barreira contra o frio para quem não tem proteção. Nosso trabalho é garantir que esses itens cheguem com dignidade a quem mais precisa, e para isso, contamos com o espírito solidário dos canoenses.”
Durante o lançamento, o prefeito em exercício Rodrigo Busato destacou a importância da união da sociedade em torno da causa.
“A Campanha do Agasalho é mais do que uma ação de inverno, é um gesto de cuidado com quem mais precisa. Cada peça doada representa acolhimento e respeito. Nosso compromisso de governo é garantir que nenhum canoense enfrente o frio sem o mínimo necessário para se proteger”, afirmou Rodrigo Busato.
- Destaques1 semana atrás
Canoas cobra governo estadual por recursos para reconstrução: “A cidade não pode mais esperar”, diz prefeito
- Estado1 semana atrás
CHUVAS: Governo do Estado disponibiliza mapa com informações sobre bloqueios parciais e totais nas rodovias gaúchas
- Notícias1 semana atrás
Canoas decreta situação de emergência devido a alagamentos e chuvas intensas
- Comunidade1 semana atrás
Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil
- Canoas5 dias atrás
Medalha Pinto Bandeira é entregue a 15 cidadãos nesta segunda-feira, 23; confira quem são
- Enchente 2024 Canoas3 dias atrás
Canoas vai receber mais de R$ 300 milhões para obras de prevenção e reconstrução, garante Busato
- Cultura4 dias atrás
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho
- Política4 dias atrás
Na CICS, deputado federal Busato se posiciona contra aumento de impostos em Canoas